Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Dep.to de Matemática e Ciências Experimentais
Viagem no tempo Versão para impressão

No âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e de História, os alunos do 7.º ano de escolaridade tiveram oportunidade de efetuar uma "viagem no tempo" quando visitaram o Parque Paleozoico de Valongo e o Museu Municipal de Valongo. No primeiro caso, contactaram com diversos aspetos das Ciências da Terra, tais como: Paleontologia, Geomorfologia, Geologia (s.l.), fauna, flora e arqueologia mineira. No segundo caso, analisaram aspetos evolutivos do fabrico de brinquedos, das industrias da panificação e agroalimentar produtora de bolachas e biscoitos. Alguns momentos dessas visitas podem ser vistos ao clicar nos links seguintes: Museu Municipal de Valongo; 7.º ano na Paupério; CIA de Valongo; Parque Paleozoico de Valongo.

 
Colheita de sangue na EBS de Pinheiro Versão para impressão

Dia 20 de maio de 2014, das 9:00 às 12:30, contamos com a sua generosidade.

Esclareça aqui as suas dúvidas e receios.

 
Saída de campo ao litoral Versão para impressão

No dia 2 de maio, os alunos de Ciências e Tecnologias do 11.º A realizaram uma visita de estudo, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, aos molhes do Douro, ao Cabedelo e à praia de Lavadores, acompanhados pelos professores António Sousa e Ilda Rodrigues.

Após a visita aos molhes do Douro, o grupo partiu à conquista do Cabedelo. Esta formação geológica localizada em Canidelo, que separa o estuário do Douro do oceano, resultou da acumulação de areias fluviais e marinhas. De seguida, depois de uma curta caminhada, os alunos observaram o tão falado granito de Lavadores. Com o Sol a brilhar e com o mar calmo, foi possível observar no local aspetos geológicos com os quais haviam contactado apenas por imagens. Destacam-se as marmitas de origem marinha, os fenocristais de feldspatos, os encraves, os filões, a disjunção esferoidal, os caos de blocos graníticos e as pedras amarelas (gnaisse). À tarde, professores e alunos fizeram uma caminhada até Miramar. Antes do regresso ainda houve tempo para visitar o Senhor da Pedra.

 
Dia da Ciência 2014 Versão para impressão

O Departamento de Matemática e Ciências Experimentais realizou, no dia 3 de abril de 2014, o «Dia da Ciência». Nesse dia os laboratórios estiveram abertos a visitas, houve exposições, venda de minerais, um concurso de Física e Química e uma sala de jogos de tabuleiro. Ficam uma montagem de imagens e algumas fotografias das atividades desse dia, bem como informações sobre os fenómenos e conceitos científicos relacionados com as experiências realizadas.

 
10.º ano visita grutas de Mira de Aire e pegadas de dinossáurios Versão para impressão

No dia 22 de abril os alunos de Ciências e Tecnologias do 10.º A e 10.º BCT, acompanhados pelos professores Ermelinda Morais, António Sousa e Ilda Rodrigues, realizaram uma visita de estudo às Grutas de Mira de Aire e ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios, ambos situados no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia.
De manhã visitamos as grutas de Mira de Aire. Estas grutas são uma das 7 Maravilhas de Portugal. Os alunos percorreram os túneis e as galerias fantásticas à medida que descobriam estranhas e variadas formações calcárias, com destaque para estalagmites e estalactites.

À tarde, no Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios, os alunos tiveram a oportunidade de ver um importante registo fóssil do período Jurássico, as pegadas de alguns dos maiores seres que alguma vez povoaram o planeta Terra: os dinossáurios saurópodes. Na laje calcária, onde as pegadas de dinossáurios se conservaram ao longo de 175 milhões de anos, foram observados os trilhos ou pistas destes grandes animais herbívoros.

 
Notícias das competições de Matemática 2014 Versão para impressão

Exposição e concurso Pi
Foram apurados os trabalhos vencedores do concurso de maquetes alusivas ao número irracional pi de entre todas as criações elaboradas pelos alunos das turmas 6.º C e 6.º D. Os trabalhos mais votados foram os seguintes:
1.º lugar: construção n.º 12; 2.º lugar: construções n.ºs 4 e 10; 3.º lugar: construção n.º 14.
Parabéns a todos pela criatividade e empenho nesta atividade.

Concurso EquaMat
No dia 29 de abril de 2014, uma delegação de alunos da EBS de Pinheiro deslocou-se à Universidade de Aveiro para disputar a competição de conhecimentos matemáticos EquaMat. A escola participou com 15 equipas de 2 elementos. A prova realizada foi dividida por anos de escolaridade (7.º, 8.º e 9.º anos), tinha 20 níveis, duas vidas por nível, e duração de 20 minutos.

Concurso SuperT
Dez alunos realizaram no dia 30 de abril a final eletrónica do concurso, que ainda decorre noutras escolas. Aguardam-se resultados finais.

 

Buddhi Chalenge 2014
Quatro alunos concorrentes no nível 1 (ensino básico) alcançaram 30 ou mais pontos na prova final conseguindo,assim, inscrever o seu nome no quadro nacional de classificações da competição. Parabéns aos participantes. Os resultados podem ser consultados aqui.

 


Pág. 11 de 18

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet