A Escola Básica e Secundária de Pinheiro foi convidada a participar no projeto nacional "Parlamento dos Jovens", subordinado ao tema "Assimetrias litoral/interior. Que soluções?". A escola irá participar com nove listas, estando, neste momento, em período de campanha eleitoral. No dia 11 de janeiro, a escola recebe a visita do senhor deputado Dr. João Paulo Correia. Disponibilizam-se as listas nominais e o cartaz de divulgação da atividade, da autoria da professora Cláudia Coelho.
O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar das pessoas. Com o objetivo de promover a integração e sensibilizar a comunidade educativa para combater os preconceitos e obstáculos e promover os direitos da igualdade de oportunidades e a não-discriminação das pessoas com deficiência, os grupos de Educação Especial e Educação Física, propõem assinalar este dia com a realização de algumas atividades.
"A maior deficiência não está no corpo do deficiente físico, mas, na alma do preconceituoso." Sebastião Travassos
O Dia Mundial da Filosofia foi instituído pela UNESCO durante a 33ª sessão da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO) e começou a comemorar-se em 2007. O Dia Mundial da Filosofia oferece uma oportunidade para enfatizar a importância do pensamento crítico para a compreensão das mudanças na sociedade contemporânea. A mudança força-nos a encontrar novas formas de conviver e construir sociedades mais justas, mas também pode corroer a confiança e provocar tensão. Nessas circunstâncias, a filosofia é uma preciosa aliada, que se baseia no raciocínio reflexivo e engajamento no diálogo, para abrir nossas mentes a uma ampla variedade de opiniões e pontos de vista. Essa mudança de foco é crucial num mundo de diversidade crescente. Esse é o fundamento sobre o qual a tolerância e a paz repousam, bem como um meio de liberar a energia criativa que faz as sociedades avançarem, respeitando os direitos humanos. “Não há filosofia genuína sem diálogo e, num mundo globalizado, o diálogo deve abranger as di-versas vertentes de sabedoria que têm influenciado as pessoas ao longo da história (…) É esse pluralismo intelectual genuíno e filosófico que nos permitirá identificar os melhores pontos de vista para o futuro. Esse é o espírito da Década Internacional para a Aproximação das Culturas (2013-2022), e é essa sabedoria que a UNESCO vai continuar a promover, a fim de construir as defesas da paz nas mentes dos homens e das mulheres, de acordo com a sua Constituição.”
Extrato da mensagem de Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial da Filosofia, 20 de novembro de 2014.
No âmbito da disciplina de Geografia e da sinalização do Dia da Europa, os alunos do 7.º ano de escolaridade foram convidados a elaborar cartazes relativos aos países membros da União Europeia, nomeadamente as suas particularidades físicas (localização, clima e relevo) e humanas (monumentos e personalidades de destaque, trajes típicos, gastronomia e costumes). O resultado final é fantástico, como podem ver nesta apresentação audiovisual, que é a compilação dos melhores trabalhos.