Têm a noção que os plásticos que lançamos para os oceanos vêm de novo ter connosco?
Pois ... O plástico localizado nos oceanos decompõe-se paulatinamente em microfragmentos que são ingeridos pela fauna marinha, o que faz com que cheguem à nossa alimentação com consequências ainda desconhecidas para a saúde humana.
Numa perspetiva de sensibilizar a redução de lixo nos oceanos, fundamentalmente plásticos, os alunos do 11.°B da Escola Básica e Secundária de Pinheiro (Agrupamento de Escolas de Pinheiro), no projeto “Your Trash Travels”, realizaram um ThingLink que nos mostra a dimensão do problema e de que chegou o momento de repensarmos as nossas atitudes e fazer o possível para reverter esta situação.
No decorrer do TL aparecem itens que com um “touch” abre-nos a porta a informações pertinentes.
Os alunos realizaram, também, um flyer com informação científica que apela à necessidade urgente de sermos cidadãos responsáveis e ativos.
Os alunos do 11º ano turma B estão a participar num projeto eTwinning “Writing Shortens the Distances”, cujo objetivo principal é conectarem-se com pessoas de outras partes do mundo para aprender uma língua estrangeira e conhecerem novas culturas.
Depois de conhecerem professores e alunos alocados ao projeto, começaram a desenvolver diversas tarefas, nomeadamente a construção de um logo e de um póster que irão ser o rosto e elementos de publicidade do projeto.
Partilhamos o logo e o cartaz realizados pelos nossos alunos (escolhidos internamente através de um formulário realizado a todos os professores da escola e aos alunos do ensino secundário), que irão a votação com os logos e os pósteres que os alunos das outras escolas participantes realizaram.
Se quiserem votar deixamos aqui os links. O nosso logo e o nosso póster encontram-se na "9th option".
Uma das mais belas épocas do ano está a chegar: o Natal. A época dos mais bonitos sentimentos, sons e sabores. Toda esta magia desperta na nossa sociedade um sentimento solidário e uma vontade de apoiar aqueles que mais precisam, fazendo a diferença na vida de muitas famílias.
O propósito deste projeto é exatamente esse: criar uma corrente mágica de doações de bens alimentares, dentro da nossa comunidade educativa, em prol da felicidade das famílias mais carenciadas. Ser gentis e solidários são qualidades que nos humanizam. E nunca será de mais lembrar a velha máxima: “Juntos somos mais fortes”.
Na sexta e última semana de projeto, realizamos um cartaz com o nosso slogan “PENSAR SUSTENTÁVEL É O IMPERATIVO DO SÉCULO XXI”, assistimos à apresentação de Rick Davis, membro da NASA, e participamos na Webinar do Dia de Ação Climática, na qual participou o Secretário de Estado Adjunto e da Educação do nosso país (Portugal), João Costa, e palestrantes de renome mundial, como Sir David Attenborough, naturalista britânico, e Jane Goodall, primatóloga, etóloga e antropóloga britânica.
Adquirimos competências extremamente importantes como colaboração, criatividade, empatia, pensamento crítico e resolução de problemas.
Durante as 6 semanas o trabalho foi tão intenso que iremos sentir saudades de toda a adrenalina e emoção que experienciamos à medida que íamos descobrindo o que ainda podemos, e devemos, fazer pelo planeta Terra.
A nossa missão é proteger a nossa casa e pela última vez alertamos: pensar sustentável é o imperativo do século XXI.
Nesta semana, o nosso propósito é atuar contra os efeitos deste fenómeno localmente. Como principal objetivo pretendemos sensibilizar a população do concelho para uma educação ambiental mais assertiva, pois verificamos que existe um défice local relativamente a esta vertente.
A nossa ideia, numa primeira fase, consiste em distribuir flyers educativos nas caixas de correio de todos os cidadãos das freguesias onde vivemos, nomeadamente, Termas de S. Vicente, Oldrões, Portela, Valpedre e Eja.Actions to combat Climate Change.
Demos conhecimento ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Penafiel da nossa ação, através de uma carta, para que se junte a nós em futuras intervenções em prol do ambiente global e local. Proteger a nossa cidade e, consequentemente, o nosso planeta, é um dos nossos desideratos.