Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Pautas de avaliação final (9.º ano) Versão para impressão

Disponíveis aqui as pautas de avaliação final de 9.º ano.

 
Classificações de exames do ensino secundário (1.ª fase) Versão para impressão

Disponíveis aqui as classificações de exames do ensino secundário (1.ª fase).

 
Encontro de Jardins de Infância Versão para impressão

No dia 28 de junho realizou-se na Escola Sede de Agrupamento de Pinheiro o “X Encontro de Jardins de Infância “que teve o programa de atividades seguinte:

Foi um dia bem passado. As crianças de todos os jardins puderam conhecer o espaço para onde virão daqui a alguns anos e desenvolver várias e animadas atividades; todas elas estão de parabéns.

O Departamento do Pré-Escolar quer deixar aqui um agradecimento muito especial ao Professor João Paulo e à Professora Rosa Carvalho por toda a sua disponibilidade e ajuda na organização e montagem de todas as oficinas. Outro agradecimento, também ele especial e não menos importante, para todos os professores que contribuíram com a sua presença e o seu trabalho e proporcionando assim às crianças do pré-escolar experiências únicas e inesquecíveis. Obrigada por tudo e quem sabe se poderemos repetir algo do género para o próximo ano letivo?

Educadora Isaura Dias

 
Ação Social Escolar Versão para impressão

Chama-se a atenção dos encarregados de educação para o despacho n.º 5296/2017 que procede à alteração do despacho n.º 8452-A/2015, que regula as condições de aplicação das medidas de ação social escolar.

Esclarece-se que a comparticipação para a aquisição de novos manuais só pode ser efetuada depois de esgotado o recurso à bolsa de manuais escolares.

Do 1.º ao 4.º ano os manuais escolares serão entregues na Escola EBS e Pinheiro no início do mês de setembro.

 
Centro Qualifica de Pinheiro presente em reunião de Centros Qualifica da NUT II (Norte) Versão para impressão

Mais uma vez o Centro Qualifica de Pinheiro foi convidado para estar presente numa reunião de Centros Qualifica da NUT II (Norte).
Além do convite para estar presente, foi ,igualmente, convidado para divulgar numa apresentação sobre as “boas práticas” bem como apontar caminhos para o sucesso que tem tido na captação de novos adultos para a formação, quer interna quer externa e cujos resultados consistentes têm feito destacar este Centro .
Assim, esta intervenção, apresentada pelo Coordenador do Centro, procurou ser clara e concisa.
Focou a total autonomia delegada pela Direção do Agrupamento de Escolas de Pinheiro, sinónimo de confiança no trabalho realizado e proactivo na equipa do Centro Qualifica de Pinheiro, que permite agilizar muitas das questões internas de funcionamento, sendo muito mais rápida a ação e/ou reação aos múltiplos aspetos do trabalho.
Realçou as dificuldades do centro em captar adultos, devido à sua localização geográfica dentro do concelho de Penafiel, acrescida à insuficiência de transportes públicos durante o dia e a e ausência total dos mesmos durante a noite, o que leva a que o Centro Qualifica promova itinerâncias em múltiplos locais e concelhos, captando e motivando os adultos para o(s) processo(s) formativo(s).
As itinerâncias aparecem como resultado dos múltiplos protocolos de cooperação estabelecidos e que são realmente operacionalizados, havendo constantes contactos entre as entidades protocoladas para articular e desenvolver os compromissos acordados.
A individualidade do adulto, que se respeita ao máximo, bem como um bom relacionamento entre o adulto e cada elemento da equipa destacado para o acompanhar, permite manter o adulto inscrito, quase sempre, até ao final do processo adotado.
Os relatórios de acompanhamento do adulto a “meio” e “final” do processo, elaborado pelo Técnico de Reconhecimento e Validação de Competências (TORVC) bem como os Questionários de Qualidade/Satisfação, preenchidos pelo adulto, permitem à equipa do Centro Qualifica analisar e cruzar dados de modo a alterar e/ou melhorar o que é possível.
Terminou a sua intervenção dirigindo-se aos Exmos Srs. Secretários de Estado da Educação, Dr João Costa e do Emprego, Dr Miguel Cabrita, bem como ao Professor Gonçalo Xufre, Presidente do Conselho Diretivo da ANQEP, no sentido de os alertar e motivar para a resolução de situações cuja necessidade é premente e para reduzir algumas das dificuldades com que os Centros Qualifica se debatem.

Armando Silva
Coordenador CQ Pinheiro

 
O Agrupamento é campeão de futsal feminino Versão para impressão

A equipa de Futsal feminino sagrou-se, neste ano letivo, campeã de futsal da CLDE do Tâmega, no escalão de iniciados, depois de protagonizar exibições brilhantes, onde apenas averbou um empate, em 12 jogos, com 99 golos marcados e 13 sofridos. Na Fase Final conseguiu ser superior às equipas dos Agrupamentos de Escolas de Penafiel Sudeste, Cinfães e Lustosa, alcançando o tão esperado e merecido troféu e a passagem à fase inter- CLDE. Nesta fase, e frente à escola de Cucujães, obtiveram uma vitória por 1-0 e o apuramento para o Regional. Nos dias 16 e 17 de junho, no pavilhão das Travessas, em S.João da Madeira, disputou-se o Regional e as alunas da nossa escola obtiveram o 3.º lugar.
Também participaram na festa do Futebol Feminino, em Lousada, conseguindo o apuramento para a fase Nacional, que teve lugar nos dias 2 e 3 de junho, no Estádio Nacional do Jamor.

 
Badminton - fase final regional do escalão de iniciados Versão para impressão

Nos dias 16 e 17 de junho decorreu, em S. João da Madeira, a Fase Final Regional do escalão de Iniciados, no âmbito do Desporto Escolar, na modalidade de Badmínton.
Destaque-se que todo o evento teve subjacente o mais elevado espírito desportivo e sadia convivência entre todos os participantes.
Quanto a resultados, o Gabriel Lopes arrecadou um brilhante quarto posto, na variante de Singulares Homens. O Par Misto, constituído pela Rita Ferreira e o Gabriel Lopes, sagrou-se Campeão Regional. A próxima etapa, Fase Nacional, decorrerá em Lagoa (Algarve) nos dias 28, 29 e 30 de junho e 1 de julho.
Parabéns aos nossos “craques da raquete”!

 
Menção Honrosa no concurso "Uma Aventura... Literária 2017" Versão para impressão

Na sequência da participação dos alunos do 1º ano, da professora Alice Maia, da Escola Básica de Portela no concurso "Uma Aventura… Literária 2017", promovido pela Editorial Caminho, a aluna Mariana Vales foi distinguida com uma Menção Honrosa pelo trabalho apresentado, na modalidade de desenho.
Este concurso tem por base a leitura de uma das obras da coleção “Uma Aventura” da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, a partir de uma lista sugerida pelos seus promotores.
Para o concurso, o livro escolhido e explorado pela turma foi  "O Crocodilo Nini", obra recomendada pelo Plano Nacional de Leitura.
A aluna recebeu um Diploma de Participação e o livro ”Uma aventura no teatro”.
Mais um incentivo para continuarmos a fazer mais e melhores leitores!
Parabéns Mariana!

 

 


Pág. 2 de 81

Autenticação

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

Autonomia e melhoria

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

GIAE interno GIAE externo

Reservas de recursos

Gestão documental Plano Anual de Atividades

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

Notícias de blogues

CQP

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet