Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Departamento de Ciências Sociais e Humanas
Abril, mês da prevenção dos maus tratos na infância Versão para impressão

O Agrupamento de Escolas do Pinheiro juntou-se  a esta causa com a colaboração das turmas do 3º ciclo e promovida pela coordenadora da Educação para a Saúde. Eis algumas reflexões dos nossos jovens:

7.º A: «A violência pode não ser só física mas também psicológica (as pessoas sofrem em silêncio). Entre colegas de escola, por vezes, há bullying, que também é muito cruel. Podemos encontrar atos violentos em qualquer classe social (baixa, média ou alta) e, infelizmente, as crianças também são afetadas, o que não devia acontecer, pois elas são o presente mas também o futuro e deviam crescer com amor, respeito e carinho. Cabe a cada um de nós ajudar a evitar a violência.»

8.º B: «É bom haver um mês, um dia, um momento em que nos lembremos de crianças que estão a sofrer ou podem vir a sofrer de maus tratos. São crianças que tem os mesmos direitos, mas que alguém não permite que os usufruam. Merecem sentir-se bem, felizes e livres. Merecem todas uma infância feliz, sem sofrimento nem maus tratos. Façamos o possível para isso acontecer.»

 

 
Visita ao Teatro Sá da Bandeira, Clérigos e Cadeia da Relação Versão para impressão

No âmbito das disciplinas de Português, Geografia, Educação Visual e História, os alunos do 9.º ano de escolaridade deslocaram-se, no dia 18 de março de 2015, ao Teatro Sá da Bandeira, no Porto, onde assistiram à peça de teatro «Auto da Barca do Inferno». Visitaram igualmente a Igreja dos Clérigos, onde apreciaram arte Barroca e subiram os 240 degraus da Torre, o que lhes proporcionou uma vista deslumbrante sobre a cidade. Por fim, visitaram o Centro Português de Fotografia, sediado na antiga Cadeia da Relação.

 
St. Valentine's Day Versão para impressão

O cartaz foi elaborado pelo aluno Adão Almeida, da turma do curso Técnico de Comércio, 11.º C, a partir de uma imagem do site Walldesk.

 
Concurso de rosas dos ventos 2015 Versão para impressão

O grupo de professores de Geografia do Agrupamento de Escolas de Pinheiro convida os alunos a eleger as melhores rosas dos ventos elaboradas pelas turmas do 7.º ano de escolaridade, que já se encontram expostas na Biblioteca da escola sede.
A votação pode ser feita entre 27 de janeiro e 4 de fevereiro, solicitando um boletim de voto.
As três rosas-dos-ventos mais votadas ficarão habilitadas a prémios de desnortear! Contamos contigo! Orienta o teu voto!

 
Sessão de Empreendedorismo Versão para impressão

 
Exposição de trabalhos "História feita por nós" Versão para impressão
 


Pág. 7 de 11

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física