Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Mérito e excelência
Alunos do Agrupamento vencem concurso nacional e ganham viagem ao Brasil Versão para impressão

O Agrupamento de Escolas de Pinheiro participou, este ano letivo, nos projetos NEPSO- Escola de Opinião e Rato de Biblioteca, promovidos pela Fundação Vox Populi.
No dia 28 de junho de 2013, os alunos e professores envolvidos nos projetos, acompanhados pela Diretora do Agrupamento, dirigiram-se a Lisboa, para proceder à apresentação dos projetos aos restantes participantes.


O júri, liderado pelo Dr. Luís Queirós e Dra. Paula Queirós (Fundação Vox Populi), procedeu à entrega de prémios, sendo que à Escola Básica e Secundária de Pinheiro foi atribuído, no âmbito do programa Nepso, o Prémio de Melhor Trabalho, no valor de 2000€ para o projeto e 1000€ para o Agrupamento. Além da componente financeira foi atribuída uma viagem ao Brasil para 1 aluno e 1 professor envolvidos no desenvolvimento do nosso estudo, com o objetivo de participarem no congresso Anual do Instituto Paulo Montenegro - Congresso IBOPE UNESCO - que reúne educadores, estudantes e académicos de diversas partes do Brasil, da América Latina e da Europa, envolvidos no programa NEPSO.

Continuar...
 
Equipa do Agrupamento vence concurso nacional Versão para impressão

O Agrupamento de Escolas de Pinheiro é o representante português na 2.ª Competição de Posters do ISLP (International Statistical Literacy Project). A equipa, constituída pelas alunas Ana Beatriz Pinto, Ângela Leite e Beatriz Leite e coordenada pelo professor Vasco Ribeiro, apresentou a concurso um poster que o júri (Arsélio Martins, Jaime Carvalho e Silva, Margarida Abreu e Pedro Campos) premiou na categoria etária das concorrentes. As ilustrações do poster sintetetizam informação recolhida e tratada pela equipa na comunidade escolar relativa aos seus hábitos agrícolas.
Parabéns à equipa!

 
Docente portuguesa entre os vencedores da Campanha de Primavera eTwinning Versão para impressão

A Campanha de Primavera eTwinning 2013 teve como objetivo desafiar os professores a organizar sessões de informação que pudessem inspirar outros professores a aderirem ao eTwinning. No contexto dessa campanha, decorreu também um concurso de cartazes, com o objetivo de suscitar a curiosidade para o eTwinning.

A professora Alice Maia Neto, do Centro Escolar de Portela, Penafiel, foi a autora de um dos 3 cartazes vencedores deste concurso em que, no total, foram submetidos 488 posters, que receberam 56 307 votos. Foram igualmente registados 334 eventos de divulgação do eTwinning que tiveram lugar em 30 países e apresentaram o eTwinning a mais de 30 mil participantes.

Fonte: www.crie.min-edu.pt, em 28/5/2013.

Parabéns à professora Alice Maia.

 
Alunos nos primeiros lugares do «buddhi Challenge» Versão para impressão

A Escola Básica e Secundária de Pinheiro colocou cinco alunos nos primeiros vinte lugares na final nacional do concurso matemático buddhi Challenge, na categoria do 3.º ciclo do ensino básico.
O aluno Pedro Tiago Leal da Silva, do 8.º B, conseguiu obter a pontuação máxima neste concurso. O único aluno da escola que participou na categoria do ensino secundário, Pedro Afonso Roque Martins, encontra-se entre os 10 primeiros classificados a nível nacional.

 

Continuar...
 
DGIDC convida vencedora do 1.º prémio europeu eTwinning 2013 Versão para impressão

Nos dias 14, 15 e 16 de março, realizou-se em Lisboa a Conferência Anual eTwinning 2013. A professora Alice Maia, do 1.º ciclo do ensino básico, foi convidada pela DGIDC para participar nesta Conferência, por ser vencedora europeia na categoria dos 4 aos 11 anos, com o projeto "Friends Fur-ever".

Continuar...
 
EBS de Pinheiro apura alunos para o campeonato Nacional Megatleta Versão para impressão

Decorreu no passado dia 6 de março mais uma edição do evento Megatleta. A exemplo dos anos anteriores, a EBS de Pinheiro fez-se representar com uma equipa de 35 elementos nas disciplinas de velocidade, salto em comprimento, lançamento do peso e mil metros. Registo especial para os pódios obtidos.

  • Nos 1000 metros:
    • Andreia Azevedo, 10.º B, 3.ª classificada JUV;
    • Jorge Moreira, PA, 3.º classificado JUV;
    • Ana Rodrigues, 5.º C, 1.ª classificada INF A;
    • Luís Ferreira, 5.º C, 1.º classificado INF A;
  • No lançamento do peso:
    • Carina Azevedo, 8.º A, 1.ª classificado INIC
    • Carlos Gomes, 9.º E, 1.º classificado INIC.

