Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Biblioteca Escolar


Concurso Nacional de Leitura Versão para impressão

A 13.ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL) decorre entre o dia 3 de outubro de 2018, data oficial de abertura, e o dia 25 de maio de 2019, dia da grande final, em Braga.

O objetivo central do Concurso Nacional de Leitura é estimular o gosto e os hábitos de leitura e melhorar a compreensão leitora. A iniciativa tem como destinatários alunos dos 1.º,2.º, 3.º ciclos do ensino básico e alunos do ensino secundário.

Cabe ao Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027) a iniciativa e o desenvolvimento do CNL, ao longo de quatro fases consecutivas:

Fase Escolar – engloba as provas nas escolas, fazendo intervir as Bibliotecas Escolares, com o apoio das Bibliotecas Públicas Municipais;

Fase Municipal – engloba as provas nos municípios, fazendo intervir as Bibliotecas Públicas Municipais, com o apoio das Bibliotecas Escolares;

Fase Intermunicipal – engloba as provas no território das Comunidades Intermunicipais (CIM) / Áreas Metropolitanas de Lisboa (AML) e do Porto (AMP), Regiões Autónomas dos Açores (RAA) e da Madeira (RAM), fazendo intervir as Bibliotecas Públicas Municipais, com o apoio das Bibliotecas Escolares;

Fase Nacional – conta com a participação de todos os parceiros e é constituída por uma prova que apurará cinco finalistas em cada nível de ensino, os quais serão, na cerimónia final, ordenados em função da avaliação de um júri nacional, a constituir para o efeito.

 
Feira do Livro Versão para impressão
Na Feira do Livro podes encontrar um mundo de histórias divertidas, enriquecedoras, envolventes, misteriosas, ... Boas Histórias!

Aparece na biblioteca escolar!


 
Olimpíadas da Ortografia VI Versão para impressão

Com o objetivo de promover o gosto pelo uso correto e adequado da Língua Portuguesa, os professores de Português, em parceria com a Biblioteca Escolar, dinamizam a atividade "Olimpíadas de Ortografia VI". A segunda, e última eliminatória, realiza-se nos dias 18 e 19 de abril, para os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário.

 
Concurso Nacional de Leitura - fase concelhia Versão para impressão

A fase concelhia de Penafiel do Concurso Nacional de Leitura decorre hoje no Auditório Municipal de Penafiel. O Agrupamento de Escolas de Pinheiro será representado por três alunas (1,º ciclo, 3.º ciclo e Ensino Secundário) que prestarão provas escritas e orais a propósito do livro que tinham de ler para esta fase.

O Concurso Nacional de Leitura constitui-se, nos dias de hoje, como uma atividade incontornável na implementação de hábitos de leitura.

 
Semana da Leitura Versão para impressão

Durante a semana de 19 a 23 de março, Semana da Leitura 2018, em todas as escolas do Agrupamento vamos comemorar "a leitura e o leitor".
Na escola sede, o Departamento de Línguas e a Biblioteca Escolar, em articulação com os demais Departamentos, promoverão atividades propícias à celebração da "leitura como ato comunicativo".

Participe e colabore nas iniciativas!

 


Pág. 2 de 8

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

DECO Jovem

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física

 

 

Newsletter