Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Projeto do Ensino do Xadrez na Escola- Alunos participam no Torneio Novum Canal Versão para impressão

Este projeto integra o Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso, que integra entre outras, a operação (Laboratórios de apoio ao ensino aprendizagem), resultante duma parceria entre a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Federação Portuguesa de Xadrez, o Município de Penafiel e os Agrupamentos de Escolas do Concelho.

Após se concluir a formação /capacitação dos docentes e apetrechamento material, a EBS de Pinheiro criou um grupo /equipa de Desporto Escolar na modalidade referida sob a orientação pedagógica do professor Bruno Ferreira, possibilitando a prática da mesma semanalmente. Em simultâneo inúmeras turmas, face às limitações das atividades a praticar, resultantes da pandemia, puderam usufruir de formação em Xadrez e mesma durante o confinamento através de plataformas específicas. O aumento de praticantes e o seu desempenho tem vindo a evoluir favoravelmente. Este fim-de-semana, decorreu o Torneio Novum Canal, permitindo juntar on line, a competir, crianças e jovens de inúmeras escolas sendo de registar que o Agrupamento de Escolas de Pinheiro fez-se representar pela primeira vez numa competição oficial de Xadrez, com mais de vinte alunos e que tão bem integraram a comunidade xadrezista local e regional. A adesão verificada, os resultados obtidos e o valor educativo da modalidade levam a convidar os alunos interessados a se associarem ao projeto no próximo período e a estarem atentos às informações sobre o desenvolvimento do mesmo.

O Grupo de Educação Física

Março 2021


 
Dia Internacional das Florestas Versão para impressão

As Nações Unidas aprovaram o dia 21 de março como o "Dia Internacional das Florestas". Nesta celebração, pretende-se contribuir para a consciencialização da importância de todos os tipos de espaços florestais. Neste contexto, a FAPAS - Associação Portuguesa para a Conservação da Biodiversidade, propõe-se celebrar esta data com as escolas, através do projeto: “Árvores Extraordinárias”.

A nossa escola aderiu ao projeto com a turma T12 da Escola Básica de Valpedre e com os 10.º e 11.º anos, turma B, da escola sede. Os alunos fotografaram/desenharam a sua árvore extraordinária, elaboraram um postal digital com um pequeno texto alusivo à data e partilharam nas redes sociais com a hashtag #ArvoresExtraordinarias. Esta atividade foi realizada no âmbito das disciplinas de Geografia A e Português. Todos os alunos estão de parabéns, pois o resultado final foi #extraordinario.

 
OPE - Orçamento Participativo de Escola Versão para impressão

Amanhã, dia 24, quarta feira, vota e faz-te ouvir! 

 

 
Regresso ao ensino presencial - educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico e avaliação externa dos alunos. Versão para impressão

Estimados Pais e Alunos

 

Leva-se ao conhecimento de todos que, de acordo com a estratégia gradual de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à pandemia da doença COVID-19, foi decido a retoma das atividades em regime presencial da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico no próximo dia 15 de março, segunda-feira.

Relembra-se, a todos, a obrigatoriedade de cumprimento do plano de contingência aprovado e em vigor neste Agrupamento de Escolas.

No mesmo Conselho de Ministros foram estabelecidas as medidas extraordinárias relativas a avaliação externa e conclusão de ciclos e níveis de ensino, destacando-se as seguintes informações:

  • O cancelamento das provas de aferição e das provas finais de ciclo do 9.º ano.
  • A conclusão do ensino secundário e o acesso ao ensino superior fazem-se exatamente nos mesmos termos do ano letivo passado. Ou seja:
    • Os alunos terminam o ensino secundário com a classificação interna, isto é, não fazem exames para conclusão e certificação;
    • Os alunos inscrevem-se e realizam apenas as provas de ingresso que pretendem.
  • Para continuar o diagnóstico de aprendizagens eventualmente perdidas, essencial para o planeamento de futuras medidas, realiza-se um estudo amostral, para o qual se prevê a utilização dos instrumentos de aferição nas datas previstas.
  • No caso do Ensino Profissional e Artístico, admite-se a realização de Provas de Aptidão Profissional e Artística à distância, em caso de necessidade, e a prática simulada.
 
