|
A nossa escola irá participar no projeto PISA Based for Schools, uma iniciativa internacional que envolve vários países e mais de 150 escolas em Portugal.
O principal objetivo deste projeto é avaliar de que forma os alunos aplicam os conhecimentos e competências adquiridos ao longo da escolaridade em situações do quotidiano, permitindo às escolas identificar oportunidades de melhoria contínua.
Neste sentido, foram selecionados, aleatoriamente, pela Equipa Nacional PISA for Schools (IAVE), de entre todos os alunos com cerca de 15 anos, nascidos entre 1 de julho de 2009 e 31 de julho de 2010 ou nascidos entre 1 de julho de 2010 e 31 de julho de 2011, que frequentam a Escola/Agrupamento, 55 alunos/as que irão realizar o Teste PISA Based for Schools (PBTS) | IAVE.
Com o PISA Based for Schools, todos os selecionados, serão parte da mudança e construirão a escola onde querem crescer.
|
|
|

No Âmbito do Dia Municipal da Igualdade foi exibido às Turmas de 9°ano o filme 20.000 Espécies de Abelhas. Esta longa metragem é uma obra comovente e mergulha nas complexidades da identidade de gênero e da feminilidade através dos olhos de uma criança de 8 anos. Após o visionamento foi debatido o filme com os alunos e foram realizados trabalhos bidimensionais .
Coordenadora do Plano Nacional de Cinema
Cecília Espinho
|
|
O magusto é uma das tradições mais antigas do Norte do país, uma celebração simples, comunitária que tem resistido ao tempo. A escola Básica da Portela e os seus alunos, reviveram hoje dia 10 de novembro, esta tradição com alegria e companheirismo. Não faltaram castanhas, fogueira, sal, música e boa disposição.
|
|

Durante a semana de vinte a vinte e quatro de outubro, a equipa educativa do nono ano dinamizou uma atividade interdisciplinar em Domínios de Autonomia Curricular no âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, em articulação com a Biblioteca Escolar da Escola Básica e Secundária de Pinheiro, partindo de uma proposta apresentada pela Câmara Municipal de Penafiel.
Esta iniciativa, que articulou aprendizagens das várias disciplinas, teve como principais objetivos: interpretar situações relativas a todas e quaisquer formas de discriminação; reconhecer a (des)igualdade de género em diferentes contextos; refletir sobre o seu papel e dos seus pares na promoção e compromisso na defesa dos Direitos Humanos; contribuir para a construção identitária de grupos e comunidades através de obras cinematográficas e perceber criticamente factos sociais sobre a situação de grupos minoritários e em desvantagem social onde a dignidade da vida humana se encontra ameaçada.

Neste sentido, foram propostas aos alunos atividades diversificadas tais como: leitura de textos de várias tipologias sobre igualdade; elaboração de cartazes digitais e slogans bilingues para cartazes; produção de textos expositivos sobre a importância dos Media na promoção da Igualdade; jogo de cartas alusivo ao tema “Matemática e igualdade de género”; análise de alguns documentos (fotografias e documentários) sobre a temática; debate sobre o estatuto da mulher; ilustração de imagens / citações; visionamento e análise do filme “20000 espécies de abelhas”; partilha do vídeo “Ser diferente é normal”; simulação de uma corrida para cegos e realização de trabalhos de pesquisa em pares sobre uma personalidade defensora dos Direitos Humanos.

Os cartazes realizados pelos alunos foram expostos no átrio do pavilhão A, a par da divulgação de trabalhos, num sítio web criado pelos discentes, como forma de promover a sensibilização da comunidade escolar para a importância da igualdade, apelando à contribuição de todos para a construção de uma sociedade mais igualitária e para uma cidadania ativa como ferramenta privilegiada no combate à discriminação.
Este trabalho interdisciplinar, que integrou todas as áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, foi ao encontro do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Pinheiro, sensibilizando a comunidade para o contributo individual no desenvolvimento social e comunitário, bem como na promoção de relacionamentos saudáveis e do bem-estar pessoal.
Equipa Educativa do 9.º ano de Escolaridade
|
|

No dia 31 de outubro, a Sala de Restaurante-Bar transformou-se num autêntico cenário de Halloween para acolher o evento “Mistérios no Copo – Green Potion”, dinamizado pelos alunos dos cursos profissionais de Técnico/a de Restaurante-Bar, Técnico/a de Comércio e Técnico/a de Comunicação e Serviço Digital.
As turmas convidadas, 9.º A e 9.º C, viveram uma experiência única e divertida, onde a magia, o suspense e o humor se juntaram à prática profissional. Entre decorações assustadoras, encenações criativas e copos cheios de “poções” misteriosas, todos foram desafiados a provar a temida Green Potion — a bebida verde que só os mais corajosos ousaram experimentar!
Mais do que uma simples celebração do Halloween, a atividade foi um exemplo de trabalho colaborativo entre diferentes cursos, promovendo o espírito de equipa, a criatividade e o profissionalismo num ambiente descontraído, mas cheio de energia e imaginação.
Uma manhã inesquecível, onde a aprendizagem se misturou com a fantasia… e o resultado foi pura magia!
Coordenação Cursos Profissionais
|
|

No passado dia 23 de outubro recebemos na nossa escola a escritora homenageada pelo Festival Literário “Escritaria”, Maria do Rosário Pedreira.
Neste dia celebramos não apenas a escrita, mas uma voz que nos ensina a escutar. Uma voz singular da literatura portuguesa que, com a sua coragem e sensibilidade, marcou gerações. A sua obra atravessa géneros, tocando leitores com uma escrita delicada, intensa e profundamente humana.
Nesta atividade, a Biblioteca Escolar contou com a participação dos alunos das turmas 10ºA e 12ºA, que abrilhantaram o momento com leituras da escritora a par de outras inéditas, poemas elaborados pelos alunos, motivados e inspirados na obra da escritora.
Este momento de partilha e de festa literária, foi também agraciado com a Tuna de Pinheiro, que com a sua alegria e excelência vocal e musical, tornou este momento ainda mais especial.
É com muita alegria, que a Biblioteca Escolar parabeniza todos os intervenientes nesta atividade: professores, alunos e auxiliares. É assim que se cria uma escola viva, feliz, com alma. OBRIGADA!
|
|
|
|
|
|
|
Pág. 1 de 152 |