Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Departamento de Expressões
Projeto do Ensino do Xadrez na Escola- Alunos participam no Torneio Novum Canal Versão para impressão

Este projeto integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso, que integra entre outras, a operação (Laboratórios de apoio ao ensino aprendizagem), resultante duma parceria entre a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Federação Portuguesa de Xadrez, o Município de Penafiel e os Agrupamentos de Escolas do Concelho.

Após se concluir a formação /capacitação dos docentes e apetrechamento material, a EBS de Pinheiro criou um grupo /equipa de Desporto Escolar na modalidade referida sob a orientação pedagógica do professor Bruno Ferreira, possibilitando a prática da mesma semanalmente. Em simultâneo inúmeras turmas, face às limitações das atividades a praticar, resultantes da pandemia, puderam usufruir de formação em Xadrez e mesma durante o confinamento através de plataformas específicas. O aumento de praticantes e o seu desempenho tem vindo a evoluir favoravelmente. Este fim-de-semana, decorreu o Torneio Novum Canal, permitindo juntar on line, a competir, crianças e jovens de inúmeras escolas sendo de registar que o Agrupamento de Escolas de Pinheiro fez-se representar pela primeira vez numa competição oficial de Xadrez, com mais de vinte alunos e que tão bem integraram a comunidade xadrezista local e regional. A adesão verificada, os resultados obtidos e o valor educativo da modalidade levam a convidar os alunos interessados a se associarem ao projeto no próximo período e a estarem atentos às informações sobre o desenvolvimento do mesmo.

O Grupo de Educação Física

Março 2021


 
Dia‌ ‌Internacional‌ ‌da‌ ‌Pessoa‌ ‌com‌ ‌Deficiência‌ Versão para impressão

Neste tempo pandémico, provocado pela Covid-19, temos de ser, cada vez mais, responsáveis pelos nossos atos. Temos receio dos que estão doentes, dos que estão infetados, temos receio dos que são diferentes, assusta-nos as ideias de fracasso e rejeição. E tornamo-nos cada vez mais conscientes não só dos próprios medos, mas também dos medos dos outros. Se o medo é um entrave, também pode ser um motor de arranque. Não "tenhamos medo" de arriscar, não tenhamos medo de viver, não tenhamos medo de educar, não tenhamos medo de inovar. Confiemos na nossa capacidade combativa. Como diz Jean Vanier no seu livro Verdadeiramente Humanos, “O medo está na base de todas as formas de exclusão, tal como a confiança está na génese de todas as formas de inclusão.” É infindável a lista daqueles que podemos excluir; podemos ter a certeza de que cada um de nós está na lista de alguém: os sem-abrigo, os doentes, os moribundos, os jovens, os idosos, os incapacitados, os estrangeiros, os imigrantes…

Assim, os Grupos de Educação Especial e Educação Física, dando cumprimento ao previsto no PAA do Agrupamento, voltam a assinalar o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, no dia 3 de dezembro.

Pretendemos, mais uma vez, sensibilizar a Comunidade Educativa com a visualização de uma curta-metragem e posterior reflexão, bem como, uma atividade lúdica e recreativa: 'Xadrez Humano', a fim de promover a integração de pessoas com deficiência na Comunidade Educativa e na sociedade.

 

Para saber mais sobre a verdadeira história de Ian : https://quebichotemordeu.com/destaques/a-historia-de-ian-e-tambem-a-de-todas-as-criancas/

 

Grupo da Educação Especial e de Educação Física

 

 


 
Classificações do Concurso Online de Flauta de Bisel Versão para impressão

Classificações do Concurso Online de Flauta de Bisel

5º ano

 

1º Classificado - Nicole Monteiro Rangel - 5ºE

 

2º Classificado - Francisco Luís Soares da Silva - 5ºD

 

3º Classificado - Mariana Teixeira da Silva - 5ºB

 

6º ano

 

1º Classificado - Beatriz Cruz Sousa - 6ºD

 

2º Classificado - Leonor Freitas Lopes - 6ºE



Parabéns a todos os participantes!

Continuação de sucessos musicais!

 

Pinheiro, 26 de junho de 2020

Grupo de Educação Musical

 
Mega Atleta Versão para impressão

O Torneio Olímpico Megatleta, decorrerá  no próximo dia 21 de Fevereiro ,sexta-feira, com competições de salto em comprimento, corrida de velocidade , lançamento do peso e corrida de 1000 metros.

Os alunos competirão por escalão etário de acordo com uma pré seleção efetuada nas aulas de Educação Física.
Não faltes e representa bem o teu país nos Jogos Olímpicos de Pinheiro!

 
Semana dos Afetos Versão para impressão

A humanidade não consegue estar sozinha e procura aproximar-se do que a preenche. Nem que seja preencher de si mesma. O individual vai ganhando terreno face ao comum. De mansinho, o mundo de cada um vai-se enchendo de pequenos mundos estéreis. Sem nos darmos conta, no meio do alvoroço social e das conversas intensas, estamos sós e vazios. Cada um olha da sua janela para uma realidade que deseja, mas não tem coragem de abri-la e respirar o que vê. É urgente invadir o mundo. É urgente derrubar muros e estilhaçar vidros. É urgente a partilha, invadir espaços, colher emoções.

A escola é o nosso mundo e o nosso lugar de encontro. É um lugar vivo onde nos renovamos a cada dia. Cada um aprende com o outro e é nesta troca de saberes que entramos no encantável mundo dos afetos.

O afeto é o perfume da relação humana. Estimula o entusiasmo, transmite tranquilidade, desenvolve o interesse e intensifica a motivação.

Uma escola sem afetos, é um lugar vazio e pobre. É uma montra de conhecimentos multidisciplinares onde se pode adquirir saber na maior rudeza aritmética. A escola, que somos todos nós, tem que "ser capaz de oferecer um ambiente agradável, de confiança e abertura, um clima de colaboração e entreajuda, ordenado e seguro ...”

Deixemo-nos afetar pelos afetos! Na semana de 10 a 14 de fevereiro intensifiquemos o que de bom temos vindo a fazer e, por outro lado, abramos as portas para experimentar o que ainda não conhecemos.

Grupo da Educação Especial.

 

 
Elementos da Comunicação Visual - Ponto, Linha e Mancha. Versão para impressão

 


Pág. 1 de 31

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Escola eTwinning

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet