
2.º ano ao 7.º ano
8.º ano ao 12.º ano
De acordo com o Despacho Normativo n.º 4209-A/2022, de 11 de abril, o período normal de matrícula está definido com a seguinte calendarização:
- 2.º ano ao 7.º ano - 9 a 19 de julho
- 8.º ano ao 12.º ano - 17 de junho a 1 de julho
Há renovação automática pelas escolas de matrícula na transição no Pré-Escolar e para o 2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º e 11.º anos.
O pedido de matrícula deve ser efetuado preferencialmente via Internet, no Portal das Matrículas (portaldasmatriculas.edu.gov.pt), com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
Os encarregados de educação que não tenham os meios técnicos necessários para efetuar o pedido de matrícula via Internet, deverão dirigir-se à Escola Básica e Secundária de Pinheiro, sede do Agrupamento de Escolas.
aviso de matrículas 2022/2023 |
|

Informa-se todos os alunos e encarregados de educação que as avaliações referentes ao 3.º período do 5.º, 6.º, 7.º 8.º e 10.º ano já se encontram disponíveis no GIAE online. |

Tendo em conta o Programa Impulso Jovens STEAM, inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que prevê o reforço da promoção do ensino experimental das ciências e da cultura científica no ensino básico e secundário, através do reforço da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, foi lançado em outubro de 2021 o concurso para o alargamento da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola.
O Agrupamento de Escolas de Pinheiro candidatou-se a este alargamento com a proposta denominada “Instantes de Ciência”, tendo sido aprovada a 8 de fevereiro.
A equipa de professores que elaborou a proposta de candidatura, liderada pela Representante do Grupo Disciplinar 510 – Justina Vieira – encarou com entusiasmo a possibilidade de transformar este projeto numa oportunidade não só de melhorar a literacia científica da comunidade, bem como dar um carácter inovador à forma de como aprender ciência.
Este clube tem sede na Escola Básica e Secundária de Pinheiro e acompanha todo o percurso escolar dos alunos, desde que ingressam nas salas do pré-escolar das Escolas Básicas do Agrupamento, até ao 12º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias da escola sede. Promove-se, assim, o espírito do Agrupamento, a articulação vertical entre os vários ciclos de ensino e a literacia científica.
O Clube de Ciência Viva na Escola é um espaço vibrante de conhecimento e de partilha da paixão pela descoberta.
É com orgulho que assinalamos o primeiro caminho percorrido, ao serviço dos alunos e da comunidade escolar.
A Equipa do Clube Ciência Viva na Escola “Instantes de Ciência”.
|

Na aula de Educação Visual, foi proposto aos alunos das turmas D e E do 5.º ano, a realização de um póster para a participação no concurso nacional Poster Eco-Código. O póster contempla os temas base do Programa Eco-Escolas: água, resíduos, energia, alimentação saudável e sustentável, espaços exteriores e biodiversidade. O Eco-Código é uma declaração de objetivos traduzidos por ações concretas que todos os membros da escola devem seguir, corresponde a um dos elementos do programa Eco-escolas: o 7.º passo da metodologia proposta. |
Biodiversid’arte foi um projeto interdisciplinar desenvolvido durante o 3º período, pelos alunos do 8º ano de escolaridade, com o intuito de se desenvolverem atitudes e valores que contribuam para a promoção da biodiversidade na Terra, especialmente na vida dos Mares e Oceanos. Os alunos realizaram uma visita de estudo a Espinho, durante o mês de maio, para vivenciarem uma experiência de surf, conhecerem a arte xávega e aprofundarem os seus conhecimentos sobre as dinâmicas e características das ondas, das marés e do ecossistema dunar.
|
|
|
|
|
Pág. 5 de 122 |