Realizou-se no dia 17 de fevereiro de 2016 a competição eletrónica RedeMat, promovida pela Universidade de Aveiro. O Agrupamento de Escolas de Pinheiro participou, uma vez mais, na modallidade pMate, destinada a testar os conhecimentos de Matemática dos alunos. Ficam os resultados, destacando-se o 43.º lugar da equipa "e120" de entre as 594 equipas que competiram no escalão 8.º ano e o 48.º lugar da equipa "e116" de entre as 549 equipas que competiram no escalão 9.º ano.
Os professores de Biologia e Geologia da Escola Básica e Secundária de Pinheiro, expressam os seus agradecimentos a todos aqueles que participaram ativamente na colheita de sangue efetuada na nossa Escola no pretérito dia 18 de novembro, nomeadamente: Direção, Professor Filipe Mendes (Responsável pelo Projeto Mídias Sociais), Professora Anabela Barbosa e seus alunos 10º C do Curso Técnico de Restauração Alunos do Curso EFA e Assistentes Operacionais.
Agradecem, igualmente, a todos aqueles que participaram na divulgação desta atividade, principalmente aos Exmos. Reverendos Párocos: António de Sousa Alves; Daniel Augusto de Pinho Quintela; Filipe Manuel da Costa e Silva; Marílio da Costa Faria e Nuno Miguel dos Santos Silva Pereira.Esta atividade foi aberta a toda a comunidade escolar, tendo contado com doações de sangue de alunos, professores, assistentes operacionais, pais e encarregados de educação, entre outros cidadãos benevolentes. Decorreu com a colaboração do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, que fez deslocar à nossa escola seis técnicos, entre os quais se encontravam médicos e enfermeiros. Em função dos resultados alcançados, o Instituto Português de Sangue do Porto espera que o nosso contributo continue a efetuar-se no futuro, apontando para a realização de nova colheita ainda no decurso deste ano letivo.
No dia 26 de outubro de 2015, os alunos do 7.º ano de escolaridade participaram numa saída de campo à Faixa Costeira de Lavadores e numa visita de estudo ao Planetário do Porto. Tratou-se de um projeto interdepartamental desenvolvido pelos docentes de Ciências Naturais, Geografia e Física e Química que lecionam nessas turmas e permitiu garantir as necessárias articulações horizontais entre essas disciplinas.
Podem ver-se alguns dos aspetos analisados no referido trabalho de campo no vídeo seguinte.
O mês de Outubro é associado, desde a década de 90, à luta contra o cancro da mama, assumindo-se como o “Mês Rosa”. Por isso, entre os dias 15 e 31 de Outubro, o Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro inicia uma "onda rosa" que se irá alastrar a toda a zona Norte do país. A nossa escola vai-se associar a esta causa. Conto com a participação da comunidade escolar para no próximo dia 30 de outubro 2015, vestir uma peça de roupa cor-de-rosa para tirar uma foto em conjunto. Essa foto vai ser colocada na página da escola e enviada para o IPO. Demostrando a nossa solidariedade com a causa. Ligue-se à onda, vista-se a rigor, decore a sua instituição e juntos vamos alertar para a deteção precoce do cancro da mama.
No dia 22 de maio comemorou-se o Dia Internacional da Biodiversidade na nossa escola. Aqui deixamos um dos testemunhos dos alunos participantes e algumas fotografias do evento.