Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Visita de Estudo do 6º Ano - Museu de Serralves e Teatro 25 Abril Versão para impressão

No passado dia 27 de abril, os nossos alunos do 6º ano de escolaridade realizaram uma visita de estudo ao Porto, organizada pelos professores dos grupos disciplinares de Português e História e Geografia de Portugal.
De manhã, visitaram a Exposição "Joan Miró - Materialidade e  Metamorfose" e, depois de uma divertida merenda no Parque da Cidade, assistiram, à tarde, no auditório da nossa escola, à peça de teatro "25 de Abril - História de uma Revolução", pela Companhia Profissional de Teatro EDUCA.

 
Parlamento dos Jovens na EBS de Pinheiro Versão para impressão

A EBS de Pinheiro volta, este ano, a participar no projeto nacional "Parlamento dos Jovens", subordinado ao tema "Os jovens e a constituição: tens uma palavra a dizer!". Desta vez, são as turmas do terceiro ciclo que terão a palavra e as sete listas, já divulgadas, estão em pleno período de campanha eleitoral.
No próximo dia 23 de janeiro, a escola recebe a visita do senhor deputado Dr. Miguel Tiago.

 
Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência Versão para impressão

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas.
Com o objetivo de promover a integração e sensibilizar a comunidade educativa para combater os preconceitos e obstáculos e promover os direitos da igualdade de oportunidades e a não-discriminação das pessoas com deficiência, os grupos de Educação Especial e Educação Física, assinalam este dia com a realização de algumas atividades na véspera (dia 2 de dezembro). Participa!

 
Comemoração do Dia Internacional da Filosofia Versão para impressão

O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela UNESCO durante a 33ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO) e começou a comemorar-se em 2007.
O Dia Mundial da Filosofia oferece uma oportunidade para enfatizar a importância do pensamento crítico para a compreensão das mudanças na sociedade contemporânea. A mudança força-nos a encontrar novas formas de conviver e construir sociedades mais justas, mas também pode corroer a confiança e provocar tensão. Nessas circunstâncias, a filosofia é uma preciosa aliada, que se baseia no raciocínio reflexivo e engajamento no diálogo, para abrir nossas mentes a uma ampla variedade de opiniões e pontos de vista. Essa mudança de foco é crucial num mundo de diversidade crescente. Esse é o fundamento sobre o qual a tolerância e a paz repousam, bem como um meio de liberar a energia criativa que faz as sociedades avançarem, respeitando os direitos humanos.

“Não há filosofia genuína sem diálogo e, num mundo globalizado, o diálogo deve abranger as diversas vertentes de sabedoria que têm influenciado as pessoas ao longo da história (…) É esse pluralismo intelectual genuíno e filosófico que nos permitirá identificar os melhores pontos de vista para o futuro. Esse é o espírito da Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022), e é essa sabedoria que a UNESCO vai continuar a promover, a fim de construir as defesas da paz nas mentes dos homens e das mulheres, de acordo com a sua Constituição.”

Excerto da mensagem de Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Filosofia, 20 de novembro de 2014.

 
Comemoração do Dia da Europa - 9 maio Versão para impressão

No dia 9 de maio, assinalou-se o dia da europa e o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.
Na escola EBS de Pinheiro, comemorámos este dia com uma exposição e um conjunto de atividades desenvolvidas, em espaço sala de aula. Ainda neste dia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da UE, com recurso a uma apresentação multimédia, acompanhada pelo Hino “Ode à da Alegria” e de um jogo interativo para testar os conhecimentos, aplicado através da ferramenta Socrative.

 
Workshop «Comércio Justo» Versão para impressão

No dia 29 de abril, de 2016, decorreu um Workshop e uma feira de produtos biológicos em colaboração com os voluntários do Comércio Justo e com o responsável da Gestão e Organização da Casa da Juventude de Amarante, Miguel Pinto. Estas atividades proporcionaram aos nossos alunos a compreensão do papel de cada um de nós na construção de uma cidadania ativa, solidária e responsável.
Por outro lado, deu os primeiros passos na abertura de uma mentalidade justa imprescindível à equidade de todos os povos — a valorização do Comércio Justo como um meio para trazer condições justas e dignas às pessoas mais desfavorecidas e exploradas em todo o globo.

 


Pág. 1 de 7

Autenticação

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Autonomia e melhoria

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

GIAE interno GIAE externo

Reservas de recursos

Gestão documental Plano Anual de Atividades

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

Notícias de blogues

CQP

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet