A hora legal em Portugal é regulamentada pelo decreto-lei 17/96 de 8 de março. Assim, em 2023, entramos no horário de verão à 01:00 do dia 26 de março e adiantamos os relógios para as 02:00.
Inicialmente, esta mudança foi motivada pela poupança de energia. Atualmente, esta mudança pode ser justificada por outras razões. A principal é o aproveitamento da luz solar para as nossas atividades diárias. A duração do período diurno varia entre 9 horas no inverno e 15 horas no verão. Quando chegam os dias mais compridos o Sol nasce cada vez mais cedo, atingido um máximo no dia 21 junho (solstício de Verão), quando nasce perto das 5 horas UTC (hora de inverno). A esta hora a maior parte das pessoas ainda está a dormir. Ao adiantar os relógios 1 hora, as pessoas começam as suas atividades mais cedo, terminando também mais cedo. Assim no final do dia, quando saímos da escola e do trabalho, temos mais tempo para nós, para ir à praia, fazer uma corrida, caminhada ou simplesmente ver o pôr-do-sol numa esplanada.
Para aproveitar melhor os dias compridos que se aproximam, sugerimos a construção de um relógio de sol, com a ajuda do Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva. Neste link podes encontrar as instruções ou dirige-te ao Clube Ciência Viva na Escola – “Instantes de Ciência” da nossa escola.

fonte da imagem
A Equipa do Clube Ciência Viva na Escola “Instantes de Ciência” |
|

«321 millions de francophones, des milliards de contenus culturels »
Dans le cadre de la célébration de la Journée Internationale de la Francophonie, qui aura lieu le 20 mars, les élèves de l’École de Pinheiro vont commémorer cette date, en faisant des travaux sur l’importance de la culture de francophone.
Les élèves pourront trouver des informations sur le site
La diversité culturelle, c’est la véritable richesse de notre monde !
|

No dia 21 de março decorrerá a atividade Dia da Ciência, inserida no Clube Ciência Viva da Escola “Instantes de Ciência”, dirigida para os alunos do 4º ano do Agrupamento.
Pretende-se que as atividades programadas contribuam para o desenvolvimento de uma consciência científica, aliada à experiência e à investigação, onde se partilhem opiniões e experiências dos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário. Permitirá, ainda, explorar a atividade experimental, com a finalidade de aproximar os alunos da Ciência.
Com esta atividade, pretende-se não só motivar alunos, no decurso do seu processo de ensino e aprendizagem de modo a complementar o currículo das várias disciplinas, como também despertar a sua curiosidade científica e mostrar que a Ciência está presente na nossa vida diária, podendo ser compreendida por todos de uma forma simples e acessível.
A Equipa do Clube Ciência Viva na Escola “Instantes de Ciência”
|

No dia 28 de fevereiro decorreu, no Auditório Municipal de Penafiel, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura. Nesta fase do concurso, organizada pela Biblioteca Municipal de Penafiel, alunos de diversas escolas do concelho demonstraram o seu grande entusiasmo pela leitura. Participaram todos com muita "garra", deixando bem visível que a leitura é algo que levam muito a sério. Todos os participantes e restantes acompanhantes (professores, pais e encarregados de educação) tiveram a oportunidade de passar algumas horas em boa companhia, usufruindo de belíssimos poemas de Eugénio de Andrade, Natália Correia, Fernando Pessoa, ... ditos pela voz dos excelentes elementos do grupo "Troupe de Palavras Vivas". Do nosso Agrupamento foram selecionadas 5 alunas que participarão na fase intermunicipal de Lousada, que vai decorrer no próximo dia 21 de abril (1 aluna do 1.º ciclo da EB de Oldrões - 4.º ano; 2 alunas do 2.º ciclo da EBS de Pinheiro - 5.ºA e 6.ºA; 2 alunas do ensino secundário da EBS de Pinheiro - 10.º A e 12.ºA). Todos os participantes estão de Parabéns! |

Assinalou-se no dia 4 de fevereiro o “Dia Mundial do Cancro” e a Liga Portuguesa Contra o Cancro desafiou a nossa Escola a promover iniciativas, durante este mês, para falar da doença e saber como a prevenir. Aceitamos este desafio pelo Direito à Vida!
|
Comme chaque année, la fête des crêpes a lieu le 2 février, une date fixe dans le calendrier qui correspond au délai de 40 jours après Noël. La tradition de la Chandeleur et des crêpes est née pour se rappeler que la fin de l'hiver est proche. Rondes et dorées, les crêpes symbolisent le soleil et la fin de l'hiver. De nombreux proverbes autour de ce jour du 2 février fleurissent dans diverses régions de France. Voici quelques proverbes illustrés par les élèves da la 7ème année.
|
A Diretora do Agrupamento de Escolas de Pinheiro e toda a sua equipa desejam a todos festas felizes.

|
|
|
|
|
Pág. 1 de 122 |