|

No passado dia 28 de janeiro realizou-se a atividade Cantares de Janeiras, que contou com a participação da Tuna de Pinheiro em conjunto com os alunos e professor do ensino articulado de música da Academia de Música de Castelo de Paiva. A iniciativa contou ainda com a presença do diretor da nossa escola, que integrou a comitiva, bem como com o acompanhamento de uma professora que prestou apoio ao nível da organização e da logística. Esta atividade teve como principal objetivo celebrar a tradição musical das Janeiras, promovendo o convívio, a partilha cultural e a valorização da música junto da comunidade.
A atividade decorreu em dois turnos. No período da manhã, o grupo atuou na DGESTE, onde foi calorosamente recebido pelo Delegado Regional do Norte, Dr. José Mesquita, seguindo-se uma apresentação no Metro da Trindade, que contou com a atenção e o entusiasmo do público em geral que frequenta aquele espaço, incluindo muitos cidadãos estrangeiros. Durante a tarde, as atuações tiveram lugar na Câmara Municipal de Penafiel, onde o grupo foi recebido pelo Presidente da Câmara, Dr. Pedro Cepeda, e posteriormente na Rádio Clube de Penafiel.
Na Rádio Clube de Penafiel, o radialista António Brandão realizou a gravação de duas das cantigas apresentadas, que vieram posteriormente a ser transmitidas na rádio, permitindo assim levar esta tradição a um público ainda mais alargado.
Destaca-se o excelente desempenho dos alunos envolvidos, que demonstraram grande empenho, sentido de responsabilidade e qualidade musical ao longo de todas as atuações, tornando esta experiência extremamente enriquecedora e significativa para todos os participantes.
Um bem haja a todos os que tornaram possível a realização desta atividade.
O grupo de Educação Musical
|
|
|

Cantar as Janeiras é uma tradição que a Escola da Portela mantém viva, com o objetivo de desejar um bom ano à comunidade e reforçando nas crianças a importância de manter costumes que fazem parte da nossa identidade cultural.
" Aqui estamos nós, todos reunidos, cantando as janeiras aos nossos amigos.
Sem nenhum interesse e muita amizade, cantando as janeiras á sociedade."
|

Semana da Educação e Diversidade Cultural
24 A 31 DE JANEIRO
Dar visibilidade às diferenças culturais e ao respeito pelo outro no âmbito da promoção de valores de inclusão, interculturalidade e tolerância é uma dimensão importante no trabalho das comunidades educativas e do PNC. No próximo dia 24 de janeiro celebram-se precisamente o Dia Internacional da Educação e o Dia Mundial da Cultura Africana e Afrodescendente. Em 27 de janeiro está em foco a celebração do Dia Internacional em Memória das Vítimas implementado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Em 30 de janeiro celebra-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz. Com o objetivo de promover momentos de reflexão crítica com os jovens a propósito destas importantes temáticas, e evidenciar as múltiplas relações de Portugal com África, o PNC propõe o visionamento das obras Djon África, de Filipa Reis e João Miller Guerra, Batida de Lisboa, de Rita Maia e Vasco Viana, Com Quase Nada, de Carlos Barroco e Margarida Cardoso (dossiê pedagógico sobre o filme disponível na Coleção de Filmes do PNC) e Lugar em Parte Nenhuma, uma curta-metragem de animação de Bárbara Brandão e João Rodrigues. No dia 27 de janeiro, o PNC propõe o visionamento de uma longa-metragem de animação acabada de estrear no streaming do PNC: A Mais Preciosa Mercadoria, de Michel Hazanavicius, cujo enredo se foca, precisamente, na temática do Holocausto e na defesa sempre urgente dos direitos e dado Holocausto, e na defesa sempre urgente dos direitos e da dignidade humana. Para o dia 30 de janeiro, o filme proposto é A Sala dos Professores, de Ilker Çatak, uma longa-metragem em que a escola surge como um microcosmo de tensões psicológicas e sociais, bem como de dilemas éticos que envolvem toda a comunidade educativa: alunos, docentes e encarregados de educação.
Plano Nacional de Cinema
Cecília Espinho
|
|

Um dia cheio de cultura e descoberta! As turmas do 10.º ano da Escola Básica e Secundária de Pinheiro viveram, no dia 16 de janeiro, uma experiência inesquecível no auditório d’Os Plebeus Avintenses, em Avintes, Vila Nova de Gaia, onde assistiram à brilhante encenação da Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente. Uma oportunidade única para mergulhar no teatro vicentino e trazer a literatura à vida.
Após o espetáculo, o grupo seguiu para o centro comercial Cidade do Porto, onde aproveitou um merecido almoço e momentos de convívio.
A tarde terminou em grande no Planetário, com uma viagem pelo universo que despertou curiosidade, encantamento e muitas perguntas sobre o espaço.
Um dia completo, que juntou arte, conhecimento e boa disposição — exatamente como se aprende melhor!
Isabel Nunes
Vera Pinto
Andreia Rodrigues
|
|

Informa-se a Comunidade Escolar que no dia 2 de fevereiro, às 18:00 na escola sede do AE Pinheiro, realizar-se-á a cerimónia de entrega dos diplomas de Ensino Secundário relativos aos anos letivos 2023/2024 e 2024/2025.
|
|
|
|
|
|
|
Pág. 4 de 75 |