Ao longo do terceiro período, os alunos do 7.º ano da nossa escola participaram em atividades interdisciplinares que celebraram os 500 anos do nascimento de Luís de Camões. As disciplinas envolvidas – Português, Físico-Química, Matemática, Geografia e História – integraram estas atividades no âmbito de um Domínio de Autonomia Curricular (DAC), proporcionando aos estudantes uma abordagem prática e contextualizada às aprendizagens.
A obra épica Os Lusíadas foi escolhida como a principal fonte de inspiração e informação, permitindo explorar os feitos e descobertas dos navegadores portugueses.
Na disciplina de Físico-Química, os alunos construíram instrumentos históricos de orientação, como bússolas, balestilhas, quadrantes e astrolábios, referidos em Os Lusíadas. Em Geografia, os estudantes elaboraram apresentações digitais sobre "Localização Absoluta", utilizando ferramentas como PowerPoint para ilustrar os conceitos abordados. A disciplina de Português incluiu apresentações multimédia em que os alunos exploraram os dados biográficos de Camões e analisaram um dos seus poemas mais marcantes. Na Matemática, os alunos aplicaram os modelos de balestilhas que construíram para calcular distâncias inacessíveis, utilizando o princípio da semelhança de triângulos. Por fim, em História, os estudantes desenvolveram apresentações em PowerPoint que contextualizaram o surgimento dos instrumentos de navegação marítima, sublinhando a sua relevância histórica e o impacto nos Descobrimentos.
Este projeto destacou-se também pelo envolvimento ativo dos Pais e Encarregados de Educação, que colaboraram na construção dos instrumentos históricos, enriquecendo ainda mais esta experiência interdisciplinar.
|
Certificado de participação do Agrupamento de Escolas de Pinheiro no Programa de Educação Olímpica, referente ao ano letivo 2024/2025
'Uma filosofia de vida que promove a prática desportiva como ferramenta de desenvolvimento humano e harmonia social. Combinar o desporto com a cultura e a educação, buscando um equilíbrio entre corpo, vontade e mente. O objetivo principal é difundir valores como amizade, respeito, excelência e fair play, tanto no desporto, como na vida.' Agrupamento de Escolas de Pinheiro
|

No passado dia 11 de junho, as turmas do 6.º ano apresentaram, na escola, uma atividade dedicada ao estudo dos hábitos alimentares dos alunos da turma. A escola contou com a presença atenta de pais, encarregados de educação e nutricionistas da ULS Tâmega e Sousa.
Antes das apresentações, os alunos cantaram uma canção, ensaiada nas aulas de Educação Musical, alusiva à importância dos hábitos de higiene.
A iniciativa, enquadra-se num projeto, desenvolvido em domínio de articulação curricular, subordinado à temática da adoção de estilos de vida saudáveis.
A partir de um inquérito aplicado nas aulas de Ciências Naturais e do tratamento dos dados realizado nas aulas de Matemática, os alunos criaram os gráficos em Tecnologias da Informação e Comunicação, que apresentaram e analisaram. Na disciplina de História e Geografia de Portugal, os alunos construíram cartazes comparativos da alimentação praticada pelos grupos privilegiados e não privilegiados da sociedade portuguesa do século XIX.
As nutricionistas convidadas elogiaram a clareza das apresentações e destacaram a importância de articular os dados com a educação para a saúde. Deram sugestões relacionadas com escolhas alimentares mais saudáveis para os pequenos-almoços e lanches, e esclareceram as dúvidas colocadas pelos alunos.
Pais e professores mostraram-se orgulhosos do empenho e criatividade dos alunos. Foi uma manhã de partilha, aprendizagem e promoção de bons hábitos alimentares.
O projeto foi concluído com a realização de uma caminhada, organizada pelo docente de Educação Física, por zonas limítrofes à escola sede, no dia 13 de junho.

|

O concurso Desafios D`Arte resultou de uma parceria APEVT, FABER CASTELL/IBEREX e MUSEU da CARRIS.
Estes desafios contaram com movimentos artísticos e uma temática aglutinadora ´´ UM OLHAR SOBRE O LUGAR: Eu e o ambiente, a comunidade e o património, e privilegiaram os artistas plásticos de Street Art, Bordalo II e Banksy. Nas aulas de Educação Visual os alunos do 6ºA, 6ºB e 6ºD realizaram sessenta trabalhos, dos quais foram selecionados seis para a participação na 3ª Edição dos Desafios d`Arte 2025.
Alunos e Trabalhos selecionados:
- Guilherme Rafael Ferreira da Rocha - 6ºA- Título do Trabalho " Termas Street "
- Maria João Cunha dos Santos- 6ºA- Título do Trabalho " Ocean Street "
- Carlos Daniel da Rocha Ferreira- 6ºB- Título do Trabalho " Abraço a Bordalo II "
- Albertina Dala Ferreira- 6ºB- Título do Trabalho " Banksy Sameiro "
- Rita Moreira Ferreira- 6ºD- Título do Trabalho- " Art Lince "
- Gabriel Ferreira da Silva- 6ºD- Título do Trabalho- " Animal Street "
A Docente de Educação Visual
Cecília Espinho


|
|
|