Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Mérito e excelência
A EB de Portela ganhou um amigo em 3D Versão para impressão

Salomé Coelho, do 4.º ano de escolaridade, aluna da professora Alice Maia, da Escola Básica de Portela, venceu o concurso  de desenho "O Brinquedo dos teus sonhos", lançado pela Science4you em colaboração com a Moyupi.
A Angie, nome dado à personagem desenhada pela aluna, realizada numa das atividades do projeto eTwinning "Opening the gates to the Universe", será impressa em 3D, juntamente com apenas mais três desenhos escolhidos em toda a península ibérica.
Parabéns!

 
A NASA veio até nós! Versão para impressão

E porque a aventura dos eTwinners do 4.º ano, da professora Alice Maia, da Escola Básica de Portela, não tem limites, ter um autógrafo original de um astronauta enviado directamente da NASA era um sonho que hoje se tornou realidade. Foi Ronald J. Garan, um astronauta dos Estados Unidos da América, que gentilmente presenteou estes Portelinhas.
Esta aventura, integrada no projeto eTwinning “Opening the Gates to the Universe”, que agora termina, foi uma forma maravilhosa de terminar o percurso escolar destes aluno no 1.º ciclo.

 
Agradecimentos pela colheita de sangue Versão para impressão

Os professores de Biologia e Geologia da Escola Básica e Secundária de Pinheiro, expressam os seus agradecimentos a todos aqueles que participaram ativamente na colheita de sangue efetuada na nossa Escola no pretérito dia 19 de maio, nomeadamente: Direção, Assistentes Operacionais, Professoras Adília Brito e Genoveva Correia e seus Alunos das turmas 12º C e 11º D, do Curso Técnico de Comércio.
Agradecem, igualmente, a todos aqueles que participaram na divulgação desta atividade, principalmente aos Exmos. Reverendos Párocos: António de Sousa Alves; Daniel Augusto de Pinho Quintela; Filipe Manuel da Costa e Silva; Marílio da Costa Faria e Nuno Miguel dos
Santos Silva Pereira.
Esta atividade foi aberta a toda a comunidade escolar, tendo contado com doações de sangue de alunos, professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação, entre outros cidadãos benevolentes.
Decorreu com a colaboração do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, que fez deslocar à nossa escola nove técnicos, entre os quais se encontravam médicos e enfermeiros. Em função dos resultados alcançados, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação espera que o nosso contributo continue a efetuar-se no futuro, apontando para a realização de duas colheitas no próximo ano letivo.

 
Sarau 2016 Versão para impressão

 
Dia da Europa/Dia do eTwinning Versão para impressão

No dia 9 de maio, Dia da Europa, o eTwinning lançou uma campanha com o mote “ Celebrar a Diversidade”.  
Na essência, o eTwinning centra-se na cidadania ativa, no trabalho conjunto e na compreensão mútua entre pessoas de diferentes culturas. Por isso, nesta primavera, os eTwinners celebraram em conjunto a diversidade e o Dia do eTwinning.
A Escola Básica de Portela associou-se a esta iniciativa com os alunos do 4.º ano.

 
Youthstart Versão para impressão

As turmas 10.º B e 11.º D estão a implementar desafios de empreendedorismo na nossa escola no âmbito do projeto europeu intitulado YouthStart – Entrepreneurial Challenges.
No seguimento da implementação do desafio “Ponto de venda”, na próxima terça-feira, dia 17 de maio, estas turmas irão organizar um stand de vendas ao qual gostaríamos que toda a comunidade escolar comparecesse, participando, assim, neste projeto.
Desde já agradecemos a colaboração de todos.

 
Agrupamento alcança o 47.º lugar do EQUAmat 2016 Versão para impressão

No dia 10 de maio de 2016, trinta alunos da Escola Básica e Secundária de Pinheiro participaram na competição nacional equaMat 2016, na Universidade de Aveiro, constituindo-se em 5 equipas do 7.º ano, 6 equipas do 8.º ano e 4 equipas do 9.º ano.
Apesar de nenhuma das equipas ter arrecadado uma medalha, colocaram a nossa escola no 46.º lugar, num total de 115 escolas. Destaca-se o bom desempenho da equipa composta pelos alunos Raul Meneses e Jésica Coelho por terem alcançado o 62.º lugar do 8.º ano e a equipa formada pelos alunos Mónica Rocha e Beatriz Ferreira por ter alcançado o 49.º lugar do 9.º ano . Eis as tabelas de resultados.

 
Resultados do Campeonato de Duatlo 2015/2016 Versão para impressão

 
CQEP de Pinheiro no Centro de Congressos de Lisboa Versão para impressão

O CQEP de Pinheiro vai estar amanhã, dia 6 de abril de 2016, representado, em lugar de destaque, no Workshop sobre "A Prova no âmbito dos processos de RVCC - Operacionalização e Impacto", promovido pela ANQEP e que terá lugar no Centro de Congressos de Lisboa.
Esta presença surge na sequência de um convite dirigido ao Coordenador do CQEP de Pinheiro, devido a uma grande experiência da equipa pedagógica na aplicação de provas.
O Coordenador aceitou e será um dos intervenientes do painel de oradores convidados, procurando, deste modo, dignificar, ainda mais, esta instituição.

Pelo coordenador
Armando Silva

 
Escola Básica de Portela distinguida com bandeira eTwinning Versão para impressão

Decorreu no passado dia 26 de fevereiro a cerimónia de entrega das Bandeiras eTwinning aos professores com os melhores projetos eTwinning da Região Norte. O evento realizou-se na Universidade do Minho.
Na sessão de abertura estiveram presentes o professor José Augusto Pacheco, presidente do Instituto de Educação da Universidade do Minho, a professora Maria João Gomes, coordenadora do CCTIC- IEUM e a Dra. Teresa Lacerda, Embaixadora do eTwinning para a região do Norte.
O Agrupamento de Escolas de Pinheiro, pelo segundo ano consecutivo, foi galardoado com a bandeira eTwinning relativo aos projetos que obtiveram Selo Nacional de Qualidade eTwinning 2015. Este ano, com os projetos "Butterfly on the Swing", "Playing with food" e "Developing creativity in after-school in Primary classes", da professora Alice Maia e "Child Drop", da professora Margarida Barbieri.

 
Parlamento de Jovens Versão para impressão

No âmbito do projeto "Parlamento dos Jovens", nível secundário, tivemos na nossa escola o senhor deputado João Paulo Correia, para debater o tema "Assimetrias Litoral/Interior. Que soluções?". Os alunos interagiram, levantando muitas questões pertinentes o que se constitui numa ajuda à construção dos seus Projetos de Recomendação.
Agradecemos a presença do senhor deputado João Paulo Correia, esperando que também tenha sido proveitoso ter estado em contacto com as preocupações dos nossos jovens.

 


Pág. 1 de 3

Autenticação

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Autonomia e melhoria

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

GIAE interno GIAE externo

Reservas de recursos

Gestão documental Plano Anual de Atividades

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

Notícias de blogues

CQP

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet