Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Departamento de Ciências Sociais e Humanas


Sinalização do Dia da Europa Versão para impressão

No âmbito da disciplina de Geografia e da sinalização do Dia da Europa, os alunos do 7.º ano de escolaridade foram convidados a elaborar cartazes relativos aos países membros da União Europeia, nomeadamente as suas particularidades físicas (localização, clima e relevo) e humanas (monumentos e personalidades de destaque, trajes típicos, gastronomia e costumes). O resultado final é fantástico, como podem ver nesta apresentação audiovisual, que é a compilação dos melhores trabalhos.

 
Slogans de Incentivo à Natalidade Versão para impressão

Os alunos do 8.º ano de escolaridade de Geografia estão atentos à demografia da Europa e de Portugal, em particular. Preocupados com o envelhecimento populacional e os seus reflexos na atual conjuntura económico-social, foram muito solicitos quando convidados a elaborar cartazes com slogans de incentivo à natalidade, na esperança de que o público adulto seja sensível a esta questão.

 
Comemorações do 25 de Abril Versão para impressão

Entre os dias 20 e 27 de abril, os professores de História, com a colaboração da professora Ana Querido, mantiveram viva a memória do 25 de Abril de 1974.
Para comemorar o evento histórico, os alunos pesquisaram, recolheram e divulgaram poemas de intervenção política de autores consagrados, elaboraram desdobráveis com informação relativa à revolução, fizeram cravos de papel crepe para distribuir simbolicamente por vários locais da escola e criaram cartazes de divulgação da atividade. Alguns alunos tiveram ainda oportunidade de distribuir materiais a colegas e professores vestidos a rigor com fardas militares da época.
A escola pôde contar com a visita do contador de histórias Tiago Santos, que deu uma palestra relativa ao tema, à qual assistiram várias turmas mostrando invulgar interesse e participação.

A escola realizou também uma exposição alusiva à Tortura na História. Os materiais relativos a esta exposição poderão ser divulgados a pedido.

 
Abril, mês da prevenção dos maus tratos na infância Versão para impressão

O Agrupamento de Escolas do Pinheiro juntou-se  a esta causa com a colaboração das turmas do 3º ciclo e promovida pela coordenadora da Educação para a Saúde. Eis algumas reflexões dos nossos jovens:

7.º A: «A violência pode não ser só física mas também psicológica (as pessoas sofrem em silêncio). Entre colegas de escola, por vezes, há bullying, que também é muito cruel. Podemos encontrar atos violentos em qualquer classe social (baixa, média ou alta) e, infelizmente, as crianças também são afetadas, o que não devia acontecer, pois elas são o presente mas também o futuro e deviam crescer com amor, respeito e carinho. Cabe a cada um de nós ajudar a evitar a violência.»

8.º B: «É bom haver um mês, um dia, um momento em que nos lembremos de crianças que estão a sofrer ou podem vir a sofrer de maus tratos. São crianças que tem os mesmos direitos, mas que alguém não permite que os usufruam. Merecem sentir-se bem, felizes e livres. Merecem todas uma infância feliz, sem sofrimento nem maus tratos. Façamos o possível para isso acontecer.»

 

 
Visita ao Teatro Sá da Bandeira, Clérigos e Cadeia da Relação Versão para impressão

No âmbito das disciplinas de Português, Geografia, Educação Visual e História, os alunos do 9.º ano de escolaridade deslocaram-se, no dia 18 de março de 2015, ao Teatro Sá da Bandeira, no Porto, onde assistiram à peça de teatro «Auto da Barca do Inferno». Visitaram igualmente a Igreja dos Clérigos, onde apreciaram arte Barroca e subiram os 240 degraus da Torre, o que lhes proporcionou uma vista deslumbrante sobre a cidade. Por fim, visitaram o Centro Português de Fotografia, sediado na antiga Cadeia da Relação.

 


Pág. 8 de 13

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

DECO Jovem

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física

 

 

Newsletter