Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Departamento de Expressões
Desporto Escolar - Comunidades - Caminhada Versão para impressão
O Agrupamento de Escolas de Pinheiro, organizará ao longo deste ano letivo atividades para
toda a sua comunidade educativa,no âmbito do DESPORTO ESCOLAR – COMUNIDADES

OBJETIVOS

Promover o envolvimento da comunidade educativa alargada na promoção de estilos de vida

ativos e saudáveis dos alunos.

Aumentar o nível de atividade física da população, particularmente crianças e adolescentes

em idade escolar e suas famílias e professores e outros funcionários dos estabelecimentos

escolares, num ambiente participado e recreativo.

Assim, dia 31 de Outubro , domingo, pelas 9h decorrerá uma caminhada com início no parque

de estacionamento do Castro do Mozinho e terminus na EBS de Pinheiro.

Participe , seja ativo !

 

 
Semana Europeia do Desporto Versão para impressão

A Semana Europeia do Desporto (SED) é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia e tem como objetivo promover o desporto e, por inerência, a atividade física, em toda a Europa e junto de todos os cidadãos. À semelhança dos anos anteriores e tendo em consideração o atual contexto em que vivemos, irá, este ano, desenvolver novas atividades que contribuam para este desígnio. O principal tema da campanha continua a ser #BEACTIVE, dando especial relevo ás atividades em casa , incentivando cada um a ser ativo , mantendo essa atividade durante todo o ano. O Agrupamento de Escolas de Pinheiro já deu início à sua participação e conta com todos neste movimento pró-ativo.

 
Projeto do Ensino do Xadrez na Escola- 1º Torneio de Xadrez na EBS Pinheiro Versão para impressão

Após um ano em que o Xadrez passou a constituir oferta educativa, quer no desporto escolar, quer nas aulas de educação física, são cada vez mais os alunos a aderirem à modalidade o que permitiu organizar no passado dia 18 de Junho o 1º Torneio de Xadrez na EBS de Pinheiro. Num espaço engalanado a preceito, os 32 alunos do oitavo ano, apurados em fases anteriores da competição puderam competir em público até se encontrarem os vencedores. De igual modo as turmas do ensino secundário que praticam xadrez realizaram igual percurso competitivo. Para terminar a competição cruzaram-se os melhores classificados dos diferentes ciclos de ensino referidos. Parabéns aos vencedores, a todos os participantes, aos dinamizadores e às entidades promotoras.


 
Projeto do Ensino do Xadrez na Escola- Alunos participam no Torneio Novum Canal Versão para impressão

Este projeto integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso, que integra entre outras, a operação (Laboratórios de apoio ao ensino aprendizagem), resultante duma parceria entre a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Federação Portuguesa de Xadrez, o Município de Penafiel e os Agrupamentos de Escolas do Concelho.

Após se concluir a formação /capacitação dos docentes e apetrechamento material, a EBS de Pinheiro criou um grupo /equipa de Desporto Escolar na modalidade referida sob a orientação pedagógica do professor Bruno Ferreira, possibilitando a prática da mesma semanalmente. Em simultâneo inúmeras turmas, face às limitações das atividades a praticar, resultantes da pandemia, puderam usufruir de formação em Xadrez e mesma durante o confinamento através de plataformas específicas. O aumento de praticantes e o seu desempenho tem vindo a evoluir favoravelmente. Este fim-de-semana, decorreu o Torneio Novum Canal, permitindo juntar on line, a competir, crianças e jovens de inúmeras escolas sendo de registar que o Agrupamento de Escolas de Pinheiro fez-se representar pela primeira vez numa competição oficial de Xadrez, com mais de vinte alunos e que tão bem integraram a comunidade xadrezista local e regional. A adesão verificada, os resultados obtidos e o valor educativo da modalidade levam a convidar os alunos interessados a se associarem ao projeto no próximo período e a estarem atentos às informações sobre o desenvolvimento do mesmo.

O Grupo de Educação Física

Março 2021


 
Dia‌ ‌Internacional‌ ‌da‌ ‌Pessoa‌ ‌com‌ ‌Deficiência‌ Versão para impressão

Neste tempo pandémico, provocado pela Covid-19, temos de ser, cada vez mais, responsáveis pelos nossos atos. Temos receio dos que estão doentes, dos que estão infetados, temos receio dos que são diferentes, assusta-nos as ideias de fracasso e rejeição. E tornamo-nos cada vez mais conscientes não só dos próprios medos, mas também dos medos dos outros. Se o medo é um entrave, também pode ser um motor de arranque. Não "tenhamos medo" de arriscar, não tenhamos medo de viver, não tenhamos medo de educar, não tenhamos medo de inovar. Confiemos na nossa capacidade combativa. Como diz Jean Vanier no seu livro Verdadeiramente Humanos, “O medo está na base de todas as formas de exclusão, tal como a confiança está na génese de todas as formas de inclusão.” É infindável a lista daqueles que podemos excluir; podemos ter a certeza de que cada um de nós está na lista de alguém: os sem-abrigo, os doentes, os moribundos, os jovens, os idosos, os incapacitados, os estrangeiros, os imigrantes…

Assim, os Grupos de Educação Especial e Educação Física, dando cumprimento ao previsto no PAA do Agrupamento, voltam a assinalar o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, no dia 3 de dezembro.

Pretendemos, mais uma vez, sensibilizar a Comunidade Educativa com a visualização de uma curta-metragem e posterior reflexão, bem como, uma atividade lúdica e recreativa: 'Xadrez Humano', a fim de promover a integração de pessoas com deficiência na Comunidade Educativa e na sociedade.

 

Para saber mais sobre a verdadeira história de Ian : https://quebichotemordeu.com/destaques/a-historia-de-ian-e-tambem-a-de-todas-as-criancas/

 

Grupo da Educação Especial e de Educação Física

 

 


 


Pág. 1 de 32

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Escola eTwinning

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet