Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Departamento de Primeiro Ciclo
Menção Honrosa no concurso "Uma Aventura... Literária 2017" Versão para impressão

Na sequência da participação dos alunos do 1º ano, da professora Alice Maia, da Escola Básica de Portela no concurso "Uma Aventura… Literária 2017", promovido pela Editorial Caminho, a aluna Mariana Vales foi distinguida com uma Menção Honrosa pelo trabalho apresentado, na modalidade de desenho.
Este concurso tem por base a leitura de uma das obras da coleção “Uma Aventura” da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, a partir de uma lista sugerida pelos seus promotores.
Para o concurso, o livro escolhido e explorado pela turma foi  "O Crocodilo Nini", obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.
A aluna recebeu um Diploma de Participação e o livro ”Uma aventura no teatro”.
Mais um incentivo para continuarmos a fazer mais e melhores leitores!
Parabéns Mariana!

 

 
EB de Calçada hasteou bandeira Eco-Escolas Versão para impressão

No dia 8 de março os alunos da Escola Básica de Calçada hastearam a bandeira do Eco-Escolas e expuseram os trabalhos efetuados nas salas de aula.
JUNTOS POR UM PLANETA MELHOR!

 
Escola Básica da Portela vence Prémio Europeu eTwinning Versão para impressão

O projeto eTwinning "Open the Gates to the Universe" desenvolvido no ano letivo anterior, pela professora Alice Maia e os alunos do 4.º ano de escolaridade, da Escola Básica de Portela, acaba de ser galardoado com o Prémio Europeu 2017.

Num universo de 591 projetos enviados a concurso este foi o vencedor na categoria especial Marie Skłodowska Curie Prize.

O objetivo principal do projeto era a descoberta de vários aspetos ligados à Ciência Espacial e Astronomia e envolveu para além de Portugal, escolas de Chipre, Moldávia, Polónia e Roménia.

A lista dos vencedores, nas várias categorias pode ser consultado em aqui. Este prémio mereceu um voto de louvor aprovado pela Assembleia do Município de Penafiel.

 
Missão Pijama 2016 Versão para impressão

As crianças do JI de Valpedre, em parceria com a equipa do mesmo, e suas famílias elaboraram uma maqueta, fadas e varinhas de condão alusivas à história "A Fada partiu a asa". Aqui deixamos o maravilhoso resultado.

 
O Dia Internacional da Tolerância no 1.º ciclo Versão para impressão

O Dia Internacional da Tolerância é celebrado anualmente a 16 de novembro. Esta celebração visa promover o bem estar de todos os cidadãos, cabendo a todos promover a tolerância no seu espaço.
A propósito desta data, a Biblioteca Escolar convidou as psicólogas Dr.ª Cáthia Chumbo, Dr.ª Catarina Fernandes e Dr.ª Lígia Ferreira Gomes para realizarem uma sessão de esclarecimento sobre o bullying, destinada aos alunos do 1.º ciclo das Escolas Básicas da Portela e de Pinheiro.
Estas sessões visaram tornar as crianças capazes de identificar situações de bullying, de as sinalizar e, posteriormente, de as controlar, com a ajuda de adultos.
As crianças participaram muito nesta sessão, demonstrando que estavam atentas ao que estava a ser transmitido e que compreenderam os conceitos e conselhos veiculados.

A tolerância é a base mais importante para a paz e a reconciliação. Neste tempo de mudanças rápidas e muitas vezes confusas, nunca foi tão importante."

Ban Ki-moon, secretário geral da ONU.

 
Alunos do programa Eco-Escolas reciclaram papel Versão para impressão

No dia 14 de outubro, os alunos dos 2.º e 4.º anos da Escola Básica de Portela, deslocaram-se  à Escola Básica e Secundária de Pinheiro, para desenvolver uma atividade de articulação entre ciclos, a convite das professoras de Educação Visual e Tecnológica, Cecília Espinho, Clarisse Real e Margarida Pereira.
Esta atividade, surgiu no âmbito do programa Eco-Escolas e pretendeu celebrar o Dia das Bandeiras Verdes.
Os alunos aprenderam passo a passo todas as fases do processo que envolve a reciclagem do papel, participando ativamente em todas as tarefas inerentes à atividade.
Foi uma experiência bastante enriquecedora e muito interessante!
O papel reciclado serviu para fazer postais de Natal que, posteriormente, serão enviados aos parceiros europeus envolvidos nos projetos eTwinning.

 


Pág. 1 de 3

Autenticação

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Autonomia e melhoria

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

GIAE interno GIAE externo

Reservas de recursos

Gestão documental Plano Anual de Atividades

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

Notícias de blogues

CQP

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet