Agrupamento de Escolas de Pinheiro

Aulas Jacques Delors Versão para impressão

'Nós, Clubistas do Clube Europeu de Pinheiro, no dia 20 de março, participámos, ativamente, nas "Aulas Jacques Delors", no Centro Jacques Delors, em Lisboa.

Foi um dia fantástico, porque diferente e nos fez perceber como a União Europeia, através das suas ações, nos pode auxiliar, quer a nível académico, quer a nível do nosso quotidiano. Aprendemos e refletimos, através da nossa participação em tertúlias e em quizzes, sobre o quão pertinente se torna o exercício da nossa cidadania ativa na União Europeia.

Um muito Obrigado aos nossos professores e ao Centro Jacques Delors por esta oportunidade de aprender diferente!'

Dia D, 9 de junho, Dia de Eleições Europeias!

Os Clubistas do Clube Europeu de Pinheiro

 
Censurados: a Música que Desafiou a Ditadura Versão para impressão

 

No âmbito das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril, foi apresentado, na nossa escola, no dia 20 de março, o espectáculo ”Censurados: a Música que Desafiou a Ditadura”.

Neste espectáculo, o intérprete Rui David, utiliza a sua paixão pela música para contar histórias sobre a resistência à censura durante os tempos da ditadura. Numa viagem pelo tempo, revela como os cantautores (José Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Luís Cília, Sérgio Godinho, entre outros) usavam as suas letras e músicas para transmitir mensagens de esperança, liberdade e resistência. Numa mistura de música ao vivo, gravações em vinil e projecções, Rui David partilha também histórias, experiências e testemunhos que nos desafiam a refletir sobre o valor da liberdade e do respeito pelos direitos humanos.

 
Cursos profissionais na BTL Versão para impressão

 

Os alunos dos Cursos Profissionais visitaram a Bolsa de Turismo de Lisboa, no dia 2 de março, tendo percorrido os quatro pavilhões da FIL representativos dos destinos internacionais, nacionais, municipais e hoteleiros. O Pavilhão 1, onde ficavam os stands do Turismo de Portugal, das Entidades Regionais de Turismo do Continente, da Madeira e dos Açores; o Pavilhão 2 com as comunidades intermunicipais e os municípios portugueses, a gastronomia, a animação turística e a BTL Cultural; o Pavilhão 3 com os expositores de alojamento, de equipamentos e serviços para hotelaria e o pavilhão 4, onde se encontravam os stands dos destinos internacionais e distribuição. Destaque, ainda, para a visita ao Espaço Formação + Emprego situado no Pavilhão Multiusos da BTL (entre os Pavilhões 2 e 3).

Ao longo da visita os alunos puderam desfrutar das diversas animações que decorriam na Feira bem como interagir com os representantes dos diversos stands presentes, compreendendo o papel que as apresentações e promoções dos produtos podem ter no “mercado de turismo”.

Adília Brito
Coordenadora Cursos Profissionais / Coordenadora da Equipa EQAVET
Agrupamento de Escolas de Pinheiro

 

 

 
Plano Nacional de Cinema - 5.º ano Versão para impressão

No âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de abril no Agrupamento de Escolas de Pinheiro e em colaboração com o Projeto - O cinema está à tua espera, do Plano Nacional de Cinema, os alunos das turmas de 5º ano vão assistir no Cineclube do Porto- Casa das Artes aos filmes de Animação: Salteadores, Estilhaços e Água Mole no dia 20 de Março.

As turmas visitarão também a exposição o Cantinho enquanto Conceito do Artista Plástico Rui Effe.

A Equipa do Plano Nacional de Cinema

 
Orçamento Participativo das Escolas Versão para impressão

 
50 anos do 25 de abril no Agrupamento de Escolas de Pinheiro - Cinema 6.º ano Versão para impressão

No âmbito da comemoração dos 50 anos do 25 de abril no Agrupamento de Escolas de Pinheiro e em colaboração com o Projeto O cinema está à tua espera, do Plano Nacional de Cinema, os alunos das turmas de 6º ano vão assistir ao filme Capitães de Abril da realizadora  Maria de Medeiros no dia 14 de Março das 8h às 12 h e 55m.

