Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Dep.to de Matemática e Ciências Experimentais


Instantes de Ciência Versão para impressão

Tendo em conta o Programa Impulso Jovens STEAM, inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que prevê o reforço da promoção do ensino experimental das ciências e da cultura científica no ensino básico e secundário, através do reforço da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, foi lançado em outubro de 2021 o concurso para o alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.

O Agrupamento de Escolas de Pinheiro candidatou-se a este alargamento com a proposta denominada “Instantes de Ciência”, tendo sido aprovada a 8 de fevereiro.

A equipa de professores que elaborou a proposta de candidatura, liderada pela Representante do Grupo Disciplinar 510 – Justina Vieira – encarou com entusiasmo a possibilidade de transformar este projeto numa oportunidade não só de melhorar a literacia científica da comunidade, bem como dar um carácter inovador à forma de como aprender ciência.

Este clube tem sede na Escola Básica e Secundária de Pinheiro e acompanha todo o percurso escolar dos alunos, desde que ingressam nas salas do pré-escolar das Escolas Básicas do Agrupamento, até ao 12º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias da escola sede. Promove-se, assim, o espírito do Agrupamento, a articulação vertical entre os vários ciclos de ensino e a literacia científica.

O Clube de Ciência Viva na Escola é um espaço vibrante de conhecimento e de partilha da paixão  pela descoberta.

É com orgulho que assinalamos o primeiro caminho percorrido, ao serviço dos alunos e da comunidade escolar.

A Equipa do Clube Ciência Viva na Escola “Instantes de Ciência”.

 
Projeto Escolha Ativa Versão para impressão

Durante o 2º e início do 3º período os alunos do 9.ºano de escolaridade, participaram em sessões de Orientação Vocacional, integradas no projeto Escolha Ativa, promovidas pela psicóloga do Agrupamento, Joana Costa. Estas sessões tiveram como objetivo ajudar os alunos a conhecerem, explorarem e definirem o seu percurso académico futuro.

Foram trabalhadas várias vertentes - competências, expectativas, opções - com recurso a diferentes estratégias/dinâmicas de grupo, debates, brainstorming, apresentações eletrónicas, questionários e uma visita de estudo.

A Orientação Vocacional foi realizada em parceria com as aulas de Cidadania e Desenvolvimento sendo trabalhado o domínio "Mundo do trabalho" e com a disciplina de Francês onde foram trabalhados conteúdos relacionados com as profissões. Os alunos foram desafiados a elaborar um póster científico/cartaz sobre uma profissão de sonho.

 


 
Projeto 8.º ano - Construção de instrumentos musicais Versão para impressão

 
Colheita de sangue Versão para impressão

Informação adicional:

 
Projeto astronomia Versão para impressão

A astronomia é a ciência que estuda a posição, os movimentos e a constituição dos corpos celestes. Embora, nem sempre conhecida por esta designação, os primeiros registos de estudos astronómicos remontam à Grécia Antiga. No entanto, a curiosidade sobre os pontos cintilantes do céu noturno, sobre as fases da Lua ou sobre o movimento aparente do Sol surgiu muito tempo antes.

 


Pág. 2 de 25

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

DECO Jovem

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física

 

 

Newsletter