Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Férias: um lugar tecno saudável! Versão para impressão

A Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares.

Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. A grande novidade: nesse lugar vai lá estar tudo o que todos, em família, precisam!

Podem aceder à brochura da campanha neste link.

 
Recolha de Manuais Versão para impressão

Estimados Encarregados de Educação

 

Considerando as medidas excecionais e temporárias de resposta à pandemia da doença COVID-19 e o regime de gratuitidade dos manuais escolares, que implica a prática de devolução dos manuais escolares distribuídos gratuitamente, exceto os do 1.º ciclo e os das disciplinas sujeitas a exame nacional, leva-se ao conhecimento de V. Exas. o calendário para a recolha dos manuais escolares.

 

 

 
Comunicado Versão para impressão

 

Leva-se ao conhecimento de toda a comunidade educativa o comunicado da Autoridade de Saúde Regional do Norte que desaconselha eventos/festas as quais promovam aglomeração de pessoas.

 
Salvemos a Terra/ Let´s save the world/ Sauvons le monde Versão para impressão

Eis que se aproxima mais um final de ano…. No sentido de alertar para a importância da preservação do meio ambiente e levar à consciencialização individual, coletiva e política da urgência em implementar medidas para proteger o nosso Planeta, os alunos do 8.º ano, deixam uma mensagem de sensibilização a toda a comunidade educativa e convidam a visitar a exposição que se encontra na entrada principal.

 




 

 
Concurso “Tradições Populares na Rota do Românico” Versão para impressão

 

O grupo 3 do Jardim de Infância de Canelas conquistou o 3.º lugar no Concurso “Tradições populares na Rota do Românico”, na categoria de Ilustração (Pré-escolar e 1.º ciclo).

Os trabalhos apresentados deveriam explorar o património imaterial do território da Rota do Românico: saberes, modos de fazer, festas, cantigas, danças, lendas, tradições, entre muitas outras manifestações da cultura popular local.

O que sabemos sobre a Rota do Românico’ foi o nome que demos ao nosso trabalho.

Primeiro visualizámos vídeos sobre os monumentos existentes em Penafiel, fizemos uma visita virtual ao Centro Interpretativo do Românico e levamos a questão para casa: o que conhecem sobre…

Depois no Jardim de Infância organizámos as nossas ideias e fizemos uma lista do que queríamos desenhar para apresentar. Por fim, ilustramos o que ficamos a conhecer.

No dia 18 de junho foi a cerimónia de entrega de prémios e em representação do grupo estiveram duas crianças presentes que com grande satisfação receberam o certificado bem como um presente para cada colega.


 

 
Projeto do Ensino do Xadrez na Escola- 1º Torneio de Xadrez na EBS Pinheiro Versão para impressão

Após um ano em que o Xadrez passou a constituir oferta educativa, quer no desporto escolar, quer nas aulas de educação física, são cada vez mais os alunos a aderirem à modalidade o que permitiu organizar no passado dia 18 de Junho o 1º Torneio de Xadrez na EBS de Pinheiro. Num espaço engalanado a preceito, os 32 alunos do oitavo ano, apurados em fases anteriores da competição puderam competir em público até se encontrarem os vencedores. De igual modo as turmas do ensino secundário que praticam xadrez realizaram igual percurso competitivo. Para terminar a competição cruzaram-se os melhores classificados dos diferentes ciclos de ensino referidos. Parabéns aos vencedores, a todos os participantes, aos dinamizadores e às entidades promotoras.


 
Aprender Física com a música Versão para impressão

Aprender Física com a música… foi este o desafio lançado aos alunos do 8º ano de escolaridade.

Com recurso a materiais reciclados, cada aluno construiu o seu próprio instrumento musical, aplicando conceitos de Física, como a produção e a propagação dos sons ou os seus atributos, como a altura, a intensidade ou o timbre, tão importantes na compreensão do funcionamento dos seus instrumentos.

Esta exposição virtual é o resultado desse trabalho. Assim, convidamo-los entrar e a explorar o mundo da “Física dos Instrumentos Musicais” na perspetiva dos alunos do 8º ano de escolaridade.

Powered by emaze
 
Matrículas Versão para impressão

Informam-se todos os Encarregados de Educação que nos termos do Despacho Normativo n.º 10-B /2021 o calendário de matrícula e renovação é o seguinte:

18 de junho a 30 de junho – 10.º e 12.º anos de escolaridade.
10 de julho a 16 de julho – 5.º e 7.º anos de escolaridade;

O pedido de renovação pelo encarregado de educação ou pelo aluno, quando maior, só deve ser requerido quando haja lugar a transferência de estabelecimento, transição de ciclo ou alteração de encarregado de educação ou quando esteja dependente de opção curricular; todas as restantes renovações operam automaticamente nos termos do n.º 1 do artigo 8.º do Despacho Normativo n.º 6/2018, de 12 de abril, com a redação dada pelo presente despacho normativo.

O pedido deve ser apresentado via Internet, no portal das matrículas em https://portaldasmatriculas.edu.gov.pt/

Não sendo possível efetuar o pedido de matrícula via portal das escolas, este pode ser feito de modo presencial, na Escola Básica e Secundária de Pinheiro, entre as 9h e as 17h.

 


Pág. 3 de 110

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Escola eTwinning

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet