As atividades planeadas para este dia, exigiu que se criasse uma dinâmica, ainda antes da sua chegada. Os Encarregados de Educação das salas do JI (sempre disponíveis para colaborarem), vieram mais uma vez à escola, desta vez demonstrar as suas “habilidades artísticas”. As t-shirts pintadas em parceria com a família e os brinquedos realizados (para o Dia Mundial da Criança), ficaram umas verdadeiras “obras de arte” e os filhos ficaram deliciados com as habilidades demonstradas pelos pais!
Enquanto na escola/casa decorria esta partilha, outras surpresas eram realizadas na Associação de Pais para surpreenderem todas as crianças da Escola Básica de Pinheiro.
Finalmente o grande dia chegou, e surpresas não faltaram… presentes chegaram às salas enviadas pela família. Enquanto uns se deslumbravam com as surpresas, outros deliciavam-se a relatar os momentos vividos em família a preparar surpresas para partilhar. Tanta variedade, tanta imaginação… e que alegria! Em cada sala, um espaço foi criado e decorado com todos os presentes oferecidos.
Um outro espaço (no exterior), apetrechado e decorado pela Associação de Pais e pelos professores, aguardava que a pequenada entrasse em ação… Ateliers de pintura, modelagem, jogos e desafios, experiências, carros, bicicletas, pinturas faciais, manicure, mural de pintura, música…enfim, uma diversidade incrível de vivências pensadas para todas as crianças. A manhã foi tão rica e tão intensa que rapidamente chegou a hora de recuperar forças… Um almoço especial já estava a ficar pronto. E o tradicional gelado não podia faltar!
Após o almoço as atividades tiveram continuidade e o tempo voou… A hora do regresso a casa estava a aproximar-se, mas antes foi tempo de distribuirmos lembranças realizadas nas salas, demonstrando todo o carinho que elas merecem, não só neste dia, como em todos os outros. Entregamos e recebemos afetos e assim partimos de coração cheio, por mais um dia especial proporcionado a TODAS AS CRIANÇAS.
Resta agradecer a todos: Associação de Pais, encarregados de educação, aos professores, funcionárias, às crianças… A toda a Comunidade Educativa.
Juntos fazemos melhor…mais um final feliz aconteceu!
As Educadoras:
Adília Moreira
Ermelinda Alves
Irene Moura
|
No âmbito do projeto “Super Guardiões da Natureza”, do Grupo 11, na Escola Básica de Pinheiro, realizou-se no dia 24 de abril a inauguração do espaço “árvores contam histórias”.
Este Projeto teve início em 2022, tendo como objetivo principal a proteção da natureza. Este surgiu do interesse manifestado pelas crianças, que nas visitas ao meio, para além de observarem os fenómenos aí ocorridos, também constataram a existência de bastante poluição. Sensibilizados para esta problemática decidiram então que queriam tornar-se “Guardiões da Natureza”.
Desde então, muitas têm sido as dinâmicas criadas. No ano anterior, realizaram-se atividades de sensibilização junto da comunidade educativa (criação de mensagens, distribuição das mesmas junto de toda a comunidade educativa, criação da marcha, ações de rua junto da população local, recolha e separação de lixos no meio ambiente, trabalhos relacionados com reciclagem e reutilização de materiais …).
No presente ano letivo, de acordo com os interesses do grupo, o projeto mantem-se, mas agora com a designação de “Super Guardiões da Natureza com poderes de Unicórnio (designação escolhida pelas crianças). Muitas têm sido as atividades realizadas mantendo os Guardiões sempre em ação… muita tem sido a colaboração dos Encarregados de Educação, dando o seu contributo na construção de materiais reutilizáveis: casas para os passarinhos, hotéis para as abelhas, formigueiros, jardins, jardineiras com flores para as abelhas e borboletas, mantas de trapos… que se encontram agora neste espaço, no exterior da Escola Básica de Pinheiro.
Este espaço tornou-se agora um espaço lúdico e pedagógico onde as crianças podem aprender, explorar e proteger a natureza, ou simplesmente brincar livremente.
Na inauguração deste espaço, a primeira árvore teve a sua história “Já olhaste para uma flor?”, contada pela colega Ermelinda (muitas mais árvores irão contar histórias, olhar para as flores, escutar segredos…). Os Guardiões, equipados a rigor, apresentaram o seu hino e a Comunidade Educativa esteve presente … “Todos Unidos pela Natureza”.
Resta acrescentar, que este será sempre um espaço em construção, onde sonhar é permitido…pois, “uma escola que sonha é uma escola que vive!
Grata a todos pela colaboração e participação, principalmente aos Encarregados de Educação dos “Super Guardiões da Natureza”.
A Educadora Irene Moura
|
Inaugurado no dia 27-2-2024, na Escola Básica de Pinheiro, o projeto “Livros para Todos”, da sala dos “Corações de Arco-íris (Grupo 10), “apresenta como principal objetivo criar hábitos de leitura junto da pequenada. Este tem vindo a possibilitar uma interação e uma dinâmica que muito agrada a todos quanto nele participam. Apesar da sua recente implementação esta iniciativa já tem “história” para contar…
Este projeto levado a cabo em parceria com a família, surge da partilha de ideias entre a educadora e a mesma, tendo em conta os interesses das crianças. Duas dinâmicas foram criadas: uma em contexto familiar (construção da biblioteca) e outra em contexto de sala de atividades.
No contexto de sala de atividades, os momentos de fantasia, imaginação, criatividade … foram o ponto de partida para as iniciativas surgidas, ainda antes do espaço ter sido apresentado.
Que espaço seria esse? Era o que todos queriam saber!
A partir de imagens (reveladoras da atividade que aí iria acontecer), colocadas nesse espaço pelos “Corações de Arco-íris”, as crianças das restantes salas, foram desafiadas a apresentar a sua opinião, deixando na “caixa dos segredos” o seu palpite.
À medida que o tempo ia passando e os desafios se iam diversificando a curiosidade ia aumentando. A pergunta continuava na boca te toda a gente: Que espaço seria esse?
Com a colaboração e participação da comunidade educativa, num golpe de magia, de um dia para o outro surge o espaço “Livros para todos”.
Finalmente o segredo foi revelado e o mistério desfeito! E foi um dia inesquecível!!!
A história “A montanha de livros mais alta do mundo”, contada pela Educadora Ermelinda prendeu não só os mais pequenos, mas todos os presentes que ansiavam pelo final feliz…
A semente foi lançada, mas a dinâmica à volta das histórias, não terminou aqui.
Os encarregados de educação / pais foram desafiados a colaborar, numa iniciativa semanal designada por “Conta-me uma história”. A experiência e colaboração tem sido bastante enriquecedora, com diversificação de temas, atividades e com saberes partilhados que contribuem para o sucesso do processo educativo.
Muitas são as histórias que têm encantado os pequenos e graúdos na voz dos pais/ encarregados de educação criando momentos de grande magia e cumplicidade. Muitas aventuras foram já vivenciadas com estas narrativas de encantar, onde tudo pode acontecer, onde o final tem sido mesmo feliz.
Muitos são os momentos em que os pequenos leitores dão asas à sua imaginação e contam e recontam, vivenciam, sonham … Que satisfação!
Continuaremos a sonhar juntos! Juntos voaremos cada vez mais além, até onde quisermos… basta querer! Para além do Arco-íris!...
Grata a todos pela colaboração e participação de todos, principalmente aos Encarregados de Educação da sala “Corações de Arco- Íris”.
Ermelinda Alves
|
Em nome do Departamento de Educação Pré-Escolar aqui fica um pequeno vídeo com votos de um Santo e Feliz Natal para todos.
As Educadoras de Infância
|
O grupo 3 do Jardim de Infância de Canelas conquistou o 3.º lugar no Concurso “Tradições populares na Rota do Românico”, na categoria de Ilustração (Pré-escolar e 1.º ciclo).
Os trabalhos apresentados deveriam explorar o património imaterial do território da Rota do Românico: saberes, modos de fazer, festas, cantigas, danças, lendas, tradições, entre muitas outras manifestações da cultura popular local.
‘O que sabemos sobre a Rota do Românico’ foi o nome que demos ao nosso trabalho.
Primeiro visualizámos vídeos sobre os monumentos existentes em Penafiel, fizemos uma visita virtual ao Centro Interpretativo do Românico e levamos a questão para casa: o que conhecem sobre…
Depois no Jardim de Infância organizámos as nossas ideias e fizemos uma lista do que queríamos desenhar para apresentar. Por fim, ilustramos o que ficamos a conhecer.
No dia 18 de junho foi a cerimónia de entrega de prémios e em representação do grupo estiveram duas crianças presentes que com grande satisfação receberam o certificado bem como um presente para cada colega.
|
|
|