Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Ensino Secundário Profissional - Intercâmbio Escolar IES Bañaderos - Gran Canária - Semana Internacional Versão para impressão

Os alunos do Ensino Secundário Profissional do AEP participaram num intercâmbio escolar, integrado na Semana Internacional Erasmus Bañaderos - Gran Canaria 2024, com jovens espanhóis, belgas e italianos.

Ao longo de uma semana tiveram oportunidade de participar em atividades de carácter cultural, como as visitas guiadas a Arucas, e aos bairros históricos de Triana e de Vegueta localizados em Las Palmas; de carácter científico, ao centro de Dessalinização, ao espaço do projeto  "Life Niebla" e às Dunas de Maspalomas; de carácter formativo, nas áreas de economia, inglês, tecnologias, artes e cozinha; de caráter desportivo, com atividades dinamizadas na escola, no campo e na praia e, ainda, de caráter lúdico e artístico, através de jogos diversos, pinturas faciais, pintura de galáxias e culinária. De destacar, também, pela sua pertinência a realização de atividades de conscienlização e prevenção sobre Riscos na Internet pela Guarda Civil.

Esta experiência foi verdadeiramente memorável e valiosa, na medida em que estimulou o pensamento crítico, promoveu a compreensão intercultural  potenciando uma visão holística do mundo e um crescimento pessoal em valores humanistas e democráticos bem como uma aprendizagem ativa, num contexto internacional.

 

 
Pinheiro ConVida Versão para impressão

 
Desafios de Arte 2023-2024 Versão para impressão

 

O Agrupamento de Escolas de Pinheiro é candidato aos Desafios de Arte 2023- 2024. Vai participar com base na missiva " um olhar sobre o lugar". Os alunos vão inspirar-se " no eu, o ambiente, a comunidade e o património". Os jovens artistas vão aplicar esse olhar em desenhos " à maneira de " conceituados artistas ou seus movimentos artísticos - Os Artistas e Movimentos.
Professora Responsável - Cecília Espinho
 
Pinheiro Bike Bus Versão para impressão

retirado de Câmara Municipal de Penafiel

Começou publicamente uma grande viagem de bicicleta.

Ela já começou há algum tempo atrás na formação do desporto escolar sobre rodas liderada pelo professor Liberto Reis que tem uma única paixão na vida: A bicicleta. !

O desafio por ele lançado foi aceite pelo Agrupamento de Escolas de Pinheiro onde existe gente com muita pedalada. Articulamos com o projeto educativo e com os projectos em vigor e saiu uma "Geringonça" perfeita.

"Vestimos hoje a camisola" e saímos para a rua orgulhosos de sermos professores, pais e estagiários de alunos tão saudáveis e inteligentes. Aproveitam todos os projetos em que possam crescer. Então os alunos da Educação Especial "pedalaram" para "Volta a Portugal".

Ao nível das claques os alunos dos centros escolares e futuros alunos do projeto Desporto Escolar sobre Rodas, estiveram ao nível dos clubes da "Liga dos Campeões"

Mas não nos ficámos por aqui envolvemos a Autarquia através dos Pelouros do Desporto e da Educação, as Associações Locais, os Clubes, o Desporto Escolar, o Desporto Adaptado e logo "Subimos de Divisão" no final do primeiro jogo.

Para melhorar a performance convidamos as Juntas das Termas de S.Vicente, de Valpedre, de Oldrões e de Canelas. Fantástico "Gente do Terreno" em grande forma e que para fazer só sabe fazer bem feito. Com eles vieram os pais e as famílias e que apoio fantástico nas paragens dos autocarros nos percursos, nas rotundas no alto das janelas. Lindo, lindo!

As surpresas foram mais que muitas. Obrigado aos amigos e aos amigos dos amigos que acrescentaram muito " à coisa".

O tempo esteve a condizer e o sol brilhou e abrilhantou.

