Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Comemoração do Dia Internacional da Filosofia Versão para impressão

O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela UNESCO durante a 33ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO) e começou a comemorar-se em 2007.
O Dia Mundial da Filosofia oferece uma oportunidade para enfatizar a importância do pensamento crítico para a compreensão das mudanças na sociedade contemporânea. A mudança força-nos a encontrar novas formas de conviver e construir sociedades mais justas, mas também pode corroer a confiança e provocar tensão. Nessas circunstâncias, a filosofia é uma preciosa aliada, que se baseia no raciocínio reflexivo e engajamento no diálogo, para abrir nossas mentes a uma ampla variedade de opiniões e pontos de vista. Essa mudança de foco é crucial num mundo de diversidade crescente. Esse é o fundamento sobre o qual a tolerância e a paz repousam, bem como um meio de liberar a energia criativa que faz as sociedades avançarem, respeitando os direitos humanos.

“Não há filosofia genuína sem diálogo e, num mundo globalizado, o diálogo deve abranger as diversas vertentes de sabedoria que têm influenciado as pessoas ao longo da história (…) É esse pluralismo intelectual genuíno e filosófico que nos permitirá identificar os melhores pontos de vista para o futuro. Esse é o espírito da Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022), e é essa sabedoria que a UNESCO vai continuar a promover, a fim de construir as defesas da paz nas mentes dos homens e das mulheres, de acordo com a sua Constituição.”

Excerto da mensagem de Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Filosofia, 20 de novembro de 2014.

 
Comemoração do Dia da Europa - 9 maio Versão para impressão

No dia 9 de maio, assinalou-se o dia da europa e o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.
Na escola EBS de Pinheiro, comemorámos este dia com uma exposição e um conjunto de atividades desenvolvidas, em espaço sala de aula. Ainda neste dia, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da UE, com recurso a uma apresentação multimédia, acompanhada pelo Hino “Ode à da Alegria” e de um jogo interativo para testar os conhecimentos, aplicado através da ferramenta Socrative.

 
Workshop «Comércio Justo» Versão para impressão

No dia 29 de abril, de 2016, decorreu um Workshop e uma feira de produtos biológicos em colaboração com os voluntários do Comércio Justo e com o responsável da Gestão e Organização da Casa da Juventude de Amarante, Miguel Pinto. Estas atividades proporcionaram aos nossos alunos a compreensão do papel de cada um de nós na construção de uma cidadania ativa, solidária e responsável.
Por outro lado, deu os primeiros passos na abertura de uma mentalidade justa imprescindível à equidade de todos os povos — a valorização do Comércio Justo como um meio para trazer condições justas e dignas às pessoas mais desfavorecidas e exploradas em todo o globo.

 
Exposição «25 de abril» Versão para impressão

 
Concurso de rosas dos ventos Versão para impressão

 
Parlamento de Jovens na EBS de Pinheiro Versão para impressão

A Escola Básica e Secundária de Pinheiro foi convidada a participar no projeto nacional "Parlamento dos Jovens", subordinado ao tema "Assimetrias litoral/interior. Que soluções?". A escola irá participar com nove listas, estando, neste momento, em período de campanha eleitoral.
No dia 11 de janeiro, a escola recebe a visita do senhor deputado Dr. João Paulo Correia.
Disponibilizam-se as listas nominais e o cartaz de divulgação da atividade, da autoria da professora Cláudia Coelho.

 


Pág. 2 de 8

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Avaliação externa

avaliação externa

Provas de avaliação externa
- provas de aferição
- provas finais
- exames finais nacionais

Autonomia e melhoria

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto

_


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

GIAE interno GIAE externo

Reservas de recursos

Gestão documental Plano Anual de Atividades

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

Notícias de blogues

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet