A Semana Europeia do Desporto (SED) é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Europeia e tem como objetivo promover o desporto e, por inerência, a atividade física, em toda a Europa e junto de todos os cidadãos. À semelhança dos anos anteriores e tendo em consideração o atual contexto em que vivemos, irá, este ano, desenvolver novas atividades que contribuam para este desígnio. O principal tema da campanha continua a ser #BEACTIVE, dando especial relevo ás atividades em casa , incentivando cada um a ser ativo , mantendo essa atividade durante todo o ano. O Agrupamento de Escolas de Pinheiro já deu início à sua participação e conta com todos neste movimento pró-ativo.
Após um ano em que o Xadrez passou a constituir oferta educativa, quer no desporto escolar, quer nas aulas de educação física, são cada vez mais os alunos a aderirem à modalidade o que permitiu organizar no passado dia 18 de Junho o 1º Torneio de Xadrez na EBS de Pinheiro. Num espaço engalanado a preceito, os 32 alunos do oitavo ano, apurados em fases anteriores da competição puderam competir em público até se encontrarem os vencedores. De igual modo as turmas do ensino secundário que praticam xadrez realizaram igual percurso competitivo. Para terminar a competição cruzaram-se os melhores classificados dos diferentes ciclos de ensino referidos. Parabéns aos vencedores, a todos os participantes, aos dinamizadores e às entidades promotoras.
Este projeto integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso, que integra entre outras, a operação (Laboratórios de apoio ao ensino aprendizagem), resultante duma parceria entre a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Federação Portuguesa de Xadrez, o Município de Penafiel e os Agrupamentos de Escolas do Concelho.
Após se concluir a formação /capacitação dos docentes e apetrechamento material, a EBS de Pinheiro criou um grupo /equipa de Desporto Escolar na modalidade referida sob a orientação pedagógica do professor Bruno Ferreira, possibilitando a prática da mesma semanalmente. Em simultâneo inúmeras turmas, face às limitações das atividades a praticar, resultantes da pandemia, puderam usufruir de formação em Xadrez e mesma durante o confinamento através de plataformas específicas. O aumento de praticantes e o seu desempenho tem vindo a evoluir favoravelmente. Este fim-de-semana, decorreu o Torneio Novum Canal, permitindo juntar on line, a competir, crianças e jovens de inúmeras escolas sendo de registar que o Agrupamento de Escolas de Pinheiro fez-se representar pela primeira vez numa competição oficial de Xadrez, com mais de vinte alunos e que tão bem integraram a comunidade xadrezista local e regional. A adesão verificada, os resultados obtidos e o valor educativo da modalidade levam a convidar os alunos interessados a se associarem ao projeto no próximo período e a estarem atentos às informações sobre o desenvolvimento do mesmo.
Neste tempo pandémico, provocado pela Covid-19, temos de ser, cada vez mais, responsáveis pelos nossos atos. Temos receio dos que estão doentes, dos que estão infetados, temos receio dos que são diferentes, assusta-nos as ideias de fracasso e rejeição. E tornamo-nos cada vez mais conscientes não só dos próprios medos, mas também dos medos dos outros. Se o medo é um entrave, também pode ser um motor de arranque. Não "tenhamos medo" de arriscar, não tenhamos medo de viver, não tenhamos medo de educar, não tenhamos medo de inovar. Confiemos na nossa capacidade combativa. Como diz Jean Vanier no seu livro Verdadeiramente Humanos, “O medo está na base de todas as formas de exclusão, tal como a confiança está na génese de todas as formas de inclusão.” É infindável a lista daqueles que podemos excluir; podemos ter a certeza de que cada um de nós está na lista de alguém: os sem-abrigo, os doentes, os moribundos, os jovens, os idosos, os incapacitados, os estrangeiros, os imigrantes…
Assim, os Grupos de Educação Especial e Educação Física, dando cumprimento ao previsto no PAA do Agrupamento, voltam a assinalar o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, no dia 3 de dezembro.
Pretendemos, mais uma vez, sensibilizar a Comunidade Educativa com a visualização de uma curta-metragem e posterior reflexão, bem como, uma atividade lúdica e recreativa: 'Xadrez Humano', a fim de promover a integração de pessoas com deficiência na Comunidade Educativa e na sociedade.