Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Legislação - professores Versão para impressão

Estatuto da carreira docente

  • Decreto-Lei n.º 41/2012 - Procede à décima primeira alteração ao Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário
  • Decreto-Lei n.º 75/2010 - Procede à décima alteração ao Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
  • Decreto-Lei n.º 270/2009 - Procede à nona alteração ao Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (com republicação)

Habilitações para a docência

  • Decreto-Lei n.º 79/2014 - Aprova o regime jurídico da habilitação profissional para a docência na educação pré-escolar e nos ensinos básico e secundário.

Avaliação de desempenho docente

Concursos de pessoal docente

  • Despacho n.º 6969/2014 - Define as regras necessárias para os docentes requererem mobilidade por motivo de doença.
  • Aviso n.º 6472-A/2014 - Abertura do concurso externo extraordinário destinado à seleção e recrutamento de pessoal docente nos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação e Ciência, com vista ao preenchimento das vagas previstas na Portaria n.º 113-A/2014, de 26 de maio, e dos concursos de mobilidade interna, de contratação inicial e reserva de recrutamento, para suprimento das necessidades temporárias, estruturadas em horários, completos ou incompletos.
  • Portaria n.º 113-A/2014 - Fixa o número de vagas do concurso externo extraordinário de acesso à carreira docente.
  • Decreto-Lei n.º 60/2014 - Estabelece um regime excecional para a seleção e o recrutamento do pessoal docente dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação e Ciência.
  • Aviso n.º 1340-A/2013 - Abertura do concurso extraordinário com vista ao acesso à carreira docente, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 7/2013.
  • Portaria n.º 22-A/2013 - Fixa o número de vagas atribuído a cada um dos quadros de zona pedagógica, a preencher no concurso externo extraordinário regulado pelo Decreto-Lei n.º 7/2013.
  • Despacho n.º 866/2013 - Aclara os princípios e critérios que devem estar presentes na graduação dos candidatos da educação especial.
  • Decreto-Lei n.º 7/2013 - Estabelece um regime excecional para a seleção e o recrutamento do pessoal docente dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação e Ciência.
  • Decreto-Lei n.º 132/2012 - Estabelece o novo regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente dos ensinos básico e secundário e de formadores e técnicos especializados.
  • Despacho n.º 6042/2012 - Regulamenta o destacamento por condições específicas.

Professores bibliotecários

  • Despacho n.º 9612-B/2013 - Define o número de Coordenadores Interconcelhios das Bibliotecas Escolares (CIBE) para o quadriénio 2013-2017 e estabelece as condições de exercício dessa função (retificado pela portaria 274/2013)
  • Portaria n.º 756/2009 - Estabelece as regras de designação de docentes para a função de professor bibliotecário e para a função de coordenador interconcelhio para as bibliotecas escolares (aterada pelas portarias 558/2010 e 76/2011 e 230-A/2013)

Segurança social

  • Decreto-Lei n.º 133/2012 - Altera os regimes jurídicos de proteção social nas eventualidades de doença, maternidade, paternidade e adoção e morte previstas no sistema previdencial, de encargos familiares do subsistema de proteção familiar e do rendimento social de inserção.
  • Decreto-Lei n.º 105/2013 - Revê os descontos a efetuar para os subsistemas de proteção social no âmbito dos cuidados de saúde, concretamente da ADSE, da ADM e da SAD

Contrato de trabalho, vinculação, férias, faltas e feriados

  • Lei n.º 66/2012 - Estabelece regimes de vinculação, de carreiras e de remunerações dos trabalhadores que exercem funções públicas; Aprova o Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas; Estabelece regras e define princípios gerais em matéria de duração e horário de trabalho na Administração Pública; Estabelece o regime de férias, faltas e licenças dos funcionários e agentes da administração central, regional e local; Determina a aplicação aos trabalhadores em funções públicas dos regimes previstos no Código do Trabalho relativos a feriados.

Acumulação de funções

  • Portaria n.º 814/2005 - regula o regime de acumulação de funções e actividades públicas e privadas dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário.

Formação - renovação de CAP

  • Portaria n.º 994/2010 - Determina a validade dos certificados de aptidão pedagógica de formador, emitidos ao abrigo do Decreto Regulamentar n.º 66/94
 


Autenticação

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Avaliação externa

avaliação externa

Provas de avaliação externa
- provas de aferição
- provas finais
- exames finais nacionais

Autonomia e melhoria

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

Reservas de equipamentos

Gestão documental Portal GIAE

Notícias de blogues Plano Anual de Atividades

CQP

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet