Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Dep.to de Matemática e Ciências Experimentais
Dia aberto das ciências 2016 Versão para impressão

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais realizará, no dia 16 de março, o «Dia Aberto Das Ciências», pretendendo despertar a curiosidade científica dos alunos e mostrar que a Ciência está presente na nossa vida diária, podendo ser compreendida por todos de uma forma simples e acessível.

16 de março: 9:00 às 12:10 + 13:10 às 17:00

sala T1: jogos e desafios matemáticos
sala T2: atividades laboratoriais
sala T3: atividades laboratoriais
sala T4: jogos + segurança na Internet + programação
sala T5: concurso «SuperCiência» (manhã) + projeção do filme «Gravidade» (tarde)
sala T6: feira de fósseis, rochas e minerais + eleição do «melhor aparelho vulcânico» + atividades laboratoriais + exposições e apresentações
biblioteca: exposição «O mundo dos cilindros»

 
RedeMat Versão para impressão

Realizou-se no dia 17 de fevereiro de 2016 a competição eletrónica RedeMat, promovida pela Universidade de Aveiro. O Agrupamento de Escolas de Pinheiro participou, uma vez mais, na modallidade pMate, destinada a testar os conhecimentos de Matemática dos alunos. Ficam os resultados, destacando-se o 43.º lugar da equipa "e120" de entre as 594 equipas que competiram no escalão 8.º ano e o 48.º lugar da equipa "e116" de entre as 549 equipas que competiram no escalão 9.º ano.

 
Colheita de sangue: agradecimento Versão para impressão

Os professores de Biologia e Geologia da Escola Básica e Secundária de Pinheiro, expressam os seus agradecimentos a todos aqueles que participaram ativamente na colheita de sangue efetuada na nossa Escola no pretérito dia 18 de novembro, nomeadamente: Direção, Professor Filipe Mendes (Responsável pelo Projeto Mídias Sociais), Professora Anabela Barbosa e seus alunos 10º C do Curso Técnico de Restauração Alunos do Curso EFA e Assistentes Operacionais.

Agradecem, igualmente, a todos aqueles que participaram na divulgação desta atividade, principalmente aos Exmos. Reverendos Párocos: António de Sousa Alves; Daniel Augusto de Pinho Quintela; Filipe Manuel da Costa e Silva; Marílio da Costa Faria e Nuno Miguel dos Santos Silva Pereira.Esta atividade foi aberta a toda a comunidade escolar, tendo contado com doações de sangue de alunos, professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação, entre outros cidadãos benevolentes.
Decorreu com a colaboração do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, que fez deslocar à nossa escola seis técnicos, entre os quais se encontravam médicos e enfermeiros.
Em função dos resultados alcançados, o Instituto Português de Sangue do Porto espera que o nosso contributo continue a efetuar-se no futuro, apontando para a realização de nova colheita ainda no decurso deste ano letivo.

 
Colheita de sangue na EBS de Pinheiro Versão para impressão

Esclareça aqui as suas dúvidas e receios.

 
Saída de campo Versão para impressão

No dia 26 de outubro de 2015, os alunos do 7.º ano de escolaridade participaram numa saída de campo à Faixa Costeira de Lavadores e numa visita de estudo ao Planetário do Porto. Tratou-se de um projeto interdepartamental desenvolvido pelos docentes de Ciências Naturais, Geografia e Física e Química que lecionam nessas turmas e permitiu garantir as necessárias articulações horizontais entre essas disciplinas. Podem ver-se alguns dos aspetos analisados no referido trabalho de campo no vídeo seguinte.

 
Onda Rosa Versão para impressão

O mês de Outubro é associado, desde a década de 90, à luta contra o cancro da mama, assumindo-se como o “Mês Rosa”. Por isso, entre os dias 15 e 31 de Outubro, o Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro inicia uma "onda rosa" que se irá alastrar a toda a zona Norte do país. A nossa escola vai-se associar a esta causa.
Conto com a participação da comunidade escolar para no próximo dia 30 de outubro 2015, vestir uma peça de roupa cor-de-rosa para tirar uma foto em conjunto. Essa foto vai ser colocada na página da escola e enviada para o IPO. Demostrando a nossa solidariedade com a causa.
Ligue-se à onda, vista-se a rigor, decore a sua instituição e juntos vamos alertar para a deteção precoce do cancro da mama.

professora Marta Fontes

 


Pág. 6 de 19

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Escola eTwinning

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet