|
No dia 6 de maio de 2025, os alunos dos Cursos Profissionais tiveram a oportunidade de participar numa palestra enriquecedora dedicada às oportunidades e desafios no mercado de trabalho, promovida pelo CLDS 5G Sentir + Penafiel.
O evento contou com a presença de profissionais de renome, que partilharam as suas experiências e conselhos sobre o percurso profissional nas áreas do comércio, restauração e hotelaria.
A sessão começou com uma intervenção motivacional, destacando a importância de definir objetivos claros, manter o foco e ter resiliência para enfrentar os obstáculos. “O sucesso exige esforço, dedicação e capacidade de adaptação às mudanças”, frisou a Dra. Daniela Barbosa, Técnica do CLDS 5G Sentir + Penafiel, incentivando os alunos a refletirem sobre o que significa, para cada um, ter sucesso na sua vida profissional.
Entre os convidados, esteve Joana Ribeiro, Diretora de Relações Externas da Mercadona, (distrito do Porto), que explicou a estratégia de crescimento da empresa em Portugal e o seu modelo de negócio focado na satisfação do cliente, no bem-estar dos colaboradores e na promoção interna de talentos. Durante a apresentação, os alunos ficaram a conhecer as oportunidades de emprego e as competências valorizadas pela empresa, como o espírito de equipa, a comunicação eficaz e a capacidade de adaptação.
José Ribeiro, Diretor do Penafiel Park Hotel & Spa também marcou presença, partilhando a trajetória da unidade hoteleira e os desafios da hotelaria numa cidade não turística. “A chave está em adaptarmo-nos às necessidades dos clientes e criarmos experiências diferenciadoras”, afirmou, destacando ainda a importância de encontrar motivação no trabalho diário.
O evento foi concluído com uma sessão interativa, onde os alunos puderam esclarecer dúvidas e colocar questões aos convidados. A iniciativa foi amplamente elogiada pelos participantes, que consideraram a experiência inspiradora e esclarecedora, ajudando-os a preparar-se melhor para os desafios do mundo laboral.
A organização agradeceu a presença dos profissionais e reforçou o compromisso de continuar a proporcionar momentos de aprendizagem significativos, aproximando os alunos da realidade do mercado de trabalho.
Coordenação dos Cursos Profissionais
|
|

O concurso Desafios D`Arte resultou de uma parceria APEVT, FABER CASTELL/IBEREX e MUSEU da CARRIS.
Estes desafios contaram com movimentos artísticos e uma temática aglutinadora ´´ UM OLHAR SOBRE O LUGAR: Eu e o ambiente, a comunidade e o património, e privilegiaram os artistas plásticos de Street Art, Bordalo II e Banksy. Nas aulas de Educação Visual os alunos do 6ºA, 6ºB e 6ºD realizaram sessenta trabalhos, dos quais foram selecionados seis para a participação na 3ª Edição dos Desafios d`Arte 2025.
Alunos e Trabalhos selecionados:
- Guilherme Rafael Ferreira da Rocha - 6ºA- Título do Trabalho " Termas Street "
- Maria João Cunha dos Santos- 6ºA- Título do Trabalho " Ocean Street "
- Carlos Daniel da Rocha Ferreira- 6ºB- Título do Trabalho " Abraço a Bordalo II "
- Albertina Dala Ferreira- 6ºB- Título do Trabalho " Banksy Sameiro "
- Rita Moreira Ferreira- 6ºD- Título do Trabalho- " Art Lince "
- Gabriel Ferreira da Silva- 6ºD- Título do Trabalho- " Animal Street "
A Docente de Educação Visual
Cecília Espinho


|
|
|

Nos dias 31 de maio e 1 de junho, os nossos alunos do 5.º ao 12.º ano participaram, com grande entusiasmo e espírito solidário, na 59.ª campanha de recolha de alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome do Porto, no Intermarché das Termas de São Vicente.
Foi um fim de semana de dedicação, entreajuda e compromisso com a comunidade. O envolvimento de todos os que participaram demonstra, mais uma vez, que a solidariedade começa na escola e vai muito além das salas de aula.
Parabéns a todos os alunos e a todos os professores que se juntaram a esta causa tão importante!
|
|

No passado dia 11 de junho, as turmas do 6.º ano apresentaram, na escola, uma atividade dedicada ao estudo dos hábitos alimentares dos alunos da turma. A escola contou com a presença atenta de pais, encarregados de educação e nutricionistas da ULS Tâmega e Sousa.
Antes das apresentações, os alunos cantaram uma canção, ensaiada nas aulas de Educação Musical, alusiva à importância dos hábitos de higiene.
A iniciativa, enquadra-se num projeto, desenvolvido em domínio de articulação curricular, subordinado à temática da adoção de estilos de vida saudáveis.
A partir de um inquérito aplicado nas aulas de Ciências Naturais e do tratamento dos dados realizado nas aulas de Matemática, os alunos criaram os gráficos em Tecnologias da Informação e Comunicação, que apresentaram e analisaram. Na disciplina de História e Geografia de Portugal, os alunos construíram cartazes comparativos da alimentação praticada pelos grupos privilegiados e não privilegiados da sociedade portuguesa do século XIX.
As nutricionistas convidadas elogiaram a clareza das apresentações e destacaram a importância de articular os dados com a educação para a saúde. Deram sugestões relacionadas com escolhas alimentares mais saudáveis para os pequenos-almoços e lanches, e esclareceram as dúvidas colocadas pelos alunos.
Pais e professores mostraram-se orgulhosos do empenho e criatividade dos alunos. Foi uma manhã de partilha, aprendizagem e promoção de bons hábitos alimentares.
O projeto foi concluído com a realização de uma caminhada, organizada pelo docente de Educação Física, por zonas limítrofes à escola sede, no dia 13 de junho.

|
|