E-Safety Versão para impressão

“O Dia Internacional da Internet Segura" celebra-se a 9 de fevereiro de 2021, com o tema "Juntos por uma Internet melhor". Este dia mundial da internet segura comemora-se todos os anos em fevereiro, com o objetivo de promover a utilização segura da internet por todas as pessoas, inclusive as crianças, que estão bastante expostas a riscos nesta rede mundial de comunicação. A iniciativa é da rede conjunta Insafe-INHOPE, a qual junta as organizações que desenvolvem a utilização consciente da Internet na União Europeia.” (Fonte: Calendarr.com)

Todos os anos, este dia, também conhecido como Safer Internet Day (SID), apresenta um tema diferente.

Durante a segunda semana de fevereiro decorreu a semana da internet segura, os alunos do 11ºB não ficaram indiferentes a este dia e realizaram cartazes que nos sensibilizam para uma melhor utilização da internet (cartazes estes que foram utilizados no projeto eTwinning “Writing Shortens the Distances).

 

 
Projeto eTwinning “Your Trash Travels” Versão para impressão

Luta contra os plásticos nos oceanos

 

Têm a noção que os plásticos que lançamos para os oceanos vêm de novo ter connosco?

Pois ... O plástico localizado nos oceanos decompõe-se paulatinamente em microfragmentos que são ingeridos pela fauna marinha, o que faz com que cheguem à nossa alimentação com consequências ainda desconhecidas para a saúde humana.

Numa perspetiva de sensibilizar a redução de lixo nos oceanos, fundamentalmente plásticos, os alunos do 11.°B da Escola Básica e Secundária de Pinheiro (Agrupamento de Escolas de Pinheiro), no projeto “Your Trash Travels”, realizaram um ThingLink que nos mostra a dimensão do problema e de que chegou o momento de repensarmos as nossas atitudes e fazer o possível para reverter esta situação.

No decorrer do TL aparecem itens que com um “touch” abre-nos a porta a informações pertinentes.

Os alunos realizaram, também, um flyer com informação científica que apela à necessidade urgente de sermos cidadãos responsáveis e ativos.

 
Quadro de Honra e de Mérito escolar - 2019-2020 Versão para impressão

A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal. É através dela

que a filha de um camponês se torna médica, que o filho de um mineiro

pode chegar a chefe de mina, que um filho de trabalhadores rurais pode

chegar a presidente de uma grande nação.

Nelson Mandela

A situação pandémica que vivemos não tem permitido realizar a Cerimónia Solene de Entrega de Diplomas de Quadro de Honra e de Mérito do ano escolar 2019/2020, cerimónia em que os alunos dos 1.º, 2.º, 3.º ciclos e Ensino Secundário, veriam reconhecidos e valorizados o mérito, a dedicação, o esforço no trabalho e no desempenho escolar e a formação para a cidadania.

Pela primeira vez, desde que foi instituída, esta cerimónia não poderá ser realizada na escola, em sessão aberta à comunidade escolar, tendo os laureados que ser distinguidos no seu espaço familiar, o seu porto de abrigo. Conto, pois, com todos os encarregados de educação para que, de forma simbólica, realizem esta homenagem em família, recordando que, por mérito próprio os/as vossos/as filhos/as alcançaram, no ano anterior, resultados académicos de excelência, dignos de serem relembrados e recompensados.

Mesmo ausentes, estaremos sempre convosco.

Que a Rosa Vermelha símbolo do amor que o Agrupamento de Escolas de Pinheiro coloca na arte de Educar, seja uma inspiração para nós adultos e para estas crianças e jovens. Sejamos competentes para formar seres humanos transformadores, capazes de não apenas viver, mas, principalmente, entender a vida e participar dela de forma intensa. Gente que, pelo saber, exerça a liberdade com responsabilidade e saiba defender os seus direitos; cidadãos de pleno direito.

Parabéns!

A diretora

Maria Luísa Barrosa Monteiro Coelho



 
Ano letivo - Nova calendarização Versão para impressão

Para consulta, a nova calendarização:

 


Pág. 7 de 111

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Escola eTwinning

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet