Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Direção
CONVITE - TEATRO 25 de Abril Versão para impressão

 

No âmbito das Comemorações do 50º Aniversário do 25 de Abril, convida-se a comunidade educativa  a assistir ao espetáculo teatral, "25 de Abril - a Liberdade dos Cravos", interpretado pelo Teatro de Valpedre.
Este espetáculo será apresentado no Salão Paroquial de Valpedre, no dia 3 de maio, pelas 21.15h.

 

 

 
Equipa de Pinheiro regressa das Olimpíadas da Física com Menção Honrosa Versão para impressão

Jesus Enrique Aranguren, aluno do 11.º A do nosso Agrupamento, recebeu uma Menção Honrosa na fase regional das Olimpíadas de Física, escalão B, que se realizou no último sábado, dia 20 de abril, no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Para além de Enrique Aranguren, estiveram a representar o nosso Agrupamento, Inês Almeida e Tiago Moreira, que são também alunos do 11.º A. No evento, participaram cerca de 180 alunos de secundário de 60 escolas da zona norte litoral.

Nestas Olimpíadas, os jovens estudantes pré-universitários são convidados a demonstrar a sua preparação em Física em duas provas (uma teórica e uma experimental), cujos conhecimentos requeridos vão para além do programa do ensino secundário de Física. Os estudantes responderam a questões complexas sobre capacidade térmica mássica e aquecimento de água, o funcionamento de painéis fotovoltaicos e astrofísica. A professora acompanhante, Susana Vieira, salientou que os temas das questões exigiram muito domínio de tópicos de Física e capacidade de pensar de forma crítica e criativa.


 
Semana da leitura Versão para impressão

 

A Semana da Leitura está de volta à nossa escola, trazendo consigo um convite irresistível a todos os alunos para mergulharem no mundo mágico dos livros. Este evento anual não é apenas uma celebração da literatura, mas também uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da leitura e da liberdade de expressão, valores intrínsecos ao 25 de abril de 1974 em Portugal. Esta revolução trouxe a democracia de volta a Portugal e libertou o país de quase meio século de ditadura. Um dos pilares fundamentais desta transformação foi a liberdade de expressão, que permitiu aos portugueses falar, escrever e ler sem medo de censura ou repressão.

A invenção da imprensa por Johannes Gutenberg no século XV desempenhou um papel crucial na disseminação da informação e no fortalecimento da liberdade de expressão. Antes da imprensa, os livros eram manuscritos, produzidos manualmente e em quantidades limitadas, tornando a leitura um privilégio de poucos. Com a invenção da prensa tipográfica, os livros puderam ser produzidos em massa, tornando-os mais acessíveis ao público em geral.

Hoje, mais do que nunca, é essencial valorizar e promover a leitura como ferramenta de educação, cultura e desenvolvimento pessoal. Através da leitura, adquirimos conhecimento, expandimos nossa imaginação e desenvolvemos habilidades críticas que nos permitem entender melhor o mundo ao nosso redor e formar nossas próprias opiniões.

A Semana da Leitura é, portanto, mais do que um evento escolar; é uma celebração da liberdade, da democracia e da importância da imprensa na formação de uma sociedade informada e crítica. Durante esta semana, toda a comunidade escolar é convidada a participar nas diversas atividades propostas, e a descobrir o prazer e o poder da leitura.

Em resumo, a Semana da Leitura é uma oportunidade única para celebrarmos a liberdade conquistada em 25 de abril de 1974 e para refletirmos sobre o impacto transformador da invenção da imprensa na nossa sociedade. Vamos aproveitar esta semana para nos inspirarmos, aprendermos e, acima de tudo, continuarmos a valorizar e a promover o hábito da leitura nas nossas vidas.

 
A história do dia... Versão para impressão

Em plena manhã do dia 8 de abril, no Centro Escolar de Pinheiro, algo especial aconteceu... inauguração do Jardim de Sonhos, em continuidade ao Projeto Eco Reflorescer, que envolveu os Pais/encarregados de Educação, do grupo da Sala (09) Sala das Flores, numa diversidade de tarefas ao nível de: recolha/seleção e reutilização de inúmeros materiais, para do velho fazer novo e criar verdadeiras obras de arte.

 

O referido  Projeto foi criado para garantir a continuidade da separação/redução/reutilização, (como já referido), e adoção de boas práticas ecológicas/ambientais, uma vez que “ numa escola que se reduz..., a minha, a tua, a nossa, atitude conta!..., uma vez que, preservar o ambiente com atitudes mais sustentáveis, deve ser prioridade de todos.

 

 

A história do dia...

 
Matrículas - Ano letivo 2024-25 Versão para impressão

Informações

 

A calendarização do pedido de matrícula e renovação de matrícula, de acordo com os anos de escolaridade, para o ano letivo 2024/2025 é a seguinte:

  • pré-escolar e 1.º ano do ensino básico: 15 de abril até 15 de maio
  • 2.º, 3.º, 4.º, 5.º anos do ensino básico: 6 de julho até 12 de julho
  • 6.º, 7.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade: 22 de junho a 02 de julho
  • 10.º e 12.º anos de escolaridade: 15 de julho a 20 de julho

A renovação automática aplica-se aos 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos de escolaridade quando:

  • não há transferência de escola
  • não é alterado o encarregado de educação
  • não é alterado o curso
  • não há necessidade de escolher disciplinas.

Em todos os outros casos, é necessário iniciar o processo de renovação de matrícula através do Portal das Matrículas.

As matrículas realizam-se no seguinte link: https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/

Se precisarem de apoio, podem obtê-lo nos Serviços de Administração Escolar deste Agrupamento de Escolas.

 
Aulas Jacques Delors Versão para impressão

'Nós, Clubistas do Clube Europeu de Pinheiro, no dia 20 de março, participámos, ativamente, nas "Aulas Jacques Delors", no Centro Jacques Delors, em Lisboa.

Foi um dia fantástico, porque diferente e nos fez perceber como a União Europeia, através das suas ações, nos pode auxiliar, quer a nível académico, quer a nível do nosso quotidiano. Aprendemos e refletimos, através da nossa participação em tertúlias e em quizzes, sobre o quão pertinente se torna o exercício da nossa cidadania ativa na União Europeia.

Um muito Obrigado aos nossos professores e ao Centro Jacques Delors por esta oportunidade de aprender diferente!'

Dia D, 9 de junho, Dia de Eleições Europeias!

Os Clubistas do Clube Europeu de Pinheiro

 


Pág. 4 de 54

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

DECO Jovem

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física

 

 

Newsletter