Refira-se que, fruto da excelente prestação evidenciada, foram apurados para o Campeonato Nacional, a realizar em V. N.de Gaia, em 5 e 6 de abril, os alunos Ana Rodrigues e Luís Ferreira. Parabéns a todos os participantes e destaque positivo também para os alunos do Curso TAGD que, em colaboração com a Associação de Atletismo do Porto, foram os responsáveis pela organização e arbitragem das provas.

 
EBS de Pinheiro em destaque na grande festa do Corta-Mato Nacional 2013 Versão para impressão

A prova juntou no último sábado, dia 2 de março, em Coimbra, cerca de um milhar de alunos oriundos de todas as áreas educativas do país. Os jovens participantes disputaram os títulos nacionais escolares nos escalões de iniciados e juvenis, masculinos e femininos. Este ano, as provas escolares foram apadrinhadas pela campeã olímpica Fernanda Ribeiro e Mário Teixeira, o atleta conimbricense do Sporting que também já subiu ao pódio mais alto nacional nesta prova-rainha. A EBS de Pinheiro esteve representada pela equipa de iniciados masculinos, constituída pelos alunos Rúben Sousa, Miguel Pereira, Fernando Rodrigues, Paulo Freitas e Amílcar Pinto que subiram ao pódio com um honroso 2.º lugar por equipas.

 
EBS de Pinheiro alcança 5.º lugar em prova de dança Versão para impressão

No dia 2 de fevereiro, o grupo de alunos das Atividades Rítmicas e Expressivas (Dança) da nossa escola, deslocou-se à Escola Secundária de Lixa para o 1.º encontro no âmbito desta competição. Num universo de dezassete escolas, a EBS de Pinheiro alcançou o 5.º lugar, com um desempenho fantástico por parte dos nossos bailarinos.

Continuar...
 
1.º prémio europeu eTwinning 2013 Versão para impressão

A professora Alice Maia Neto, da Escola Básica da Portela, ganhou o 1.º prémio Europeu eTwinning 2013, com o projeto "Friends-fur-ever", na categoria etária dos 4 aos 11 anos.

A lista de premiados está aqui e a descrição do projeto aqui.

Muitos parabéns!

 
Agrupamento ganha títulos no corta-mato da CLDE Tâmega Versão para impressão

Realizou-se na Pista da Costilha, em Lousada, o Corta-Mato da CLDE Tâmega. A EBS de Pinheiro fez-se representar por uma comitiva de 65 alunos que escreveram uma página memorável na história das competições do Desporto Escolar. Para além de vários títulos individuais, destaque para os títulos colectivos alcançados pelos alunos dos escalões de Infantis A Femininos e Masculinos e em Iniciados Masculinos tendo estes últimos garantido o acesso ao Corta Mato Nacional que decorrerá em  Coimbra nos dias 1 e 2 de Março.

Um elogio aos alunos do Curso profissional TAGD pela forma como colaboraram na organização das provas e contribuíram para uma grande jornada desportiva. Por último uma referência às associações recreativas e desportivas das freguesias da área de influência do Agrupamento pelo contributo que continuam  a dar à dinamização e divulgação do Atletismo e em que militam um número considerável de alunos. Para quem gosta de atletismo, não percam na nossa escola, na próxima sexta dia 15 de Fevereiro, a competição Megatleta com competições de Velocidade, Salto em Comprimento e Lançamento do Peso.

Os professores de Educação Física

 
Prémio Estatístico Júnior 2012 para alunos da EBS de Pinheiro Versão para impressão

No final do ano letivo anterior, a escola Básica e Secundária de Pinheiro participou no projeto "Prémio Estatístico Júnior 2012", promovido pela Sociedade Portuguesa de Estatística, com o apoio da Porto Editora.
O trabalho apresentado, intitulado “As Redes Sociais”, foi elaborado pelos alunos Bruno Gomes, José António Cunha, Pedro Afonso Martins e Sara Soares, então da turma C, do 9.º ano de escolaridade. O projeto teve a orientação do professor Vasco Ribeiro, e a colaboração das professoras Mónica Pais e Erica Pinheiro.
O cartaz e portfólio dos alunos obteve o 2.º lugar na Categoria Ensino Básico, a nível nacional. A entrega de prémios decorreu no dia 29 de setembro, no Pólo da Foz do Douro da Universidade Católica, na sessão de encerramento do XX Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística, com a presença dos alunos, dos pais e da diretora do Agrupamento.

 


Pág. 2 de 3

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física