No passado dia 27 de abril, os nossos alunos do 6º ano de escolaridade realizaram uma visita de estudo ao Porto, organizada pelos professores dos grupos disciplinares de Português e História e Geografia de Portugal. De manhã, visitaram a Exposição "Joan Miró - Materialidade e Metamorfose" e, depois de uma divertida merenda no Parque da Cidade, assistiram, à tarde, no auditório da nossa escola, à peça de teatro "25 de Abril - História de uma Revolução", pela Companhia Profissional de Teatro EDUCA.
|
|
A EBS de Pinheiro volta, este ano, a participar no projeto nacional "Parlamento dos Jovens", subordinado ao tema "Os jovens e a constituição: tens uma palavra a dizer!". Desta vez, são as turmas do terceiro ciclo que terão a palavra e as sete listas, já divulgadas, estão em pleno período de campanha eleitoral. No próximo dia 23 de janeiro, a escola recebe a visita do senhor deputado Dr. Miguel Tiago.
|
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. Com o objetivo de promover a integração e sensibilizar a comunidade educativa para combater os preconceitos e obstáculos e promover os direitos da igualdade de oportunidades e a não-discriminação das pessoas com deficiência, os grupos de Educação Especial e Educação Física, assinalam este dia com a realização de algumas atividades na véspera (dia 2 de dezembro). Participa! |
O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela UNESCO durante a 33ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO) e começou a comemorar-se em 2007. O Dia Mundial da Filosofia oferece uma oportunidade para enfatizar a importância do pensamento crítico para a compreensão das mudanças na sociedade contemporânea. A mudança força-nos a encontrar novas formas de conviver e construir sociedades mais justas, mas também pode corroer a confiança e provocar tensão. Nessas circunstâncias, a filosofia é uma preciosa aliada, que se baseia no raciocínio reflexivo e engajamento no diálogo, para abrir nossas mentes a uma ampla variedade de opiniões e pontos de vista. Essa mudança de foco é crucial num mundo de diversidade crescente. Esse é o fundamento sobre o qual a tolerância e a paz repousam, bem como um meio de liberar a energia criativa que faz as sociedades avançarem, respeitando os direitos humanos.
“Não há filosofia genuína sem diálogo e, num mundo globalizado, o diálogo deve abranger as diversas vertentes de sabedoria que têm influenciado as pessoas ao longo da história (…) É esse pluralismo intelectual genuíno e filosófico que nos permitirá identificar os melhores pontos de vista para o futuro. Esse é o espírito da Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022), e é essa sabedoria que a UNESCO vai continuar a promover, a fim de construir as defesas da paz nas mentes dos homens e das mulheres, de acordo com a sua Constituição.”
Excerto da mensagem de Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Filosofia, 20 de novembro de 2014. |
No dia 9 de maio, assinalou-se o dia da europa e o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. Na escola EBS de Pinheiro, comemorámos este dia com uma exposição e um conjunto de atividades desenvolvidas, em espaço sala de aula. Ainda neste dia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da UE, com recurso a uma apresentação multimédia, acompanhada pelo Hino “Ode à da Alegria” e de um jogo interativo para testar os conhecimentos, aplicado através da ferramenta Socrative.
|
No dia 29 de abril, de 2016, decorreu um Workshop e uma feira de produtos biológicos em colaboração com os voluntários do Comércio Justo e com o responsável da Gestão e Organização da Casa da Juventude de Amarante, Miguel Pinto. Estas atividades proporcionaram aos nossos alunos a compreensão do papel de cada um de nós na construção de uma cidadania ativa, solidária e responsável. Por outro lado, deu os primeiros passos na abertura de uma mentalidade justa imprescindível à equidade de todos os povos — a valorização do Comércio Justo como um meio para trazer condições justas e dignas às pessoas mais desfavorecidas e exploradas em todo o globo. |
|
|
|
|
Pág. 5 de 11 |