A inspiração divina fez-se sentir e o Padre Marilioo em Canelas num dos percursos deste Projeto, ainda o sol não tinha nascido contagiou todos os presentes com palavras sábias e que só entende que tem um "bom coração" condição para se ser bom atleta mesmo tendo pedalada. Vou para dentro, grato e com a certeza que hoje foi só o primeiro dia do resto das nossas vidas.

Abraço com capacete!

 

O Pinheiro Bike Bus na comunicação Social

Desporto escolar traz os alunos de bicicleta atá à escola - Jornal de Notícias

“Pinheiro Bike Bus” leva alunos e professores de bicicleta até à escola - Porto Canal

Projeto pioneiro "Pinheiro Bike Bus" apresentado - Novum Canal

ALUNOS E PROFESSORES DA ESCOLA DO PINHEIRO FAZEM PERCURSOS ENTRE CASA E ESCOLA JUNTOS DE BICICLETA - Câmara Municipal de Penafiel

“Pinheiro Bike Bus” desafia comunidade escolar a adotar uma mobilidade mais sustentável - Jornal a Verdade

 

retirado de novumcanal

 
À conversa com... Versão para impressão

 
Pinheiro Bike Bus Versão para impressão

Vai começar mais uma Aventura?

Para quem?

Para quem é das freguesias de Oldrões, Valpedre, Termas de S.Viicente ou Canelas ou adultos que viajam a partir destas localidades.

No dia 25 de Janeiro, próxima quinta-feira vai partir o Pinheiro Bike Bus.

 

O que é o Pinheiro Bike Bus ?

Uma vez por mês vamos para a EBS de Pinheiro de bicicleta em segurança acompanhados pela polícia e a um ritmo controlado. Às 13h30 regressamos em direção a casa.

Quem pode entrar nestas viagens?

Alunos, pais, professores, assistentes operacionais e amigos do Agrupamento de Escolas de Pinheiro.

 

Onde começa a viagem?

O Pinheiro Bike Bus 1 parte às 7h30 de Oldrões junto ao Restaurante Três Miguéis , para em todas as paragens dos autocarros, recebe mais participantes e viaja até à EBS de Pinheiro. Ás 13h30 regressamos a casa.

O Pinheiro Bike Bus 2 parte às 7h30 de Canelas junto ao Centro Escolar, para em todas as paragens dos autocarros, recebe mais participantes e viaja até à EBS de Pinheiro.

Às 13h30 regressamos a casa

 

O que é preciso para participar ?

Ter bicicleta e capacete e o pai ou a mãe levarem o filho à paragem.

Levam a mochila com eles?

Sim claro

Quem organiza?

O Agrupamento de Escolas de Pinheiro, em parceria com , Desporto Escolar sobre Rodas,  Associação de Pais e Encarregados de Educação da Ebs de Pinheiro, Câmara Municipal de Penafiel, Juntas de Freguesia de Oldrôes, Valpedre, Termas de S. Vicente, Escola Segura e Polícia Municipal.

Como participar?

É necessário o encarregado de educação, comparecer na reunião no próximo sábado dia 20 de Janeiro  pelas 17h, na EBS de Pinheiro, onde poderá ser efetuada a inscrição e esclarecidas todas as dúvidas. ou no caso dos adultos enviarem email a manifestar interesse em participar.

 

E tu tens pedalada?


 
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência Versão para impressão
 
Pinheiro conVIDA! Versão para impressão

O Departamento de Expressões, em conjunto com a Rádio Escolar, gostaria de apresentar o Projeto intitulado 'Pinheiro ConVIDA!' que pretende divulgar os atributos, vocações e habilidades de natureza desportiva, artística, entre outras, dos alunos, através da dinamização de podcasts e lives, por forma a valorizar e a enaltecer aptidões naturais e singulares.

Assim, caro(a) aluno(a), se tens um talento que gostasses de partilhar ou se gostarias de falar ou promover um debate sobre um tema do teu interesse ou da Comunidade Escolar, esta oportunidade é para ti! Participa! Individualmente ou em grupo! 

 


Pág. 7 de 136

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

DECO Jovem

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física

 

 

Newsletter