Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Formação "Infeções Sexualmente Transmissíveis" Versão para impressão

A Equipa PESES do Agrupamento de Escolas de Pinheiro promoveu uma formação sobre o tema "Infeções Sexualmente Transmissíveis", dirigida aos alunos do 12º ano - turma C. Esta atividade decorreu no dia 14 de novembro, no Auditório da nossa escola, e foi ministrada por enfermeiros da unidade de saúde Pública ACES Tâmega II Vale do Sousa Sul.

A formação cumpriu os seus objetivos esclarecendo o que são ISTs, como se transmitem e as consequências que podem apresentar. Os alunos participaram entusiasticamente nesta iniciativa tendo partilhado as suas opiniões:

“foi útil para o meu futuro” R. M.

“Achei a palestra muito interessante e importante na vida dos adolescentes, hoje em dia nós (jovens) não temos muita noção das consequências que podem ter alguns dos nossos atos. Aprendi que nem todas as infeções podem ser transmissíveis como eu pensava, soube que a importância do preservativo é ainda mais importante do que eu pensava. Que temos de ter vários cuidados, principalmente as meninas.” B.T.

“Eu achei a sessão muito importante e esclarecedora. Aprendemos imenso sobre as infeções sexualmente transmissíveis, consequências, causas e cuidados a ter. Os enfermeiros foram muito esclarecedores com as questões que lhes foram propostas. Para além de ter sido uma sessão muito interativa e interessante.” S. F.

“A sessão foi boa pois transmitiu muito informação importante.” R. R.

 
Dia Internacional para a Tolerância Versão para impressão

No dia 16 de Novembro, o Agrupamento de Escolas de Pinheiro celebrou de coração cheio o "Dia Internacional para a Tolerância" com vista a promover o respeito e a valorização da variedade de culturas, formas de expressão e maneiras de ser.

"A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos se não uma parte da verdade e sobre ângulos diversos."

Mahatma Gandhi

 
Comemoração do Dia Internacional da Tolerância - 16 novembro Versão para impressão

 
Escritaria 2022 Versão para impressão

Como já vem sendo hábito, os alunos da nossa escola tiveram, mais uma vez, a oportunidade de se verem envolvidos nas atividades pensadas no âmbito do festival literário de Penafiel - Escritaria.

Este ano, num trabalho conjunto com a Rede de Bibliotecas de Penafiel, a autarquia promoveu a vinda de artistas e contadores de histórias no segmento do programa intitulado "Caminhos de poesia na comunidade escolar". Os artistas Fernando Soares e Rui Pintado estiveram no Auditório deste Agrupamento para apresentarem aos alunos do Ensino Secundário um espetáculo de poesia e música, em homenagem à escritora Ana Luísa Amaral. Esta atividade foi bem acolhida por todos os envolvidos, sendo de realçar a participação ativa dos alunos do 11.º B através da apresentação de uma biografia da autora, da leitura expressiva de um conto e da declamação de dois poemas da poetisa homenageada.

A contadora de histórias, Gusta Santos, esteve também connosco na biblioteca da escola sede que foi palco de um agradável convívio com os alunos de 5.º, 6.º e 7.º anos, tendo como base a leitura de alguns excertos de livros de Ana Luísa Amaral, «Gaspar, o dedo diferente» ou «Lengalenga de Lena, a hiena».

Levantaram-se as vozes em nome da Poesia: «A poesia, tal como eu a concebo, faz-nos, acredito, melhores pessoas, porque nos move (podendo fazer-nos agir) – e nos comove.» (Ana Luísa Amaral)

 
Escritaria 2022 Versão para impressão


A Escola EBS Pinheiro a convite da Câmara Municipal de Penafiel, e no âmbito da Escritaria 2022, desenvolveu nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, Composições Visuais de Arte em Vitrinismo para a homenagem à vida e obra da escritora Ana Luísa Amaral. A escritora será homenageada de 16 a 23 de em Outubro, e as Composições Visuais fazem parte das Montras da Perfumaria Cristiana em Penafiel.

 
1 de Outubro - Dia Mundial da Música Versão para impressão
 
Acesso ao Ensino Superior Versão para impressão

Queremos dar os parabéns aos nossos alunos que iniciam uma nova etapa das suas vidas com a entrada no ensino superior. Significa que o trabalho de doze anos foi recompensado. Fica a lista dos cursos do ensino público e privado que passam a ter alunos que frequentaram o Agrupamento de Escolas de Pinheiro.


 


Pág. 1 de 120

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Escola eTwinning

Escola Saudável

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet