Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Alunos ganham prémio NEPSO Versão para impressão

EBS de Pinheiro vence Prémio "Melhor Proposta de Ação", referente ao Programa NEPSO 2011/2012, com o projeto "Uma Rede de Opiniões - O Uso das Redes Sociais"

No decurso do ano letivo que agora terminou, um grupo de 38 alunos pertencentes aos 7.º, 8.º, 9.º e 10.º anos de escolaridade colaboraram no programa “NEPSO 2011/2012”, criado e desenvolvido pela Fundação Vox Populi.

Este projeto tem o objetivo de promover a implementação de estudos de opinião, de forma a recolher informações acerca dos alunos, dos seus encarregados de educação ou mesmo da comunidade em que a escola está inserida, para que certos dados importantes, como hábitos, gostos e opiniões dos mesmos, sejam divulgados à população em geral.

Deste modo, durante este ano letivo, a equipa representativa da nossa escola, trabalhou no tema “O Uso das Redes Sociais”. Após seleção de todas as informações necessárias e após a implementação do questionário, os resultados foram tratados e analisados, e, através dos dados obtidos, foram elaborados um relatório e uma apresentação. Graças à qualidade do trabalho, a equipa da nossa escola foi nomeada para apresentar o seu trabalho em Lisboa, na Escola E.B. 2, 3 de Telheiras.

Assim, no dia 28 de Junho de 2012, o nosso grupo dirigiu-se a Lisboa, para procedermos à apresentação do nosso projeto aos outros participantes do programa NEPSO.

De manhã, todos os grupos, nomeados ou não, que compareceram em Lisboa, apresentaram os seus trabalhos e responderam a perguntas dos colegas de outras escolas. A nossa “banca” obteve bastante afluência, e era visível que as pessoas estavam interessadas, dado que nos questionavam acerca do nosso projeto e olhavam atentamente para a apresentação que estava a ser exibida e para os posters que se encontravam afixados. O nosso grupo também se ia dirigindo às outras “bancas”, para observarem como se tinha dado todo o processo nos restantes grupos presentes.

Após o almoço, os 8 grupos nomeados pelo júri procederam à apresentação mais pormenorizada dos respetivos projetos. Penso que todas as apresentações correram bem, e, relativamente à nossa, mais especificamente, acredito que decorreu como previsto, ou até melhor, pois penso que foi uma bela surpresa, o facto do público que estava a assistir aos trabalhos começar a cantar e a bater palmas quando o nosso vídeo com a música alusiva à temática da Estatística estava a passar. No final, a Dra. Paula Queirós, pertencente à Fundação Vox Populi, demonstrou que gostou bastante do que fizemos, transmitindo a ideia de que a música se poderia tornar no hino do projeto NEPSO e da própria Fundação.

A seguir à apresentação dos restantes trabalhos, o júri, composto pelo Dr. Luís Queirós e Dra. Paula Queirós (Fundação Vox Populi), Dra. Eulália Alexandre Ministério da Educação, Dra. Esperança Afonso (Marktest), e pelo  Dr. António José Teixeira (Diretor da SIC Noticias e presidente do júri), procedeu à entrega dos prémios, sendo que à nossa escola foi atribuído o Prémio de Melhor Proposta de Ação, no valor de 1000 €, que serão aplicados no nosso estudo de opinião.

Agora que a elaboração do projeto e a entrega dos prémios estão concluídos, iremos aplicar a proposta de ação escolhida no próximo ano letivo, onde planeamos também participar na próxima edição do Programa NEPSO.

Podemos concluir que este projeto possibilitou que todos os envolvidos, não só alunos, mas também professores, aprendessem factos sobre a Estatística e sobre os estudos de opinião, que eram desconhecidos até então. Deste modo, adquirimos conhecimentos importantes relacionados com esta temática e que, certamente, nos irão ser úteis em trabalhos futuros.

Pelos alunos do projeto NEPSO 2011/2012

 

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

DECO Jovem

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física

 

 

Newsletter