O Agrupamento de Escolas do Pinheiro juntou-se a esta causa com a colaboração das turmas do 3º ciclo e promovida pela coordenadora da Educação para a Saúde. Eis algumas reflexões dos nossos jovens:
7.º A: «A violência pode não ser só física mas também psicológica (as pessoas sofrem em silêncio). Entre colegas de escola, por vezes, há bullying, que também é muito cruel. Podemos encontrar atos violentos em qualquer classe social (baixa, média ou alta) e, infelizmente, as crianças também são afetadas, o que não devia acontecer, pois elas são o presente mas também o futuro e deviam crescer com amor, respeito e carinho. Cabe a cada um de nós ajudar a evitar a violência.»
8.º B: «É bom haver um mês, um dia, um momento em que nos lembremos de crianças que estão a sofrer ou podem vir a sofrer de maus tratos. São crianças que tem os mesmos direitos, mas que alguém não permite que os usufruam. Merecem sentir-se bem, felizes e livres. Merecem todas uma infância feliz, sem sofrimento nem maus tratos. Façamos o possível para isso acontecer.»
No âmbito das disciplinas de Português, Geografia, Educação Visual e História, os alunos do 9.º ano de escolaridade deslocaram-se, no dia 18 de março de 2015, ao Teatro Sá da Bandeira, no Porto, onde assistiram à peça de teatro «Auto da Barca do Inferno». Visitaram igualmente a Igreja dos Clérigos, onde apreciaram arte Barroca e subiram os 240 degraus da Torre, o que lhes proporcionou uma vista deslumbrante sobre a cidade. Por fim, visitaram o Centro Português de Fotografia, sediado na antiga Cadeia da Relação.
O grupo de professores de Geografia do Agrupamento de Escolas de Pinheiro convida os alunos a eleger as melhores rosas dos ventos elaboradas pelas turmas do 7.º ano de escolaridade, que já se encontram expostas na Biblioteca da escola sede. A votação pode ser feita entre 27 de janeiro e 4 de fevereiro, solicitando um boletim de voto. As três rosas-dos-ventos mais votadas ficarão habilitadas a prémios de desnortear! Contamos contigo! Orienta o teu voto!