Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Sentimentos e Cores de 20 a 24 de maio Versão para impressão

 
Marcha da Liberdade Versão para impressão

 

No âmbito das comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril, o AEP de Pinheiro realizou, no passado dia 29 de abril, uma marcha, intitulada, "Marcha da Liberdade" (desfile de todos os alunos do AEP, professores, técnicos, assistentes administrativos e operacionais, pais e encarregados de educação) entre o Parque do Hotel das Termas e a EBS de Pinheiro que, com carros alegóricos, cartazes, faixas, canções e coreografias celebraram a Liberdade, a Democracia.


A chegada à escola desta tão participada marcha foi assinalada com o içar da bandeira da República Portuguesa ao som do Hino Nacional interpretado pela professora Teresa Tavares e pela inauguração da Praça da Liberdade, cuja cerimónia foi acompanhada pela atuação da Tuna de Pinheiro e pelo lançamento de papagaios de papel. Ao longo da tarde decorreu um almoço-convívio, tendo também sido interpretadas diversas danças e cantares. Os festejos encerraram com uma sessão de fogo de artifício.


Agradecemos a presença e participação do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino Sousa, do Exmo. Sr. Vereador do Pelouro da Educação, Rodrigo Lopes, dos Exmos. Srs. Presidentes das Juntas de Termas de S. Vicente, José Soares; Eja, Maria Isabel Guedes Cunha; Canelas, António Teixeira; Sebolido, António Lopes; Rio Mau, Rui Pedro Ferreira; Valpedre, Pedro Teixeira e Oldrões, Pedro Cunha e de toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Pinheiro, nomeadamente alunos, docentes, não docentes e pais e encarregados de educação).

Um grande Bem-Haja a todos! Viva Abril! Viva a Democracia!

 
Comemoração do Dia da Europa | 9 maio Versão para impressão

 

O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica 'Declaração Schuman', que expôs a visão de Robert Schuman de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável uma guerra entre os países europeus. Considera-se que a atual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman.

Clube Europeu do Pinheiro

 
SBV - 9.º Ano Versão para impressão

Nos dias 22 e 26 de abril, os alunos do 9º ano de escolaridade participaram numa sessão sobre “Suporte Básico de Vida” ministrada por uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios. Esta atividade, promovida em parceria do PES com as professoras de Ciências Naturais, envolveu ativamente todos os alunos permitindo-lhes simular manobras de reanimação e mobilizar conhecimentos abordados acerca da Cadeia de Sobrevivência, de Suporte Básico de Vida, da Posição Lateral de Segurança e procedimentos para desobstrução da via aérea. Estes conhecimentos são ferramentas indispensáveis para o exercício de uma cidadania plena e ativa que podem fazer a diferença aumentando substancialmente a probabilidade de sobrevivência de uma vítima, quando iniciados nos primeiros minutos e antes da chegada do apoio especializado.

 
CONVITE - TEATRO 25 de Abril Versão para impressão

 

No âmbito das Comemorações do 50º Aniversário do 25 de Abril, convida-se a comunidade educativa  a assistir ao espetáculo teatral, "25 de Abril - a Liberdade dos Cravos", interpretado pelo Teatro de Valpedre.
Este espetáculo será apresentado no Salão Paroquial de Valpedre, no dia 3 de maio, pelas 21.15h.

 

 

 
Equipa de Pinheiro regressa das Olimpíadas da Física com Menção Honrosa Versão para impressão

Jesus Enrique Aranguren, aluno do 11.º A do nosso Agrupamento, recebeu uma Menção Honrosa na fase regional das Olimpíadas de Física, escalão B, que se realizou no último sábado, dia 20 de abril, no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Para além de Enrique Aranguren, estiveram a representar o nosso Agrupamento, Inês Almeida e Tiago Moreira, que são também alunos do 11.º A. No evento, participaram cerca de 180 alunos de secundário de 60 escolas da zona norte litoral.

Nestas Olimpíadas, os jovens estudantes pré-universitários são convidados a demonstrar a sua preparação em Física em duas provas (uma teórica e uma experimental), cujos conhecimentos requeridos vão para além do programa do ensino secundário de Física. Os estudantes responderam a questões complexas sobre capacidade térmica mássica e aquecimento de água, o funcionamento de painéis fotovoltaicos e astrofísica. A professora acompanhante, Susana Vieira, salientou que os temas das questões exigiram muito domínio de tópicos de Física e capacidade de pensar de forma crítica e criativa.


 
Semana da leitura Versão para impressão

 

A Semana da Leitura está de volta à nossa escola, trazendo consigo um convite irresistível a todos os alunos para mergulharem no mundo mágico dos livros. Este evento anual não é apenas uma celebração da literatura, mas também uma oportunidade para refletirmos sobre a importância da leitura e da liberdade de expressão, valores intrínsecos ao 25 de abril de 1974 em Portugal. Esta revolução trouxe a democracia de volta a Portugal e libertou o país de quase meio século de ditadura. Um dos pilares fundamentais desta transformação foi a liberdade de expressão, que permitiu aos portugueses falar, escrever e ler sem medo de censura ou repressão.

A invenção da imprensa por Johannes Gutenberg no século XV desempenhou um papel crucial na disseminação da informação e no fortalecimento da liberdade de expressão. Antes da imprensa, os livros eram manuscritos, produzidos manualmente e em quantidades limitadas, tornando a leitura um privilégio de poucos. Com a invenção da prensa tipográfica, os livros puderam ser produzidos em massa, tornando-os mais acessíveis ao público em geral.

Hoje, mais do que nunca, é essencial valorizar e promover a leitura como ferramenta de educação, cultura e desenvolvimento pessoal. Através da leitura, adquirimos conhecimento, expandimos nossa imaginação e desenvolvemos habilidades críticas que nos permitem entender melhor o mundo ao nosso redor e formar nossas próprias opiniões.

A Semana da Leitura é, portanto, mais do que um evento escolar; é uma celebração da liberdade, da democracia e da importância da imprensa na formação de uma sociedade informada e crítica. Durante esta semana, toda a comunidade escolar é convidada a participar nas diversas atividades propostas, e a descobrir o prazer e o poder da leitura.

Em resumo, a Semana da Leitura é uma oportunidade única para celebrarmos a liberdade conquistada em 25 de abril de 1974 e para refletirmos sobre o impacto transformador da invenção da imprensa na nossa sociedade. Vamos aproveitar esta semana para nos inspirarmos, aprendermos e, acima de tudo, continuarmos a valorizar e a promover o hábito da leitura nas nossas vidas.

 


Pág. 4 de 136

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

DECO Jovem

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física

 

 

Newsletter