
A aplicação do Teste PISA decorrerá, na Escola Básica e Secundária de Pinheiro, nos dias 22, 23 e 24 de abril, pelas 8h30, no Pavilhão T.
|
|

Informa-se todos os alunos e encarregados de educação que as avaliações referentes ao 2.º período já se encontram disponíveis no GIAE online.
|

No passado dia 1 de abril, todas as turmas do 2.º ciclo do ensino básico participaram numa visita de estudo a Vila do Conde, no âmbito do Domínio de Articulação Curricular (DAC), com o objetivo de proporcionar uma experiência educativa interdisciplinar e enriquecedora.
A atividade, que decorreu ao longo do dia, incluiu visitas ao Museu das Rendas de Bilros, Museu da Alfândega Régia, Nau Quinhentista e Centro Ciência Viva. Durante a visita ao Centro Ciência Viva, os alunos envolveram-se em atividades de exploração científica orientadas para o desenvolvimento da observação, experimentação e raciocínio lógico, consolidando competências no âmbito da literacia científica e tecnológica, em articulação com os conteúdos de Ciências Naturais.

Na Nau Quinhentista e na Alfândega Régia, os estudantes tiveram oportunidade de contactar diretamente com aspetos centrais da história marítima portuguesa na época dos Descobrimentos, a vida a bordo, os instrumentos de navegação e as principais rotas comerciais. Estas visitas permitiram uma consolidação prática dos conteúdos lecionados na disciplina de História e Geografia de Portugal, em articulação com a disciplina de Português.

O Museu das Rendas de Bilros proporcionou uma imersão na riqueza do património cultural local, promovendo o reconhecimento do saber-fazer artesanal e reforçando o papel dos museus na preservação da memória coletiva. Esta vertente da visita relacionou-se com as áreas de Educação Visual e Educação Tecnológica.
A atividade decorreu de forma exemplar. Os alunos demonstraram grande entusiasmo e participação ativa nas várias etapas da visita.
Os professores destacaram o forte caráter interdisciplinar da visita, sublinhando a articulação eficaz entre saberes de diferentes áreas curriculares. Além do evidente enriquecimento cultural, a atividade contribuiu para o reforço das relações interpessoais entre alunos e entre alunos e docentes, promovendo um ambiente escolar mais colaborativo.
A elevada satisfação manifestada pelos participantes e os objetivos pedagógicos alcançados confirmam o êxito da visita, considerada como uma experiência altamente enriquecedora e promotora de aprendizagens significativas.

|

No âmbito do projeto "Justiça para Tod@s", a Dr.ª Ângela Ferreira, presidente da Ordem dos Advogados de Penafiel, esteve presente no dia 21 do corrente mês, na nossa escola para esclarecer os alunos da turma 7.º A sobre questões importantes no contexto jurídico. A visita contou ainda com a presença da vice-presidente da mesma organização.
Durante a sua intervenção, a Dr.ª Ângela Ferreira explicou de forma detalhada como os alunos devem comportar-se numa sessão de julgamento, proporcionando uma visão prática do funcionamento dos tribunais e do papel de cada parte envolvida no processo. Além disso, a presidente abordou uma temática de grande relevância e atualidade, diretamente ligada ao nosso projeto: “Violência no Namoro”. A doutora discutiu as formas de identificar e combater esse tipo de violência, além de sensibilizar os alunos para os direitos e as leis que protegem as vítimas.
Os alunos mostraram-se extremamente interessados e comprometidos com o tema, fazendo várias perguntas assertivas sobre as questões abordadas. A participação ativa foi um reflexo da importância que os estudantes atribuem ao tema da violência no namoro e ao papel da justiça na proteção dos direitos de todos.
Esta visita foi um momento enriquecedor para a comunidade escolar, proporcionando aos alunos um contacto direto com a realidade jurídica e sensibilizando-os para questões sociais tão importantes.
|

No dia 27 de março, os alunos do Ensino Profissional participaram na apresentação do Multimédia Challenge, promovido pelo Instituto Superior de Ciências Educativas do Douro (ISCE Douro). Esta iniciativa valoriza o ensino profissional e estimula a criatividade, inovação e espírito empreendedor nos jovens.
O concurso, dirigido a estudantes do ensino secundário profissional, foi apresentado em várias escolas da região, no qual os participantes são desafiados a desenvolver projetos com forte componente multimédia, demonstrando as suas competências e ideias.
A sessão na nossa escola contou com a presença da Professora Doutora Vera Ribeiro, Coordenadora do Departamento de Artes, Tecnologias e Multimédia do ISCE Douro. Destacou que o Multimédia Challenge pretende "dar visibilidade ao trabalho desenvolvido nas escolas com ensino profissional" e, ao mesmo tempo, "aproximar os alunos do mercado de trabalho, despertando competências de pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação digital".
A iniciativa, com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, oferece uma bolsa de estudos completa para uma licenciatura em Multimédia no ISCE Douro como prémio principal — uma oportunidade única para os jovens prosseguirem os estudos sem encargos financeiros. Haverá também prémios para a melhor apresentação (pitch) e para a maior criatividade e inovação.
O concurso desenvolve-se em duas fases: uma final municipal, de onde sairão dois projetos por concelho, e uma final intermunicipal, de 14 a 18 de julho, com representantes de empresas da região. Uma excelente oportunidade para os alunos mostrarem as suas ideias ao tecido empresarial local.
A escola agradece ao ISCE Douro e à Professora Doutora Vera Ribeiro pela presença inspiradora e pela partilha de conhecimento. O entusiasmo e incentivo transmitido durante a sessão deixaram uma marca positiva e motivadora em todos os presentes!
|

A aplicação do PISA 2025 decorrerá, na nossa escola, nos dias 22, 23 e 24 de abril.
Os 53 alunos selecionados aleatoriamente de entre todos os alunos, com 15 anos (nascidos entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2009) que frequentam a Escola/Agrupamento serão informados brevemente.
|
|
|
|
|
Pág. 1 de 144 |