Discutimos e apresentamos algumas soluções para combater as alterações climáticas. Esse foi o desafio da semana.Fizemos outra videoconferência com outros países, nomeadamente, Ucrânia (Vinnytsia School), Argentina (Modern School Lanus - Buenos Aires) , Colômbia (Colégio San Mateo Apóstol - Bogotá) e novamente Índia, mas com outra escola (Pathways World Scholl - Aravali); e visitamos vários sites: WWF, NASA Climatekids.com e RainforestAlliance.com. A partilha global e a visita a diversos sites de prestígio fez recair a nossa atenção sobre 5 soluções:
As turmas A e B do 11° têm vindo a participar no Projeto internacional Climate Action Project, nas disciplinas de Geografia A e Inglês. Através da realização de trabalhos de pesquisa, da observação, da recolha de fotografias e da partilha de ideias com diferentes escolas, pretende-se fazer circular a mensagem da urgência de uma ação concertada no sentido da redução do impacto das alterações climáticas e apresentação de soluções ao nível local e global.
Pretendemos, também, mobilizar todas as pessoas para a importância da reciclagem. Todos sabemos que é com a mudança do nosso comportamento que podemos proteger o planeta, reduzindo, reutilizando e reciclando. E é nesta linha de pensamento que temos realçado e publicitado algumas ações do nosso dia-a-dia que fazem toda a diferença na preservação do local onde vivemos, no presente e para o futuro.
Os filmes refletem o trabalho realizado pelos alunos das duas turmas e servem para consciencializar a comunidade educativa para uma melhor educação ambiental.
O Planeta Terra está a morrer, mas ainda vamos a tempo de o salvar. Por isso, nós, o 11ºB, pedimos a toda a Humanidade para agir corretamente em prol do ambiente. Esta semana plantamos três árvores. Agir hoje para um melhor amanhã. O Planeta somos nós. Em Portugal, mais concretamente, em Penafiel, as alterações climáticas afetam a fauna: espécies animais, como os pirilampos, as raposas, os esquilos, as corujas e os milhafres, estão a diminuir; a flora: muitas das espécies arbóreas vão sendo destruídas e outras extinguem-se; os padrões climáticos: os lagos locais estão a desaparecer; e os estilos de vida: as pessoas são poucos sensíveis à reciclagem e depositam, cada vez mais, lixo nos espaços públicos. A situação atual é bastante preocupante! E, segundo a avaliação dos dados mais recentes, na próxima década vamos continuar a sentir as consequências das efeitos climáticas ainda de uma forma mais acentuada.
Mais uma vez alertamos: pensar sustentável é o imperativo do século XXI.
No próximo dia 20 de novembro de 2019, pelas 10:30, iremos realizar, na Escola Básica e Secundária do Agrupamento de Escolas de Pinheiro, a Festa de Lançamento dos Livros "Histórias da Ajudaris'19".
Recordamos uma vez mais que a Ajudaris é uma instituição de solidariedade social, sem fins lucrativos e sem ajudas estatais, que desenvolve vários projetos solidários, entre os quais o Projeto "Histórias da Ajudaris".
Este projeto de empreendedorismo e inovação social foi criado em 2009 e concretiza-se a partir da edição de livros com histórias escritas por crianças, para crianças; levando-as a colher a sua inspiração em temas como a cidadania, os afetos, o ambiente e os valores sociais e humanistas.
Esta é a 11.ª edição do concurso "Histórias da Ajudaris” e foi realizada em 2019 sob o tema “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. Nela participaram, uma vez mais, vários alunos de várias turmas da nossa escola e, também uma vez mais, fomos vencedores: duas das nossas histórias foram selecionadas de entre os diversos concorrentes e foram agora editadas num dos livros que serão alvo desta nossa Festa de Lançamento.
Venha, pois, conhecer os nossos pequenos-grandes autores e os livros “Histórias da Ajudaris’19”, que estarão à venda na nossa Biblioteca Escolar por um preço simbólico e cuja receita reverterá a favor dos meritórios projetos solidários da Ajudaris.
Seja solidário e junte-se a nós nesta rede de afetos!
A Escola Básica e Secundária de Pinheiro tem a honra de convidar V. Ex.ª para estar presente na Feira "Retalhos Culturais", no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular do 7.º ano de escolaridade, no dia 14 de junho, das 9:30 às 20:00.
"Retalhos Culturais" é o tema do segundo projeto desenvolvido pelos alunos do 7º ano de escolaridade, em que o continente a ser explorado foi a Europa. De forma transversal e lúdica irão ser apresentados os conteúdos de diversas disciplinas.
Muito gostaríamos de poder contar com a sua presença.
O Agrupamento de Escolas de Pinheiro convida a comunidade escolar a participar na sessão "Reciclar é vida" na quarta-feira, dia 21 de Março, pelas 14:30, no Auditório da EBS de Pinheiro. A sessão será orientada por Técnico da Ambisousa e pelo Eng.º Jorge Alves, da Câmara Municipal de Penafiel. No final haverá a plantação simbólica de uma árvore no recinto escolar.