Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Centro Qualifica de Pinheiro presente em reunião de Centros Qualifica da NUT II (Norte) Versão para impressão

Mais uma vez o Centro Qualifica de Pinheiro foi convidado para estar presente numa reunião de Centros Qualifica da NUT II (Norte).
Além do convite para estar presente, foi ,igualmente, convidado para divulgar numa apresentação sobre as “boas práticas” bem como apontar caminhos para o sucesso que tem tido na captação de novos adultos para a formação, quer interna quer externa e cujos resultados consistentes têm feito destacar este Centro .
Assim, esta intervenção, apresentada pelo Coordenador do Centro, procurou ser clara e concisa.
Focou a total autonomia delegada pela Direção do Agrupamento de Escolas de Pinheiro, sinónimo de confiança no trabalho realizado e proactivo na equipa do Centro Qualifica de Pinheiro, que permite agilizar muitas das questões internas de funcionamento, sendo muito mais rápida a ação e/ou reação aos múltiplos aspetos do trabalho.
Realçou as dificuldades do centro em captar adultos, devido à sua localização geográfica dentro do concelho de Penafiel, acrescida à insuficiência de transportes públicos durante o dia e a e ausência total dos mesmos durante a noite, o que leva a que o Centro Qualifica promova itinerâncias em múltiplos locais e concelhos, captando e motivando os adultos para o(s) processo(s) formativo(s).
As itinerâncias aparecem como resultado dos múltiplos protocolos de cooperação estabelecidos e que são realmente operacionalizados, havendo constantes contactos entre as entidades protocoladas para articular e desenvolver os compromissos acordados.
A individualidade do adulto, que se respeita ao máximo, bem como um bom relacionamento entre o adulto e cada elemento da equipa destacado para o acompanhar, permite manter o adulto inscrito, quase sempre, até ao final do processo adotado.
Os relatórios de acompanhamento do adulto a “meio” e “final” do processo, elaborado pelo Técnico de Reconhecimento e Validação de Competências (TORVC) bem como os Questionários de Qualidade/Satisfação, preenchidos pelo adulto, permitem à equipa do Centro Qualifica analisar e cruzar dados de modo a alterar e/ou melhorar o que é possível.
Terminou a sua intervenção dirigindo-se aos Exmos Srs. Secretários de Estado da Educação, Dr João Costa e do Emprego, Dr Miguel Cabrita, bem como ao Professor Gonçalo Xufre, Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP, no sentido de os alertar e motivar para a resolução de situações cuja necessidade é premente e para reduzir algumas das dificuldades com que os Centros Qualifica se debatem.

Armando Silva
Coordenador CQ Pinheiro

 

Autenticação

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Avaliação externa

avaliação externa

Provas de avaliação externa
- provas de aferição
- provas finais
- exames finais nacionais

Autonomia e melhoria

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

Reservas de equipamentos

Gestão documental Portal GIAE

Notícias de blogues Plano Anual de Atividades

CQP

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet