|

Os alunos do 9.º ano participaram, no passado dia 30 de janeiro, numa visita de estudo ao Museu Militar do Porto e ao Observatório Meteorológico da Serra do Pilar - V. N. de Gaia, no âmbito das disciplinas de História e de Geografia.
O Museu Militar do Porto está instalado num edifício do século XIX onde aconteceram episódios que marcaram a história recente do país e ficaram na memória coletiva. Neste edifício funcionou, até 1974, uma delegação da PIDE - DGS. O Museu possui uma coleção, única no país, de vários milhares de “soldadinhos de chumbo”, provenientes de diversas fábricas europeias de miniaturas. Tem uma sala dedicada à Revolta de 31 de Janeiro de 1891 e coleções de armamento ligeiro, equipamentos, uniformes e artilharia pesada, abrangendo um período do século XVI a meados do século XX.
O Instituto Geofísico da Universidade do Porto, ou Observatório Meteorológico da Serra do Pilar, foi fundado em 1833 e anexado à Academia Politécnica do Porto em 1911, acumulando as funções de investigação e de ensino. O Instituto integra a Rede Meteorológica Nacional (estação 08546), para a qual fornece diariamente dados sobre temperatura do ar (termómetro seco e molhado), temperatura da relva, pressão, humidade, precipitação, velocidade do vento, nebulosidade e horas de insolação.

|
|
|

No âmbito das comemorações do Dia da Internet Mais Segura, celebrado a 11 de fevereiro de 2025, os alunos da Turma B dos 10.º, 11.º e 12.º anos estiveram envolvidos na criação de cartazes que alertam para as principais regras a ter em atenção ao navegar na internet. Este ano, o tema lançado pela Direção-Geral da Educação – “Juntos por uma Internet Melhor” – desafiou os alunos a refletirem sobre a importância de uma utilização responsável, segura e consciente do mundo digital. Os cartazes elaborados pelos alunos visam sensibilizar a comunidade escolar para as boas práticas online, como a proteção de dados pessoais, o combate à desinformação e a promoção do respeito nas redes sociais.
Parabéns aos nossos alunos pelo empenho e criatividade nesta iniciativa! Juntos, podemos tornar a internet um espaço mais seguro para todos.
 
|
|
DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES E RAPARIGAS NA CIÊNCIA
11 fevereiro
O Dia Internacional de Mulheres e Raparigas na Ciência, instituído a 11 de fevereiro pela Assembleia Geral das Nações Unidas, visa incentivar e promover o acesso de todas as raparigas e mulheres à formação e educação na área das ciências. São várias as mulheres que, ao longo de várias gerações, fizeram, e continuam a fazer, história no mundo da ciência, por exemplo, Mary Curie e Rosalind Franklin. Em Portugal existem igualmente muitas e valiosas mulheres dedicadas à ciência, um desses exemplos é Ana Pires, a primeira cientista astronauta portuguesa.
Estas Mulheres são exemplos de que a ciência está ao alcance de qualquer jovem e que as profissões não têm género.

|
|

De 7 a 14 de fevereiro, no átrio da cantina da escola, a comunidade escolar poderá explorar uma exposição dedicada ao Sistema Solar e à Estrutura Interna da Terra, com trabalhos realizados pelos alunos do 7.º ano, no âmbito das disciplinas de Físico-Química e Ciências Naturais.
Os modelos expostos, desenvolvidos com muita criatividade e empenho, traduzem de forma simples e envolvente conceitos fundamentais de Astronomia e Geologia, permitindo explorar o lugar da Terra no Sistema Solar e a sua estrutura interna.
Esta atividade é o reflexo do empenho e do talento dos nossos alunos, bem como do importante envolvimento dos Pais e Encarregados de Educação. A colaboração entre família e escola continua a ser essencial para o sucesso educativo.
Parabéns a todos os envolvidos por este excelente trabalho, que promete inspirar curiosidade científica e espírito de descoberta em toda a comunidade escolar!
 
|
|

No âmbito da Educação para a Saúde, a coordenadora, professora Lisa Taveira, promoveu um conjunto de sessões sobre “Gestão do Stress e Bem-Estar na Escola”, conduzidas pela enfermeira Eduarda Rocha. No dia 4 de fevereiro, a iniciativa foi também direcionada aos alunos dos Cursos Profissionais, proporcionando uma sessão interativa com foco em estratégias eficazes para lidar com a ansiedade e melhorar a qualidade de vida.
Durante a palestra, foram apresentadas técnicas práticas para minimizar os impactos do stress no dia a dia, como a expiração consciente, pausas ativas e a definição de objetivos realistas. A enfermeira Eduarda Rocha destacou a importância da respiração controlada como ferramenta essencial para o equilíbrio emocional, demonstrando exercícios simples que ajudam a reduzir a tensão.
Além disso, abordou a necessidade de uma alimentação equilibrada, prática regular de exercício físico e sono adequado, elementos fundamentais para a manutenção do bem-estar. Outro ponto enfatizado foi o impacto das relações interpessoais e a importância de um ambiente saudável para o rendimento académico e o bem-estar psicológico.
Os alunos também foram incentivados a procurar apoio quando necessário, com destaque para os recursos disponíveis na escola, como acompanhamento com profissionais de saúde.
A sessão foi bem recebida pelos participantes, que interagiram ativamente, partilhando experiências e dúvidas sobre o tema. No final, houve um momento descontraído de interação entre os presentes, reforçando o clima positivo da iniciativa.
Professora Adília Brito
|
|

Os alunos da nossa escola, no âmbito da Academia Junior eTwinning” (AJE), estão também a colaborar ativamente no projeto eTwinning "Bridge to European Values". Com grande criatividade e empenho, desenvolveram logos e slogans que refletem os valores europeus e a identidade do projeto.
Agora, esses trabalhos irão a votação juntamente com os logos e slogans criados pelos alunos das escolas parceiras da Irlanda, Turquia, França, Azerbaijão, Roménia e Croácia.
Que slogans inspiradores nasceram deste desafio! E que logos tão representativos criaram! O talento e a dedicação dos nossos alunos são, sem dúvida, um reflexo dos valores que este projeto pretende promover.
Divulgamos o nosso logótipo e o nosso slogan, vencedor a nível interno, que agora se encontra em votação internacional.

|
|

La Chandeleur é uma tradição francesa também conhecida por Fête des Chandelles, ligada à Luz que marca o fim dos dias escuros de inverno, trazendo esperança e prosperidade para a chegada da primavera. Tradicionalmente, esta festividade está associada à festa dos crepes. Por isso, o crepe é o sol que ilumina La Chandeleur: o formato circular e amarelado do crepe faz referência ao ciclo da vida e ao seu elemento principal, o sol! Os franceses costumam lembrar a tradição e comer um crepe doce no dia de La Chandeleur.
Assim, uma vez mais, o nosso Agrupamento vai assinalar esta festividade, este ano no dia 6 de fevereiro. Serão apresentados, pelos alunos dos Cursos Profissionais, deliciosos crepes, pretendendo-se, deste modo, recriar, em meio escolar, uma das célebres tradições francesas - La Chandeleur.
Venham provar os deliciosos crepes! Será uma manhã fantástica, pois tal como diz o ditado popular francês: comer um crepe neste dia trará felicidade para o ano inteiro!
Manger une crêpe à la Chandeleur, porte un an de Bonheur!
Descobre mais
|
|
|