|
|
No âmbito das comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril, o AEP de Pinheiro realizou, no passado dia 29 de abril, uma marcha, intitulada, "Marcha da Liberdade" (desfile de todos os alunos do AEP, professores, técnicos, assistentes administrativos e operacionais, pais e encarregados de educação) entre o Parque do Hotel das Termas e a EBS de Pinheiro que, com carros alegóricos, cartazes, faixas, canções e coreografias celebraram a Liberdade, a Democracia.
A chegada à escola desta tão participada marcha foi assinalada com o içar da bandeira da República Portuguesa ao som do Hino Nacional interpretado pela professora Teresa Tavares e pela inauguração da Praça da Liberdade, cuja cerimónia foi acompanhada pela atuação da Tuna de Pinheiro e pelo lançamento de papagaios de papel. Ao longo da tarde decorreu um almoço-convívio, tendo também sido interpretadas diversas danças e cantares. Os festejos encerraram com uma sessão de fogo de artifício.
Agradecemos a presença e participação do Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino Sousa, do Exmo. Sr. Vereador do Pelouro da Educação, Rodrigo Lopes, dos Exmos. Srs. Presidentes das Juntas de Termas de S. Vicente, José Soares; Eja, Maria Isabel Guedes Cunha; Canelas, António Teixeira; Sebolido, António Lopes; Rio Mau, Rui Pedro Ferreira; Valpedre, Pedro Teixeira e Oldrões, Pedro Cunha e de toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas de Pinheiro, nomeadamente alunos, docentes, não docentes e pais e encarregados de educação).
Um grande Bem-Haja a todos! Viva Abril! Viva a Democracia!
|
O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da histórica 'Declaração Schuman', que expôs a visão de Robert Schuman de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável uma guerra entre os países europeus. Considera-se que a atual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman.
Clube Europeu do Pinheiro |
Nos dias 22 e 26 de abril, os alunos do 9º ano de escolaridade participaram numa sessão sobre “Suporte Básico de Vida” ministrada por uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Entre-os-Rios. Esta atividade, promovida em parceria do PES com as professoras de Ciências Naturais, envolveu ativamente todos os alunos permitindo-lhes simular manobras de reanimação e mobilizar conhecimentos abordados acerca da Cadeia de Sobrevivência, de Suporte Básico de Vida, da Posição Lateral de Segurança e procedimentos para desobstrução da via aérea. Estes conhecimentos são ferramentas indispensáveis para o exercício de uma cidadania plena e ativa que podem fazer a diferença aumentando substancialmente a probabilidade de sobrevivência de uma vítima, quando iniciados nos primeiros minutos e antes da chegada do apoio especializado. |
No âmbito das Comemorações do 50º Aniversário do 25 de Abril, convida-se a comunidade educativa a assistir ao espetáculo teatral, "25 de Abril - a Liberdade dos Cravos", interpretado pelo Teatro de Valpedre.
Este espetáculo será apresentado no Salão Paroquial de Valpedre, no dia 3 de maio, pelas 21.15h.
|
Jesus Enrique Aranguren, aluno do 11.º A do nosso Agrupamento, recebeu uma Menção Honrosa na fase regional das Olimpíadas de Física, escalão B, que se realizou no último sábado, dia 20 de abril, no Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Para além de Enrique Aranguren, estiveram a representar o nosso Agrupamento, Inês Almeida e Tiago Moreira, que são também alunos do 11.º A. No evento, participaram cerca de 180 alunos de secundário de 60 escolas da zona norte litoral.
Nestas Olimpíadas, os jovens estudantes pré-universitários são convidados a demonstrar a sua preparação em Física em duas provas (uma teórica e uma experimental), cujos conhecimentos requeridos vão para além do programa do ensino secundário de Física. Os estudantes responderam a questões complexas sobre capacidade térmica mássica e aquecimento de água, o funcionamento de painéis fotovoltaicos e astrofísica. A professora acompanhante, Susana Vieira, salientou que os temas das questões exigiram muito domínio de tópicos de Física e capacidade de pensar de forma crítica e criativa.
|
|
|