A Equipa do Plano Nacional de Cinema do Agrupamento de Pinheiro

 
Transportes Públicos Versão para impressão

Transportes Públicos

Substituição Obrigatória dos passes dos alunos.

De acordo com a informação enviada pela Autoridade de Transportes, CIM Tâmega e Sousa, e no seguimento da publicação da Portaria n.º 7-A/2024, de 5 de janeiro, que estabelece as condições de atribuição de passes gratuitos associados ao transporte público regular para jovens estudantes abrangidos pelas modalidades sub. 18+TP será substituído pelo passe sub. 18+TP, mediante a modalidade que lhe for conferida nos termos do artigo 3.º e artigo 5º da supracitada Portaria.

 

Passes da VALPI

A VALPI tem disponível uma plataforma digital à qual os encarregados de educação vão ter que aceder para requerer o novo passe do aluno. Aquando do preenchimento do requerimento, o encarregado de educação tem que ter na sua posse, o passe atual, ter acesso ao telemóvel e ao email. Vai necessitar do cartão de cidadão do aluno, da morada completa e dos dados do encarregado de educação (nome completo, contacto de email e telemóvel). Depois de preencher e submeter o requerimento, o encarregado de educação será contactado pela VALPI, através de email, para se dirigir à empresa para fazer o levantamento do novo cartão e efetuar o pagamento de 3,00€.

Para tratar de todo o processo deve aceder a este endereço da VALPI: https://www.valpibus.pt/pages/public/BusTitleRequisitionCard.aspx?reqtype=PESCMIGR.

 

Prazos: O requerimento deve ser preenchido, até ao dia 15 de março!

Nota importante: Os passes atuais serão cancelados a partir do dia 1 de abril e só conseguirão viajar, gratuitamente, os alunos que tiverem na sua posse o novo passe, daí a importância do cumprimento do prazo estabelecido.

 
'Pinheiro Bike Bus' - 29 de fevereiro Versão para impressão
A iniciativa “Pinheiro Bike Bus”, integrada no Projeto Educativo do agrupamento, abraçando o mote 'Uma escola que sonha, é uma escola que vive', está associada à 'Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2023/24' e ao 'Desporto Escolar Sobre Rodas' e lança o desafio à implementação de medidas de promoção do ciclismo nas escolas. Dia 29 de fevereiro realizou-se a segunda sessão deste projeto, o qual continuará a ser dinamizado na última quinta-feira de cada mês, contando com cerca de 60 alunos, pais e amigos da Comunidade Educativa. Irão fazer o percurso entre a casa e a escola, de bicicleta, acompanhados por professores e pela GNR, de forma a garantir a segurança. A partir do mês de maio, passará a ter uma periodicidade semanal. Foi mais um dia diferente na vida escolar destes alunos que, mesmo ficando na escola, puderam pedalar rumo a práticas sustentáveis de mobilidade e à (re)descoberta de 'velhos' hábitos de vida saudável. Ao longo do percurso, o apoio fez-se sentir pelas crianças dos Centros Escolares e pelos familiares nos trajetos Oldrões - Valpedre -Termas de S.Vicente e Canelas - Portela - Termas de S.Vicente.

Têm pedalada?

Venham participar no dia 21 de março.
 


Pág. 5 de 136

Contratação

Procedimentos concursais para contratação de escola.

DECO Jovem

Escola eTwinning

Escola Saudável

Selo Digital

Autonomia e melhoria

TEIP3

Programa TEIP3

Contrato de autonomia de escola

CQP

Serviços

Serviço de Psicologia e Orientação

Projetos

Reutilizar livros escolares

Encarregado de proteção de dados

Esmeralda Diegues Nascimento
rgpd.dsrn@dgeste.mec.pt
225 191 900
Rua António Carneiro, 98
4349-003 Porto


Ligações rápidas

Correio electrónico escolar

Reservas de recursos

GIAE onlineGestão documental

Plano Anual de Atividades Notícias de blogues

Biblioteca Escolar

Escola Virtual

 

Ligações externas

Eco-Escolas

eTwinning

Portal das Escolas

PTE

SeguraNet

Redes Sociais

AEPinheiro
AEPinheiro
Educação Física

 

 

Newsletter