Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Departamento de Ciências Sociais e Humanas


Semana 6 - "Climate Action Project" Versão para impressão

Na sexta e última semana de projeto, realizamos um cartaz com o nosso slogan “PENSAR SUSTENTÁVEL É O IMPERATIVO DO SÉCULO XXI”, assistimos à apresentação de Rick Davis, membro da NASA, e participamos na Webinar do Dia de Ação Climática, na qual participou o Secretário de Estado Adjunto e da Educação do nosso país (Portugal), João Costa, e palestrantes de renome mundial, como Sir David Attenborough, naturalista britânico, e Jane Goodall, primatóloga, etóloga e antropóloga britânica.

Adquirimos competências extremamente importantes como colaboração, criatividade, empatia, pensamento crítico e resolução de problemas.

Durante as 6 semanas o trabalho foi tão intenso que iremos sentir saudades de toda a adrenalina e emoção que experienciamos à medida que íamos descobrindo o que ainda podemos, e devemos, fazer pelo planeta Terra.

A nossa missão é proteger a nossa casa e pela última vez alertamos: pensar sustentável é o imperativo do século XXI.

 
Semana 5 - "Climate Action Project" Versão para impressão

Nesta semana, o nosso propósito é atuar contra os efeitos deste fenómeno localmente. Como principal objetivo pretendemos sensibilizar a população do concelho para uma educação ambiental mais assertiva, pois verificamos que existe um défice local relativamente a esta vertente.

A nossa ideia, numa primeira fase, consiste em distribuir flyers educativos nas caixas de correio de todos os cidadãos das freguesias onde vivemos, nomeadamente, Termas de S. Vicente, Oldrões, Portela, Valpedre e Eja.Actions to combat Climate Change.

Demos conhecimento ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Penafiel da nossa ação, através de uma carta, para que se junte a nós em futuras intervenções em prol do ambiente global e local. Proteger a nossa cidade e, consequentemente, o nosso planeta, é um dos nossos desideratos.

 

 
Semana 4 - "Climate Action Project" Versão para impressão
Discutimos e apresentamos algumas soluções para combater as alterações climáticas. Esse foi o desafio da semana.Fizemos outra videoconferência com outros países, nomeadamente, Ucrânia (Vinnytsia School), Argentina (Modern School Lanus - Buenos Aires) , Colômbia (Colégio San Mateo Apóstol - Bogotá) e novamente Índia, mas com outra escola (Pathways World Scholl - Aravali); e visitamos vários sites: WWF, NASA Climatekids.com e RainforestAlliance.com. A partilha global e a visita a diversos sites de prestígio fez recair a nossa atenção sobre 5 soluções:

1. Agricultura Biológica;

2. Reflorestamento

3. Energias Renováveis

4. Reciclar

5. Usar menos sprays


 
Climate Action Project - Semana 3 Versão para impressão

As turmas A e B do 11° têm vindo a participar no Projeto internacional Climate Action Project, nas disciplinas de Geografia A e Inglês. Através da realização de trabalhos de pesquisa, da observação, da recolha de fotografias e da partilha de ideias com diferentes escolas, pretende-se fazer circular a mensagem da urgência de uma ação concertada no sentido da redução do impacto das alterações climáticas e apresentação de soluções ao nível local e global.

Pretendemos, também, mobilizar todas as pessoas para a importância da reciclagem. Todos sabemos que é com a mudança do nosso comportamento que podemos proteger o planeta, reduzindo, reutilizando e reciclando. E é nesta linha de pensamento que temos realçado e publicitado algumas ações do nosso dia-a-dia que fazem toda a diferença na preservação do local onde vivemos, no presente e para o futuro.

Os filmes refletem o trabalho realizado pelos alunos das duas turmas e servem para consciencializar a comunidade educativa para uma melhor educação ambiental.

 

 

 

 
"Climate Action Project” - Semana 2 Versão para impressão

O Planeta Terra está a morrer, mas ainda vamos a tempo de o salvar. Por isso, nós, o 11ºB, pedimos a toda a Humanidade para agir corretamente em prol do ambiente. Esta semana plantamos três árvores. Agir hoje para um melhor amanhã. O Planeta somos nós.
Em Portugal, mais concretamente, em Penafiel, as alterações climáticas afetam a fauna: espécies animais, como os pirilampos, as raposas, os esquilos, as corujas e os milhafres, estão a diminuir; a flora: muitas das espécies arbóreas vão sendo destruídas e outras extinguem-se; os padrões climáticos: os lagos locais estão a desaparecer; e os estilos de vida: as pessoas são poucos sensíveis à reciclagem e depositam, cada vez mais, lixo nos espaços públicos.
A situação atual é bastante preocupante! E, segundo a avaliação dos dados mais recentes, na próxima década vamos continuar a sentir as consequências das efeitos climáticas ainda de uma forma mais acentuada.

Mais uma vez alertamos: pensar sustentável é o imperativo do século XXI.

#ClimateActionP #TakeActionEdu #plantED

 


Pág. 4 de 13

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

DECO Jovem

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física

 

 

Newsletter