A sociedade moderna cada vez mais nos faz disparar em inúmeras direções que acabamos por nos esquecer dos outros. O individualismo ganha forma e instala-se de mansinho no nosso quotidiano. Nós deixamos, ou então, nem damos por isso. Estamos sozinhos em nós próprios. É urgente correr em sentido contrário a esta tendência. Precisamos partilhar, precisamos de acreditar no coletivo, dividir espaços e multiplicar emoções. A escola é o nosso mundo e é por excelência um lugar de encontro, um lugar vivo onde se ensina e se aprende. É nesta troca de saberes que entramos no mundo maravilhoso dos afetos. Os afetos são o perfume das relações humanas. Estimulam o entusiasmo, a tranquilidade, o interesse e a motivação. Uma escola que celebra os afetos é uma escola humanista, que promove a amizade, o amor e a inclusão. Como o nosso PEE “diz” a escola deve “ ser capaz de oferecer um ambiente agradável, de confiança e abertura, um clima de colaboração e entreajuda, ordenado e seguro ...” E vamos lá pensar! Tudo não começa aqui?
Deixem-se afetar pelos afetos! Que a semana de 11 a 15 de fevereiro intensifique o que de bom temos vindo a fazer e, por outro lado, nos abra portas para experimentar o que ainda não fazemos. |
|
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.
Com o objetivo de promover a integração e sensibilizar a comunidade educativa para combater os preconceitos e obstáculos e promover os direitos da igualdade de oportunidades e a não-discriminação das pessoas com deficiência, o Departamento de Expressões propõem assinalar este dia com a realização de algumas atividades, na próxima segunda-feira durante as aulas de educação física.
|
A Convite da Câmara Municipal de Penafiel, o Agrupamento de Escolas de Pinheiro participou na edição do Festival Literário Escritaria 2018, criando painéis e elementos decorativos alusivos à vida e obra do escritor Pepetela para o Largo do Município. Os trabalhos sobre o escritor foram idealizados e realizados entre os meses de Abril e Julho últimos, pelos alunos dos 6.º anos, no âmbito das disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica.
Os trabalhos estiveram em exposição de 1 a 7 de Outubro em Penafiel.
|
|
|
|
|
Pág. 9 de 37 |