
Pêndulo de Foucault no Panteão de Paris (cópia do original).
No dia 8 de janeiro comemora-se o Dia da Rotação da Terra.
Foi neste dia, em 1851, que o físico francês, León Foucault fez uma demonstração pública da rotação da Terra no seu eixo, usando o pêndulo de Foucault. Este serviu, no século XIX, assim como atualmente, para provar que o nosso planeta gira em torno do seu eixo.
O Pêndulo de Foucault tinha um “fio” de 67 metros e um peso de 28 quilogramas. Com este dispositivo, o físico francês demonstrou que a Terra gira em torno do seu eixo.
Newton tinha descoberto previamente a gravidade, mas ainda ninguém tinha demonstrado a sua causa, a rotação da terra.
Atualmente, é possível ver o Pêndulo de Foucault, que demonstra a rotação da Terra, em museus de ciência em todo o mundo.
A rotação total da Terra no seu eixo dura aproximadamente 24 horas, mas a sua velocidade pode variar de dia para dia e de ano para ano.
O grupo de Físico-Química |