Em conjunto com outras associações vegetais, a floresta encerra uma grande biodiversidade e garante o necessário equilíbrio ecológico. Por isso, ela é cada vez mais reconhecida como um espaço de importância fundamental para a manutenção dos valores naturais e para a melhoria da qualidade de vida das populações. Neste dia especial, visite a veja as mensagens que os alunos do 5.º e 6.º anos de escolaridade reservaram para si.
Celebra-se no próximo dia 4 de Fevereiro o Dia Mundial do Cancro, uma data que alerta para o facto de que a redução da incidência de cancro é uma tarefa ao alcance de todos: indivíduos, organizações e comunidades. Reconhecendo o poder do desporto em transformar vidas, sociedades e até o mundo, em 2017, a organização do Dia Mundial do Cancro apela ao apoio da comunidade para ajudar a combater o cancro, aumentando a consciência entre os seus atletas, fãs, treinadores e comunidades. Ser ativo e escolher um estilo de vida saudável são as mensagens chave promovidas pelo Dia Mundial do Cancro e acreditamos que essas mensagens também são partilhadas por vocês. É por essa razão que esperamos que colaborem connosco a exemplo do que acontecerá um pouco por todo o mundo. Existem várias formas de envolvimento possível nesta data e gostaríamos de as explorar convosco. Junte-se a milhares de entidades de todo o mundo pois "Juntos, nós podemos lutar contra o cancro!"
A coordenadora da Educação para a Saúde, professora Marta Fontes, informa que, a partir de 10 de janeiro, na segunda terça-feira de cada mês, a escola irá usufruir de um espaço com um Enfermeiro entre as 15:30 e as 16:30 para tirares qualquer dúvida pessoal.
Os professores de Biologia e Geologia da Escola Básica e Secundária de Pinheiro, expressam os seus agradecimentos a todos aqueles que participaram ativamente na colheita de sangue efetuada na nossa Escola no pretérito dia 23 de novembro, nomeadamente: Direção, Assistentes Operacionais, professora Adília Brito e seus alunos da turma 11.º C, do Curso Técnico de Restauração e Bar. Agradecem, igualmente, a todos aqueles que participaram na divulgação desta atividade, principalmente aos Ex.mos Reverendos Párocos: António de Sousa Alves; Daniel Augusto de Pinho Quintela; Filipe Manuel da Costa e Silva; Marílio da Costa Faria e Nuno Miguel dos Santos Silva Pereira. Esta atividade foi aberta a toda a comunidade escolar, tendo contado com doações de sangue de alunos, professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação, entre outros cidadãos benevolentes. Decorreu com a colaboração do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, que fez deslocar à nossa escola nove técnicos, entre os quais se encontravam médicos e enfermeiros
Em função dos resultados alcançados, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação espera que o nosso contributo continue a efetuar-se no futuro, apontando para a realização de nova colheita dentro de aproximadamente seis meses.